Dicas para celebrar o Dia dos Avós em família!

5 MINUTOS DE LEITURA
1659
Imagem de avós brincando com as netas

Carinho, boas risadas, comidas deliciosas e tardes de brincadeiras remetem a duas figuras muito importantes: os avós. Você sabia que existe até uma data especial para homenageá-los? É o Dia dos Avós, tradicionalmente celebrado em 26 de julho.

O blog Modo Brincar sabe que não há nada melhor que o colo e o amor dos avós. Por isso, trouxe um conteúdo especial sobre a data dedicada a eles. Confira sobre a importância dessa relação tão especial e como comemorar esse dia em família!

Qual é a origem do Dia dos Avós?

Afinal, por que o Dia dos Avós acontece em 26 de julho? Com origem na igreja católica, a data foi escolhida em homenagem à Sant’Ana e ao São Joaquim, os pais de Maria, mãe de Jesus, segundo a Bíblia. 

Na religião, Ana e Joaquim eram casados e queriam muito ter filhos. Porém, por 20 anos, eles não conseguiram. Então, Joaquim jejuou por 40 dias e 40 noites, esperando que Deus concedesse um filho a ele e à esposa. Ana achou que o marido havia morrido e rezou por ele e por um filho.

Anjos apareceram e concederam o desejo do casal, que se tornou pai de Maria. Sant’Ana é considerada a padroeira das avós e da educação por criar a filha para um propósito único. Já Joaquim é protetor e principal símbolo do Dia do Avô

A importância da relação entre avós e netos

Sabendo qual é a data do Dia dos Avós, vale entender a real importância da relação dessas figuras com os netos. Um estudo realizado pela Boston College, nos Estados Unidos, concluiu que a relação saudável entre avós e netos diminui significativamente os sintomas depressivos em ambos, o que explica o papel deles no desenvolvimento emocional dos pequenos. 

Outro ponto que exalta a celebração do Dia da Vovó e do Vovô é a troca de conhecimentos e experiências dessas figuras com as crianças. Junto dos avôs, os pequenos podem aprender sobre o mundo e o cotidiano, por histórias e conversas, da mesma forma que os mais velhos entendem melhor a geração futura e as formas de ver o mundo. 

Os momentos especiais com o avô e a avó são a base para memórias que as crianças não esquecem. Por isso, é bacana inserir esses encontros na rotina, não só no Dia dos Avós. 

Isso também ajuda a evitar o sedentarismo por parte da geração mais velha. Assim, o avô e a avó se exercitam ao brincar com a criançada, algo muito positivo para essa fase, principalmente no sentido do desenvolvimento motor infantil.

Conheça 5 maneiras de celebrar o Dia dos Avós

Agora que você já sabe que dia é o Dia dos Avós e qual é a importância da relação deles com os netos, está na hora de se programar para homenageá-los. Confira cinco sugestões para celebrar a data! 

1. Noite de jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro são ótimas maneiras de celebrar o Dia dos Avós. Você pode montar uma programação com opções que a criançada goste ou apresentar novas alternativas com a ajuda dos avós. Lembre-se sempre de checar a faixa etária do brinquedo, já que isso influencia as habilidades necessárias para jogar.

2. Piquenique

O contato com a natureza é positivo tanto para os adultos quanto para a criançada. Por isso, que tal celebrar o Dia dos Avós com um piquenique ao ar livre? Parques e quintais são boas sugestões para esse momento. A dica de ouro é deixar que os pequenos decidam o cardápio junto dos avós.

3. Contação de histórias

Uma boa maneira de comemorar essa data especial é realizar uma contação de histórias. Os avós têm bons contos para passar para os netos, reforçando ainda mais a troca de conhecimentos dessa relação. É bacana revezar e deixar a criançada contar algumas histórias ou ler algum livro que goste também. 

4. Árvore genealógica

A árvore genealógica é uma ótima maneira de mostrar aos pequenos um pouco mais sobre a história da família e dos antepassados. Também é um trabalho manual que ajuda a despertar os dons artísticos, estimular a criatividade e colaborar com a coordenação motora fina. Os avós podem trazer fotos, documentos, informações e histórias sobre cada um.

5. Sessão de filmes

A última sugestão de atividade para comemorar o Dia dos Avós é fazer uma sessão de filmes. Os pequenos e os avós podem escolher os preferidos. Assim, todos conhecem mais sobre os gostos de cada geração. Vale usar um projetor ou um lençol para fazer uma tela parecida com a de um cinema, além de preparar comidinhas, como pipoca. 

#ModoBrincar: dicas incríveis para toda a família! 

O Dia dos Avós é uma data muito especial e merece uma programação cheia de atividades bacanas. Aqui, no blog #ModoBrincar, você pode garantir dicas incríveis para toda a família, com conteúdos exclusivos sobre desenvolvimento infantil, maternidade e muito mais. Aproveite! 

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *