O Dia Internacional da Família é comemorado em 15 de maio e foi criado em uma Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993. O objetivo de instituir uma data dedicada à família é criar planos que fortaleçam esse vínculo, que, além de construir relações afetivas fundamentais, influencia como os indivíduos se relacionam em sociedade.
Pensando nisso, a Ri Happy separou dicas de brincadeiras que possuem a família como base, incentivando o diálogo, a interação social e o relacionamento afetivo, além de desenvolver habilidades infantis. Confira como aproveitar a data com pais, tios, filhos e avós para curtir esse momento especial.
Construa uma árvore genealógica
Saber a própria origem pode fortalecer os laços familiares e incentivar a compreensão do papel de cada integrante na estrutura familiar. Para as crianças, é uma forma de traduzir o sentimento de pertencimento.
O Dia Internacional da Família é uma ótima oportunidade para fazer essa atividade. O exercício também funciona muito bem para professores que estão em busca de ideais de o que fazer com os pequenos para celebrar o Dia da Família na Educação Infantil.
A primeira dica para realizar essa atividade com os mais novos é procurar informações sobre a família. Se você é o pai ou a mãe do pequeno, que tal criar um momento junto aos avós ou aos parentes mais velhos para essa investigação? Documentos e fotos podem ajudar.
Depois disso, vale construir o próprio diagrama para montar a árvore. Ele pode ser desenvolvido no Word, na cartolina, em um mural, no isopor e muito mais. Aproveite para praticar as habilidades artísticas de cada criança!
Faça desenhos da família
Desenhar e colorir são outras atividades para fazer no dia 15 de maio, envolvendo habilidades motoras e incentivando a percepção do ambiente nas crianças. Nesse caso, a ideia é que a criança desenvolva um desenho do significado de família para ela. Pode ser feito na folha sulfite.
Para ficar ainda mais divertido, experimente fazer dobraduras no papel que “imitem” uma casa com as portas se abrindo. Basta dobrar a lateral da folha ao meio dos dois lados.
Experimente criar um mural de fotos
Quem não adora ver fotos de bebês fofos, não é mesmo? Isso não podia faltar para um feliz Dia da Família. Aproveite para matar a saudade das crianças pequenas construindo um mural de fotos. Uma sugestão é tornar o objeto um artigo handmade decorativo para a casa.
Apostamos que as crianças vão adorar ver fotos dos adultos quando tinham a idade delas. Caso você seja o pai ou a mãe, adicione suas próprias fotos de quando era criança e incentive os pequenos a descobrirem quem é a pessoa na fotografia, perguntando se parece com eles mesmos.
Monte um mural de valores familiares
Fortalecer os valores familiares auxilia as crianças no aprendizado como indivíduos sociais. Isso também influencia a formação dos valores morais e o caráter que elas virão a desenvolver. Por isso, reforçar esses conceitos é sempre algo fundamental na formação infantil.
Experimente construir uma nuvem de palavras, como “respeito ao próximo”, “gentileza”, “bondade”, “generosidade” e demais valores que considerar relevantes. Outra sugestão é criar um móbile com as palavras e pendurar no quarto dos pequenos.
Promova uma contação de histórias
Ouvir os mais velhos é uma ótima oportunidade para o aprendizado infantil. Por isso, que tal organizar um momento para a contação de histórias? Esse encontro pode criar um maior vínculo entre netos e avós.
Experimente criar uma tarde com petiscos na própria casa dos avós para tornar o ambiente agradável para a criança. Sugira perguntas e a participação dela na conversa para promover autonomia e interesse no assunto. Nesse momento, é possível convidar tios e primos para participar.
Finalize o dia com uma refeição especial
Depois das atividades, uma boa dica é incentivar a criança a contar como foi o dia e o que ela aprendeu no Dia Internacional da Família. Compartilhe seus sentimentos e suas experiências também. Assim, a criança se sente em um ambiente acolhedor para expressar a opinião.
Isso fica ainda melhor se for em uma refeição com todos da família à mesa. Pode ser em um local aberto, como um piquenique no parque, na lanchonete favorita da criança ou em um jantar em casa. Melhor ainda se ela auxiliar no preparo dos pratos ou na escolha do local. Agora, é só curtir um final feliz do Dia da Família em 2022.
Agora que aprendeu que dia é o Dia da Família, organize-se em casa para realizar brincadeiras todos os anos, conforme o desenvolvimento infantil de cada idade.
Conte com a Ri Happy na jornada!
Educar os filhos é uma supermissão, a gente sabe. Por isso, estamos sempre a postos para trazer conteúdos que auxiliem você nesse processo. Aproveite para ler nosso conteúdo sobre inteligência emocional infantil e como ajudar a criança a desenvolvê-la.