Dia Mundial do Chocolate: origem, filmes e receitas para celebrar

4 MINUTOS DE LEITURA
33

Você sabia que existe o Dia Mundial do Chocolate? Embora pareça recente, a origem da data vem de séculos atrás. Vale saber mais sobre ela no artigo de hoje para aproveitar com as crianças. Boa leitura!

Conheça a origem do Dia Mundial do Chocolate

7 de julho é Dia Mundial do Chocolate, mas qual é a origem da celebração? No século XV, o derivado do cacau chegou ao continente europeu e encantou a nobreza. Antes, o produto era consumido apenas pelos povos astecas e maias, mas se tornou símbolo de status para a aristocracia europeia.

O produto ficou conhecido como “ouro negro”, representando poder e riqueza por bastante tempo. Ele só se popularizou na Europa após a Revolução Industrial. Ainda levou algum tempo para as sementes do cacau chegarem ao Brasil.

Em 1746, elas foram introduzidas à Bahia e rapidamente prosperaram, graças ao solo e ao clima favorável da região. O estado ensinou ao país como se faz o chocolate. O doce virou paixão nacional, dominando as prateleiras de lojas e supermercados.

Capitais do chocolate no Brasil

Podem até existir controvérsias sobre qual é o melhor chocolate do mundo. Porém, no Brasil, duas cidades possuem forte ligação com o doce, atraindo visitantes apaixonados por ele: Gramado e Canela, ambas no Rio Grande do Sul.

Além dos pontos turísticos que fazem parte dos roteiros dos viajantes, elas têm várias fábricas que podem ser visitadas para degustar do doce feito de maneira artesanal. Essa é uma ótima maneira de celebrar o Dia do Chocolate, concorda?

dia mundial do chocolate interna

Confira dois filmes para comemorar a data

Para deixar o cinema em casa ainda mais divertido no Dia Mundial do Chocolate, você pode fazer uma decoração especial na sala, criar um convite e adicionar guloseimas ao cardápio. Confira as sugestões de filmes a seguir.

A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005)

A primeira sugestão é o remake protagonizado por Johnny Depp. Ele interpreta o excêntrico Willy Wonka, dono da maior fábrica de doces do planeta.

Após fechar as portas da empresa por décadas, Willy Wonka está disposto a deixar cinco crianças passarem um dia inteiro ali. Elas só precisam encontrar um dos bilhetes dourados.

Charlie Bucket é uma das cinco crianças sortudas. A partir da visita guiada pela fábrica, ele vive várias aventuras e encontra personagens marcantes, como os Oompa-Loompas.

Wonka (2023)

Wonka é outro filme ideal para comemorar o Dia Mundial do Chocolate mais vezes ao longo do ano. O longa apresenta a trajetória de Willy Wonka até criar a maior fábrica de doces do planeta.

Com Timothée Chalamet no papel principal do jovem Willy Wonka, o filme passa a mensagem de que os sonhos podem ser as portas de entrada para as melhores coisas da vida, mesmo que pareçam impossíveis.

Prepare receitas com as crianças

Você pode garantir mais momentos especiais com os pequenos ao comemorar a data. Que tal juntar a turminha e brincar de cozinhar? A atividade pode trazer vários benefícios para o desenvolvimento emocional e o vínculo da família.

Você também pode cozinhar de verdade com as crianças! Existem várias receitinhas simples, mas que tornam o momento especial e muito saboroso.

Pipoca-doce

A receita leva meia xícara de milho de pipoca, duas colheres de sopa de óleo e cem gramas de chocolate ao leite ou meio-amargo. Para o preparo, você deve aquecer o óleo em fogo médio-alto, adicionar o milho, cobrir a panela e esperar os grãos estourarem. Depois, basta derreter o doce, despejar sobre a pipoca e misturar.

Brigadeiro

Para essa receita, separe duas colheres de sopa de margarina, três de chocolate em pó ou achocolatado e uma lata de leite condensado. Misture tudo em uma panela em fogo baixo, mexendo sem parar por oito minutos ou até o conteúdo soltar do fundo da panela.

Mousse

A última indicação da lista é superprática: basta uma barra do doce meio-amargo e duas latas de creme de leite. Derreta o produto no micro-ondas ou em banho-maria, misture com o creme de leite e bata na batedeira até ficar aerado. Em seguida, guarde o conteúdo na geladeira por quatro horas.

Com o #ModoBrincar, a diversão está garantida o ano todo

Gostou das dicas para o Dia Mundial do Chocolate? Não faltam opções para comemorar a data. Aproveite e confira os melhores jogos de tabuleiro para brincar com a criançada.

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *