Dia dos Avós: saiba como celebrar essa relação tão especial

Imagem de avós brincando com as netas

Carinho, boas risadas, comidas deliciosas, tardes de brincadeiras… Essas coisas certamente fazem você se lembrar de duas figuras muito importantes: os avós. Mas você sabia que existe um dia especial para homenagear essas pessoas? É o Dia dos Avós, tradicionalmente celebrado no dia 26 de julho.

O blog Modo Brincar sabe que não há nada melhor do que o colo e o amor dos avós. Por isso, trouxemos um conteúdo especial sobre a data dedicada a eles. Vamos explicar mais sobre a importância dessa relação tão especial e como comemorar esse dia dos vovôs e vovós. Confira!

Qual é a origem do Dia dos Avós?

O Dia dos Avós tem uma origem religiosa. Isso porque a data escolhida também é o dia que homenageia Sant’Ana e São Joaquim. O que torna esses santos tão especiais? Eles são os pais de Maria, mãe de Jesus, de acordo com a religião católica. 

Segundo a religião, Ana e Joaquim eram casados e queriam muito ter filhos. Porém, por 20 anos, eles não conseguiram. Joaquim então jejuou por 40 dias e 40 noites, esperando que Deus concedesse um filho a ele e sua esposa. Ana achou que o marido havia morrido e rezou por ele e por um filho.

Anjos apareceram e concederam o desejo do casal, que se tornaram pais de Maria. Por esse motivo, Sant’Ana é considerada a padroeira das avós e da educação, por ter educado a filha. Já Joaquim é o protetor dos avôs. Não é à toa que o Dia dos Avós é tão especial, não é mesmo?

A importância da relação entre avós e netos

Carinho nunca é demais, certo? Os avós são figuras importantes para o desenvolvimento emocional da criançada. Isso também funciona para os mais velhos. Um estudo da Boston College, nos Estados Unidos, concluiu que a relação saudável entre avós e netos diminui significativamente os sintomas depressivos em ambos. 

Outro ponto que prova a importância dos avós é a troca de conhecimentos e experiências. Da mesma forma que os pequenos podem aprender com as histórias e conversas com os mais velhos, os avós passam a entender melhor a geração futura e o mundo ao seu redor.

Os momentos especiais com o avô e a avó são a base para memórias que as crianças com certeza não irão esquecer. Por isso, é bacana inserir esses encontros na rotina, não só no Dia dos Avós. Essas figuras também podem ajudar os pais nas fases de crescimento dos pequenos.

Por fim, é também uma maneira de evitar o sedentarismo por parte da geração mais velha. Isso porque o avô e a avó passarão a se exercitar ao brincar com a criançada, algo muito positivo para essa fase, principalmente no sentido do desenvolvimento motor infantil.

Conheça 5 maneiras de celebrar o Dia dos Avós

Depois de conhecer mais sobre a importância dos avós para os netos e vice-versa, está na hora de programar um dia especial para homenageá-los. Confira cinco sugestões para celebrar a data:

1. Noite de jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro são uma ótima maneira de celebrar o Dia dos Avós. Você pode montar uma programação com jogos que a criançada goste ou apresentar alguns novos com a ajuda dos avós. Lembre-se sempre de checar a faixa etária do brinquedo, já que isso influencia nas habilidades necessárias para jogar.

2. Piquenique

O contato com a natureza é positivo tanto para os adultos quanto para a criançada. Por isso, que tal celebrar o Dia dos Avós com um piquenique ao ar livre? Parques e quintais são boas sugestões para esse momento. A dica de ouro é deixar que os pequenos decidam o cardápio junto com os avós.

3. Contação de histórias

Uma boa maneira de comemorar essa data especial é realizar uma contação de histórias. Os avós têm bons contos para passar para os netos, reforçando ainda mais a troca de conhecimentos dessa relação. É bacana revezar e deixar a criançada contar algumas histórias também ou ler alguma de um livro que goste. 

4. Montar uma árvore genealógica

A árvore genealógica é uma ótima maneira de mostrar aos pequenos um pouco mais sobre a história da família e seus antepassados. É também um trabalho manual que ajuda a estimular a criatividade dos pequenos, além dos movimentos com as mãos. Os avós podem trazer fotos, documentos e informações e contar histórias sobre cada um dos momentos.

5. Sessão de filmes

Nossa última sugestão de atividade para comemorar o Dia dos Avós é uma sessão de filmes. Os pequenos podem escolher alguns dos seus preferidos, e os avós, também. Assim, todos poderão conhecer mais sobre os gostos de cada geração. Uma dica é usar um projetor ou um lençol para fazer uma tela parecida com um cinema. Além, é claro, de preparar comidinhas como pipoca. 

Viu só? O Dia dos Avós é uma data muito especial e merece uma programação cheia de atividades bacanas. Aproveite que está por aqui e confira nosso conteúdo sobre o desenvolvimento emocional infantil e como ajudar nesse processo. No blog Modo Brincar, você conhece tudo do universo infantil.

Ver mais brinquedos incríveis

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

Imagem de uma criança fantasiada de Batman
0

Conheça a história do Coringa, o grande rival do Batman

Quem já assistiu filmes e desenhos ou leu alguma HQ sobre o Batman sabe que seu maior rival é o Coringa. Ele é um dos...
bonecos funko pop mais raros espalhados sobre mesa
0

10 Funko Pop mais raros do mundo

Se você curte colecionar brinquedos, com certeza já se perguntou quais são os Funko Pop mais raros do mundo. Feitos em vinil, os bonecos são...
criança descobrindo como jogar basquete enquanto arremesa bola na cesta
0

Como jogar basquete: dicas para iniciantes e os benefícios da prática na infância

De acordo com o levantamento realizado em 2019 pelo IBOPE Repucom, cerca de 40 milhões de brasileiros são fãs de basquete. Se você faz parte...
Imagem de criança correndo para abraçar a avó
1689

Entenda a importância dos avós para a infância

Quer entender qual é a importância dos avós na infância para uma criança? Então clique aqui agora mesmo e confira o conteúdo que preparamos!
mãe com os filhos brincando durante as férias de inverno
0

Férias de inverno: 10 brincadeiras divertidas para fazer em família

As férias de inverno estão chegando, e se você tá a fim de passar cada minuto ao lado de quem ama, nada melhor do que...
Imagem de avós brincando com as netas
0

Dia dos Avós: saiba como celebrar essa relação tão especial

Carinho, boas risadas, comidas deliciosas, tardes de brincadeiras… Essas coisas certamente fazem você se lembrar de duas figuras muito importantes: os avós. Mas você sabia...