Dia dos Pais: curiosidades e ideias para comemorar em família

5 MINUTOS DE LEITURA
533
Comemoração dia dos pais
Pai e filha almoçam fora no Dia dos Pais

O Dia dos Pais é uma data megaespecial comemorada em todo o mundo. Seu objetivo é homenagear a figura paterna, destacando o papel importantíssimo dessas pessoas no desenvolvimento dos filhos. 

No Brasil, a data é marcada por reencontros, churrascos em família e muita diversão. Mas você já se perguntou como essa comemoração surgiu e qual é a razão para a sua popularidade? Que tal ficar por dentro dos detalhes e garantir dicas de como celebrar a data? Vem com a gente e confira! 

Qual é a origem do Dia dos Pais? 

Você sabia que a comemoração do Dia dos Pais teve origem nos Estados Unidos? Durante o ano de 1909, com intuito de homenagear seu pai, ex-combatente da Guerra Civil Americana e pai solo de 6 filhos, Sonora Luise Smart Dood criou uma petição que determinava a criação da data, com o objetivo de fortalecer os laços familiares

Dessa forma, obteve apoio de uma entidade de jovens cristãos de sua cidade e enviou sua solicitação à Associação Ministerial de Spokane, em Washington. Assim, fez com que o primeiro Dia dos Pais acontecesse no aniversário de seu pai, em 19 de junho de 1910.

Após a primeira comemoração, a data difundiu-se por todo o estado de Washington e, em seguida, pelos Estados Unidos. Desde então, o Father’s Day (Dia dos Pais) é celebrado todo terceiro domingo do mês de junho, foi oficializado em território estadunidense no ano de 1966 e se tornou feriado nacional permanente em 1972.

No Brasil

Já no Brasil, a homenagem de Dia dos Pais surgiu no início dos anos de 1950, mas precisamente em 1953. Diferentemente do que aconteceu nos Estados Unidos, a data tinha um viés mais comercial e foi idealizada pelo publicitário Sylvio Bhering, na época diretor do jornal O Globo e da rádio homônima. O objetivo da comemoração era celebrar a paternidade e, consequentemente, alavancar as vendas no país.

A primeira comemoração aconteceu no dia 16 de agosto de 1953, data que coincidia com o Dia de São Joaquim. Segundo a Bíblia, ele era pai de Maria e avô de Jesus Cristo. Entretanto, nos anos seguintes, migrou para o segundo domingo do mês, permanecendo assim até hoje. 

pais e filha sentados no sofá assistindo filme durante as comemorações do dia dos pais

6 ideias criativas para comemorar o Dia dos Pais em família

Gostou das curiosidades? Que tal aproveitar o assunto e conferir algumas atividades para o Dia dos Pais? Vem com a gente e descubra como comemorá-lo com muita diversão em família! 

1. Café da manhã especial

Para começar as comemorações, nada melhor do que preparar um caprichado café da manhã para o Dia dos Pais. Monte a mesa com as comidas e bebidas preferidas do papai. Aproveite também para escrever um bilhetinho de bom dia e expresse a importância dele em sua vida. 

2. Piquenique

Se a ideia é montar uma programação diferente, uma boa sugestão é fazer um piquenique ao ar livre. Monte uma cesta com os snacks e bebidas, opte por um espaço bem verde, com sombra para esticar a toalha, e se acomode. Não esqueça dos jogos e brinquedos, como bola, patins, bicicletas, etc. 

3. Cinema em casa

Além das ideias de passeios com o papai, também é possível preparar uma comemoração especial dentro de casa, como um cineminha em família. Para isso, é só reunir todos no sofá, preparar a pipoca e as bebidas e escolher o filme. 

Entre as opções, a dica é apostar em longas mais familiares, que tratem da relação entre pais e filhos, como O Rei Leão (1994), Procurando Nemo (2003), Treinando o Papai (2007) e Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica (2020).

4. Tarde de jogos

Organizar uma tarde de jogos também é uma excelente opção para comemorar o Dia dos Pais em família. Prepare o espaço com puffs, cadeiras e poltronas para que todos se acomodem. Não esqueça dos aperitivos para complementar a diversão e de separar os jogos! 

Na hora de escolher os passatempos, opte por aqueles que permitam a participação de todos da família. Entre as opções, os clássicos, como Jenga e Monopoly, são sempre uma boa pedida! 

5. Reviver brincadeiras do passado

Normalmente, os passatempos da época de nossos pais são bem diferentes dos nossos, né?! Então, que tal aproveitar a comemoração para aprender as brincadeiras que os animavam? Peça para que o papai da casa reviva o passado e ensine a todos os jogos que gostava. Isso vai render boas risadas e, com certeza, todos vão se divertir! 

6. Cozinhar juntos

Outra boa ideia é prepararem juntos a comida favorita da família. É só fazer a lista dos ingredientes com antecedência e, no dia, todos se reunirem na cozinha para uma grande farra. Caso preparar o prato do início seja muito complicado, não tem problema: compre ingredientes semiprontos para que vocês só finalizem.

Independentemente da atividade que escolherem para a comemoração do Dia dos Pais, o importante é que todos aproveitem, estreitem os laços e colecionem boas memórias. Ah, e para eternizar tudo, não se esqueça de fazer um vídeo ou fotos da comemoração! 

Ative seu #ModoBrincar e aproveite!

E aí, se interessou e já sabe como vai comemorar o Dia dos Pais este ano? Então, que tal ativar seu #ModoBrincar e garantir mais dicas incríveis? Explore nosso blog e aproveite!

Ver mais brinquedos incríveis

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

brincadeiras legais|brincadeiras legais
29969

10 brincadeiras legais para fazer em casa

Quer algumas dicas de brincadeiras legais para fazer em família? Leia o nosso post agora mesmo e confira 10 sugestões divertidas!
Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4

Quem é apaixonado pelo mundo dos games certamente conhece o PlayStation. Esse console é um dos mais famosos para quem ama jogar, por isso está...
Imagem de duas crianças jogando xadrez
1326

Jogo de xadrez para crianças: conheça os benefícios e como incentivar os pequenos a jogar 

Depois da estreia de O Gambito da Rainha, na Netflix, muita gente voltou a se interessar pelo xadrez e viu quão divertido e emocionante é...
três crianças sentadas no chão da sala segurando controle jogando os melhor jogos do xbox one
0

Confira uma lista com os 6 melhores jogos do Xbox One

O mundo dos games é uma verdadeira paixão para todas as idades. Os gráficos incríveis e as histórias fantásticas tornam essa atividade muito divertida para...
lenda do saci|lenda do saci
3165

Conheça a lenda do Saci e o que as crianças podem aprender com ela

A lenda do Saci traz muitos ensinamentos. Por isso é interessante valorizá-la e contá-las às crianças. Em nosso post, falamos sobre o assunto. Confira!
pai e filho jogando bola em quadra representando os jogos para pai e filho
0

Jogos para pai e filho: 8 brincadeiras para se divertir!

Quer estreitar os laços com seu pequeno e não sabe como começar? Que tal programar um dia inteirinho com jogos para pai e filho? Assim,...