Conheça o Dia Mundial do Meio Ambiente e como as crianças podem aproveitá-lo

5 MINUTOS DE LEITURA
958
Criança com muda de planta na mão

Você sabia que o Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em 5 de junho? Essa data é muito importante para a sociedade, já que incentiva a conscientização sobre os cuidados com a natureza e colabora para a criação de ações governamentais de proteção ao meio ambiente. 

Esse evento também é a oportunidade ideal para explicar sobre a pauta ambiental para as crianças: por que 5 de junho foi escolhido como o Dia Mundial do Meio Ambiente? Como o aprendizado sobre ele pode ajudar? O que é possível fazer? Confira as respostas para essas e mais dúvidas no conteúdo especial que o blog Modo Brincar preparou. 

Como o Dia Mundial do Meio Ambiente surgiu?

Em 5 de junho de 1972, a Assembleia Geral das Nações Unidas criou o Dia Mundial do Meio Ambiente. Esse processo ficou conhecido como a abertura da Conferência de Estocolmo, que reuniu 113 países e 250 organizações não governamentais. 

Durante esse evento, a Organização das Nações Unidas também criou o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e a Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente. O segundo documento tornou-se importante porque apresentou princípios que visam à preservação dos recursos naturais.

Por que essa data é tão importante?

Mesmo sabendo qual é o Dia do Meio Ambiente e a origem dele, você deve se perguntar qual é a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente. Em primeiro lugar, essa é uma forma de conscientizar as pessoas, principalmente a nova geração, sobre os impactos das ações humanas na natureza.

Além disso, é um método para relembrar os governantes espalhados pelo mundo de que o meio ambiente é importante para o passado, o presente e o futuro. Por meio disso, é possível encontrar soluções para preservar a natureza.

Como o Dia Mundial do Meio Ambiente funciona?

Apesar do Dia do Meio Ambiente ter sido criado em 1972, a primeira comemoração aconteceu apenas em 1974. A cada ano, as nações reúnem-se para discutir uma temática e propor soluções visando à preservação da natureza. Alguns tópicos foram a camada de ozônio, a água e o derretimento das geleiras.

É importante que todos tenham em mente que não são só governos e empresas que devem agir em prol da preservação ambiental. Com ações simples, é possível contribuir para um futuro melhor tanto para os adultos quanto para os pequenos.

Crianças cuidando de jardim

Brasil

Em 1981, foi estabelecida a Semana Nacional do Meio Ambiente no Brasil. Ela acontece na primeira semana de junho, junto ao Dia Mundial do Meio Ambiente, sendo uma importante aliada na luta e na conscientização pela preservação ambiental.

O Brasil ainda possui outras datas importantes para a preservação da natureza: o Dia Nacional da Educação Ambiental, em 3 de junho, e o Dia Nacional da Reciclagem, em 5 de junho. 

Essas datas nacionais podem ser vistas como oportunidades de incentivar atitudes de preservação e sustentabilidade nas crianças. Para saber como iniciar esse processo de aprendizagem, confira as dicas a seguir.

Como as crianças podem entender sobre a preservação do meio ambiente?

Conscientizar as futuras gerações é muito importante para as mudanças acontecerem. Então, que tal ensinar os pequenos sobre preservação do meio ambiente e sustentabilidade? Existem várias maneiras de incentivar esse aprendizado.

Montar uma horta ou um jardim

Não há melhor maneira de ensinar os pequenos que colocando a mão na massa. Montando uma horta ou um jardim, a criançada entra em contato com a natureza, entendendo melhor o que é meio ambiente e a importância dele.

Para deixar essa atividade ainda mais divertida, permita que os pequenos escolham o que querem plantar e participem do passo a passo. Porém, fique sempre por perto para garantir que eles estejam em segurança.

Ter contato com a natureza

O contato com a natureza é a oportunidade perfeita para a criançada entender sobre a preservação do meio ambiente. Um parque, uma fazenda com animais, uma praia ou o próprio quintal de casa são espaços perfeitos para os pequenos conhecerem plantas e animaizinhos. 

Esses passeios são muito importantes para as crianças, principalmente aquelas que vivem em centros urbanos e não têm muito contato com a natureza. Além disso, é uma oportunidade de se divertir com a família e os amiguinhos.

Participar de atividades temáticas

A diversão e o aprendizado são ótimos aliados. No Dia Mundial do Meio Ambiente, é interessante montar um roteiro com atividades temáticas. Teatro, contação de histórias e apresentações musicais são algumas sugestões bacanas para divertir as crianças.

Assistir a filmes temáticos

Os filmes ensinam grandes lições para os pequenos, então que tal utilizá-los como uma maneira de discutir sobre o meio ambiente? É importante abrir uma conversa sobre o longa, explicando mais sobre a preservação. Confira alguns exemplos interessantes para sua noite de cinema:

  • Wall-E;
  • Zé Colmeia – O Filme;
  • O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida;
  • Procurando Nemo;
  • Rio;
  • Os Sem-Floresta;
  • Vida de Inseto;
  • Bambi;
  • Winter, o Golfinho;
  • Happy Feet – O Pinguim.

Educação e diversão estão na Ri Happy

Agora, você já sabe o que é o Dia do Meio Ambiente e como incentivar as crianças a valorizarem a natureza a partir da data. Após conferir este conteúdo, acesse o site da Ri Happy para ver opções de brinquedos para complementar a educação e a diversão da criançada!

Ver mais brinquedos incríveis

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom
iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais