Saiba mais sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente

Imagem de duas crianças se divertindo em meio a natureza

Você sabia que, no dia 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente? Essa data é muito especial, já que incentiva a conscientização sobre os cuidados com a natureza e mostra o importante papel dos seres humanos na recuperação do meio ambiente.

Então, por que o dia 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente? Como o aprendizado sobre ele pode ajudar os pequenos? O que podemos fazer para melhorar a situação? Essas dúvidas serão respondidas no conteúdo especial que preparamos sobre a data. Confira!

Como surgiu o Dia Mundial do Meio Ambiente?

No dia 5 de junho do ano de 1972, a Assembleia Geral das Nações Unidas resolveu criar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Esse processo ficou conhecido como a abertura da Conferência de Estocolmo, que reuniu 113 países e 250 organizações não governamentais. 

Durante esse evento, a Organização das Nações Unidas ainda criou o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e a Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente.

Esse segundo documento se tornou muito importante no processo constante para cuidar do meio ambiente, porque apresentou 26 princípios que visam à preservação da natureza. Para a organização, a humanidade não pode ignorar nem ficar indiferente aos recursos naturais, cuja preservação pode melhorar nossa qualidade de vida.

Por que essa data é tão importante?

Sabendo qual é o Dia Mundial do Meio Ambiente e a origem dele, você deve ter notado a importância dessa data para a sociedade, não é mesmo? Em primeiro lugar, ela é uma forma de conscientização das pessoas, principalmente da nova geração, sobre os impactos das nossas ações no meio natural.

Além disso, é um método utilizado para relembrar os governantes espalhados pelo mundo de que o meio ambiente é extremamente importante para o passado, o presente e o futuro. Por meio dessa conscientização, é possível encontrar soluções para preservar a natureza.

Como funciona o Dia Mundial do Meio Ambiente?

Apesar da criação anterior, o primeiro Dia Mundial do Meio Ambiente foi celebrado apenas em 1974. A cada ano, as nações se reúnem para discutir uma temática diferente e propor soluções visando à preservação da natureza. Vários temas já foram pauta da data, como a camada de ozônio, a água e o derretimento das geleiras.

É importante que todos tenham em mente que não são só governos e empresas devem agir em prol da preservação ambiental. Todos podemos fazer ações simples para contribuir para um futuro melhor tanto para os adultos quanto para os pequenos.

E o Brasil?

No ano de 1981, por meio do Decreto Federal n.º 86.028, foi estabelecida a Semana Nacional do Meio Ambiente aqui no Brasil. Ela ocorre na primeira semana de junho, junto à data do Dia Mundial do Meio Ambiente e é uma importante aliada na luta e na conscientização pela preservação ambiental.

O Brasil possui outras datas importantes para a preservação da natureza: o Dia Nacional da Educação Ambiental, em 3 de junho e, ainda no dia 5 de junho, o Dia Nacional da Reciclagem. 

Imagem de uma família se divertindo em meio a natureza

Como as crianças podem entender mais sobre a preservação do meio ambiente?

No Dia Mundial do Meio Ambiente de 2022, que tal ensinar os pequenos de uma maneira divertida e criativa? A conscientização das futuras gerações é muito importante para as mudanças acontecerem. Existem várias maneiras de incentivar esse aprendizado. Confira nossa lista com quatro delas:

Montar uma horta ou um jardim

Não há melhor maneira de ensinar os pequenos que pôr a mão na massa, não é mesmo? Montando uma horta ou um jardim, a criançada entra em contato com a natureza, aprendendo mais sobre os ciclos de nascimento e crescimento das plantas. Assim, ela pode entender melhor a importância de preservar a natureza.

Para deixar essa atividade do Dia Mundial do Meio Ambiente ainda mais divertida, permita que os pequenos escolham o que querem plantar e façam todos os procedimentos. Porém, não deixe de estar por perto, já que precisarão utilizar ferramentas específicas para o plantio.

Ter contato com a natureza

O contato com a natureza é a oportunidade perfeita para a criançada entender mais sobre a preservação e o Dia Mundial do Meio Ambiente. Um parque, uma fazenda com animais, uma praia ou até o próprio quintal podem ser espaços perfeitos para os pequenos conhecerem mais sobre as plantas e os animaizinhos. 

Esses passeios são muito importantes para as crianças, principalmente aquelas que vivem em centros urbanos e raramente têm contato com a natureza. Além disso, é claro, é uma oportunidade de se divertir com a família e os amiguinhos.

Participar de atividades temáticas

A diversão e o aprendizado são ótimos aliados. No Dia Mundial do Meio Ambiente, é interessante montar um roteiro com atividades na temática da data. Teatro, contação de histórias e apresentações musicais são algumas sugestões bacanas para divertir as crianças.

Assistir filmes temáticos

Os filmes ensinam grandes lições para os pequenos, então que tal utilizá-los como uma maneira de discutir sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente? É importante abrir uma conversa sobre o longa, explicando mais sobre a preservação ambiental e como a criançada pode participar dela. Confira alguns exemplos interessantes para sua noite de cinema:

  • Wall-E;
  • Zé Colméia – O Filme;
  • O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida;
  • Procurando Nemo;
  • Rio;
  • Os Sem-Floresta;
  • Vida de Inseto;
  • Bambi;
  • Winter, o Golfinho;
  • Happy Feet – O Pinguim.

Viu só? É muito divertido ensinar sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente para as crianças. Então, confira mais sobre o assunto com a lista de 6 benefícios do contato com a natureza para a criançada.

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4

Quem é apaixonado pelo mundo dos games certamente conhece o PlayStation. Esse console é um dos mais famosos para quem ama jogar, por isso está...
Imagem de duas crianças jogando xadrez
1326

Jogo de xadrez para crianças: conheça os benefícios e como incentivar os pequenos a jogar 

Depois da estreia de O Gambito da Rainha, na Netflix, muita gente voltou a se interessar pelo xadrez e viu quão divertido e emocionante é...
três crianças sentadas no chão da sala segurando controle jogando os melhor jogos do xbox one
0

Confira uma lista com os 6 melhores jogos do Xbox One

O mundo dos games é uma verdadeira paixão para todas as idades. Os gráficos incríveis e as histórias fantásticas tornam essa atividade muito divertida para...
lenda do saci|lenda do saci
3165

Conheça a lenda do Saci e o que as crianças podem aprender com ela

A lenda do Saci traz muitos ensinamentos. Por isso é interessante valorizá-la e contá-las às crianças. Em nosso post, falamos sobre o assunto. Confira!
pai e filho jogando bola em quadra representando os jogos para pai e filho
0

Jogos para pai e filho: 8 brincadeiras para se divertir!

Quer estreitar os laços com seu pequeno e não sabe como começar? Que tal programar um dia inteirinho com jogos para pai e filho? Assim,...
Comemoração dia dos pais
533

Dia dos Pais: curiosidades e ideias para comemorar em família

O Dia dos Pais é uma data megaespecial comemorada em todo o mundo. Seu objetivo é homenagear a figura paterna, destacando o papel importantíssimo dessas...