Conheça Dia Mundial do Meio Ambiente e confira dicas para aproveitá-lo com a garotada

5 MINUTOS DE LEITURA
1551
Imagem de criança segurando muda de planta

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado para conscientizar a sociedade sobre a necessidade de preservar e restaurar o único lar que a humanidade possui: a Terra. Ele é a oportunidade ideal para explicar o assunto para as crianças, envolvendo-as em atividades divertidas.

A equipe do blog Modo Brincar preparou um conteúdo especial com dicas criativas para você ensinar a molecada a cuidar da natureza. Continue a leitura e confira a seguir!

Como o Dia Mundial do Meio Ambiente surgiu?

Comemorado em 5 de junho, o Dia do Meio Ambiente foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas durante a abertura da Conferência de Estocolmo, em 1972. O evento reuniu 113 países e 250 organizações não governamentais, sendo um marco na proteção à natureza.

Todos os anos, diversas organizações aproveitam a data para lançar manifestos e lembrar a sociedade sobre a importância de preservar o meio ambiente. Além disso, milhões de pessoas de mais de 150 países reúnem-se em uma plataforma global com o objetivo de criar um mundo mais sustentável.

Por que essa data é tão importante?

Mesmo sabendo a origem, você pode se perguntar qual é a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente. A data é uma forma de engajar as pessoas, principalmente a nova geração, sobre os impactos das ações humanas na natureza.

Esse é um modo de chamar a atenção de governantes sobre os problemas ambientais e cobrar medidas visando resolvê-los. Também é uma maneira de incentivar o contato com a natureza e introduzir a educação ambiental para a garotada.

Como as crianças podem se envolver com o Dia do Meio Ambiente?

Para as mudanças acontecerem, é preciso conscientizar as futuras gerações sobre a importância da sustentabilidade. Então, que tal ensinar os pequenos sobre o significado do Dia do Meio Ambiente utilizando atividades lúdicas e divertidas? A seguir, veja algumas sugestões.

Explorar a natureza

Ter contato com a natureza é uma forma simples de entender a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente. Parques, fazendas, praias e o próprio quintal de casa são espaços perfeitos para os jovens verem a flora e a fauna de perto.

Durante os passeios, a molecada pode interagir com animais, tirar fotos e se divertir com os amigos. Se for possível, organize uma pequena excursão, reunindo primos, vizinhos e colegas de escola.

Participar de brincadeiras ao ar livre

As brincadeiras ao ar livre são ótimas maneiras de ensinar ecologia para as crianças. Uma boa dica é reunir a garotada para participar de passatempos divertidos, como caça ao tesouro, jogo com bola, pique-esconde, corrida com saco, entre outras.

Além de fortalecer a saúde, essas atividades contribuem para o senso de comunidade e a compreensão da importância do meio ambiente. Isso acontece, principalmente, com as crianças que vivem em centros urbanos e, muitas vezes, não têm espaços naturais para brincar e praticar esportes.

Foto de crianças olhando plantas com uma lupa

Plantar uma horta ou um jardim

Não há maneira melhor de ensinar os pequenos sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente do que colocando a mão na massa. Ao montar uma horta ou um jardim, a criançada entra em contato com a natureza, entendendo o que é e qual é o valor dela para a vida.

Para deixar essa atividade ainda mais divertida, permita que as crianças escolham o que querem plantar e participem do passo a passo. Porém, fique sempre por perto para garantir que estejam em segurança.

Preparar receitas com ingredientes orgânicos

As tarefas domésticas também podem fazer parte da educação ambiental. Para isso, ensine os pequenos a colher os ingredientes da própria horta e preparar receitas deliciosas. Outra dica é comprar frutas, legumes, verduras e temperos orgânicos em lojas especializadas.

O que importa é mostrar a eles de onde os alimentos vêm, como são produzidos e como isso interfere na saúde. Torne a tarefa estimulante, motivando os pequenos a elaborar pratos únicos na companhia de toda a família.

Assistir a filmes temáticos

O mundo de faz de conta dos filmes temáticos pode ensinar grandes lições à garotada. A empatia criada pelos personagens fofos das produções desperta o interesse sobre o assunto, aumentando o envolvimento em causas como proteção aos animais, preservação dos rios e das florestas.

Para criar sessões imperdíveis de cinema, veja alguns longas-metragens que explicam o que é meio ambiente de forma lúdica. Eles podem ser exibidos para toda a família, sem restrições de idade.

  • Procurando Nemo;
  • Vida de Inseto;
  • Bambi;
  • Rio;
  • Happy Feet – O Pinguim;
  • Wall-E;
  • Zé Colmeia – O Filme;
  • O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida;
  • Os Sem-Floresta;
  • Winter, o Golfinho.

Ensine sobre o meio ambiente com a ajuda dos brinquedos da Ri Happy

Gostou de conhecer sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente? Então, incentive as crianças a valorizar a data! A Ri Happy ajuda você nessa tarefa, trazendo um catálogo repleto de brinquedos para curtir a vida ao ar livre. Acesse o site para conferir bolas, redes, cordas, triciclos e muito mais!

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *