Meu filho quer ser um digital influencer infantil. Como lidar?

6 MINUTOS DE LEITURA
192
digital influencer infantil||
Digital influencer infantil filma vídeo

São cada vez mais comuns as crianças que conquistam milhares de seguidores ao divulgar sua rotina, passeios em família e outros tipos de conteúdo. Esse sucesso no universo on-line levou ao surgimento do chamado digital influencer infantil.

Apesar das vantagens que essa carreira oferece, como a possibilidade de criar parcerias com marcas e até mesmo ser conhecido em outros meios de comunicação, ela também tem os seus desafios. Seu filho sonha em se tornar um influencer? Então, continue a leitura e saiba como apoiá-lo nessa jornada!

Criando um ambiente seguro

digital influencer infantil

Não se pode negar que ser um digital influencer infantil contribui para desenvolver nas crianças habilidades como criatividade, capacidade de improvisar, oratória, entre outras. Além disso, essa atividade garante muitas experiências incríveis e abre as portas para uma carreira promissora.

Mas também é preciso entender que nem tudo são flores e tomar algumas precauções para garantir a segurança do pequeno nesse ambiente, não é mesmo? Para isso, veja a seguir como lidar com questões importantes.

Informe-se sobre as regras

Em primeiro lugar, conheça as regras e condições do YouTube antes de criar o canal para o seu pequeno. Por se tratar de um menor de idade, lembre-se de que você será responsável pelos conteúdos postados na plataforma. Por isso, entenda as políticas em relação às postagens e tenha cuidado com plágio e conteúdos que dão margem para más interpretações.

Evite que a criança se exponha demais

O mundo virtual é um ambiente aberto em que as pessoas colocam suas opiniões a torto e direito, muitas vezes não se importando com as consequências que os comentários maldosos geram para o psicológico da criança.

Por esse motivo, os responsáveis devem tomar cuidado com a exposição de forma exagerada na internet. Preste atenção também se a criança não está passando por situações de bullying e tenha a sua autoestima prejudicada. Uma maneira de impedir esse tipo de ataque é controlar os comentários postados nos vídeos, excluindo aqueles que são ofensivos para o seu filho não ver.

Tenha cuidado com a adultização

Outro cuidado importante é em relação aos vídeos que serão postados no canal. Evite mostrar detalhes mais íntimos do cotidiano da criança e se atente para que ela não seja influenciada a criar conteúdos imitando o comportamento dos adultos.

A adultização infantil prejudica o desenvolvimento emocional da criança e pode levá-la a sofrer com crises de identidade, estresse e outras situações. Para evitar que isso aconteça, é importante que ela passe por cada fase da vida sem pular nenhuma etapa.

Prepare a criança para os desafios

Você também deve conversar com a criança e ensiná-la a lidar com os desafios de ser um digital influencer. Explique, por exemplo, que não é possível agradar a todos e que é comum que os vídeos recebam más avaliações e comentários negativos. Assim, ela se prepara para não sucumbir à competitividade negativa ou a comparações com outras crianças que fazem mais sucesso.

Conversando com as crianças sobre a vida de digital influencer infantil

Outro ponto bem importante é ter um diálogo franco com a criança, explicando sobre como é a rotina de um digital influencer. Lembre-se de que o tema deve ser abordado de forma que seja compreensível para o pequeno e de acordo com a sua idade.

Explique que esse trabalho não é apenas diversão e que ela deve se dedicar para alcançar o sucesso em meio aos concorrentes. No início, a tarefa de conquistar curtidas e novos seguidores não é nada fácil. Leva tempo para o canal começar a crescer, sendo necessário correr atrás, interagir, divulgar o link do canal e, claro, gravar conteúdos de qualidade e manter a frequência de publicações.

Conforme o canal faz sucesso e a criança recebe convites fora do ambiente virtual, é possível que ela tenha outros tipos de compromissos além da gravação de vídeos, como participar de comerciais e desfiles. Sendo assim, é bom conversar com o pequeno para saber se realmente existe o interesse em fazer parte desse mundo.

Se a criança continuar empolgada com a carreira de digital influencer infantil após a conversa, ajude a trabalhar alguns pontos que vão ajudar na frente da câmera, como manter o foco e ser carismática. Caso ela tenha alguma dificuldade, a dica é colocá-la em um curso de teatro ou oratória, o que vai ajudar no desenvolvimento dessas e outras habilidades importantes para quem deseja investir nessa área.

Outra ideia interessante é assistir com seu filho aos canais de outros youtubers infantis. Assim, ele terá uma noção melhor de como elas se comunicam e se comportam, além de entender os conteúdos que são postados.

Controlando o tempo de exposição à tela

Outro ponto importante a ser abordado é a importância de controlar o tempo que a criança vai se manter exposta às telas. Afinal, o contato em excesso com o mundo digital afeta o desenvolvimento do pequeno, interferindo em suas interações sociais e na relação com o mundo real como um todo.

Viver apenas no mundo virtual tende a levar a criança a sofrer com uma série de problemas, que vão desde dificuldade para dormir até ansiedade e depressão. Para evitar, é fundamental garantir que ela tenha experiências concretas, realize atividades fora do ambiente on-line, brinque com os amigos e pratique atividades físicas.

Definindo regras

Para finalizar, dialogue de forma aberta com a criança sobre a importância das regras e por que elas devem ser respeitadas. Estabeleça o tempo que ela poderá se dedicar à atividade como youtuber mirim, que tipo de conteúdo será permitido e o que deve ser evitado.

Outra dica é combinar com a criança que ela só vai seguir como influencer se mantiver um bom rendimento escolar e se não deixar de se dedicar a outros tipos de atividades fora da tela.

Viu só como apoiar o seu filho a ser um digital influencer infantil e ainda garantir a segurança do pequeno no mundo virtual? Tomando os cuidados que mostramos neste post, ele estará no caminho certo para realizar seu sonho.

Quer aprender dicas para evitar o uso excessivo de tecnologia? Leia nosso artigo sobre como estimular a criança a fazer atividades off-line.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no google

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

Curiosidades dias das mães
785

Dia das Mães: curiosidades sobre a data e dicas para comemorá-la

Considerada uma das datas mais especiais do calendário, o Dia das Mães é a época do ano perfeita para reunir a família e celebrar a...
benefícios das atividades físicas para as crianças|benefícios das atividades físicas para as crianças
1503

10 benefícios das atividades físicas para crianças!

A prática de atividades físicas na infância é muito importante. Leia o nosso post agora mesmo e entenda os benefícios desse hábito!
pais com seus filhos abraçados comemorando o dia internacional da familia
0

Dia Internacional da Família: como curtir a data com as crianças

O Dia Internacional da Família é comemorado em 15 de maio e foi criado em uma Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em...
fases do desenvolvimento infantil: mãe oriental com seu filho sorrindo ao brincar
4950

Fases do desenvolvimento infantil: entenda e conheça melhor seu filho

Quer conhecer as fases da criança e conhecer ainda melhor seu filho? Então clique aqui agora mesmo e confira mais sobre o assunto!
Imagem de uma criança abraçando um cachorro
1821

Conheça 6 benefícios dos animais na educação infantil

Pensando em adotar um bichinho para as crianças? Veja por que essa é uma ótima ideia e quais os benefícios dessa decisão para o desenvolvimento infantil!
disputa entre beyblades em arena de batalha
0

Descubra o que é beyblade, como jogar e quais são os principais tipos

Se você é fã de mangás e animes, com certeza, já sabe o que é beyblade. Vindo diretamente do oriente, este brinquedo conquista gerações e...