Como ensinar as crianças a usarem máscara? Entenda aqui

4 MINUTOS DE LEITURA
5290
ensinar as crianças a usarem máscara|ensinar as crianças a usarem máscara
Pai coloca máscara na filha

Tomar as medidas de prevenção contra a COVID-19 é importantíssimo para assegurar a saúde da família. Entre os cuidados principais estão: lavar as mãos regularmente, higienizar o ambiente e os objetos e proteger o nariz e a boca. Pensando nisso, você sabe como ensinar as crianças a usarem a máscara?

Esse EPI (Equipamento de Proteção Individual) é fundamental para evitar a propagação do vírus e a contaminação. Entretanto, os pequenos não têm muita noção da importância dele e podem dar trabalho na hora de usá-lo. Por isso, é preciso utilizar alguns truques para convencer a criançada a usar a máscara. Quer saber quais? Aproveite que está por aqui, continue a leitura e confira!

Qual a importância de ensinar as crianças a usarem máscara?

As máscaras são capazes de reter grande parte das gotículas que saem quando a gente fala, tosse ou espirra. Dessa maneira, elas reduzem significativamente os riscos de transmissão e de contaminação, se usadas da forma correta.

Sendo assim, ensinar as crianças a usarem a máscara é um jeito de protegê-las do novo coronavírus, que pode ser muito perigoso. Embora os pequenos não tenham tanta maturidade para entender prontamente a importância do uso de máscaras, eles podem compreender que o EPI é algo que deve ser usado para garantir a saúde deles.

Como ensinar as crianças a usarem máscaras?

ensinar as crianças a usarem máscara

Primeiramente, é preciso dizer que a recomendação de manter o isolamento ainda é válida. Sempre que possível, evite levar as crianças aos locais com grande circulação de pessoas. Isso porque os pequenos podem colocar a mão em objetos contaminados em algum momento de distração dos pais.

Quanto menos os baixinhos forem expostos ao vírus, melhor é. Ao sair de casa, explique para a criança que é preciso usar um paninho sobre a boca e o nariz, que não deverá ser retirado até voltar para a casa e que não ela não pode tocá-lo.

Diga que é preciso fazer isso porque existem alguns bichinhos espalhados por aí que nos fazem mal e que a máscara ajuda a nos protegermos contra eles. As crianças aprendem com repetição e exemplos. Então, é sempre bom reforçar todos os cuidados e você utilizar a máscara também. Ao ver os adultos usando, é mais fácil a criança compreender que ela também deverá usar.

As crianças menores podem relutar um pouco mais em usar a máscara. Quando isso acontecer, tente usar a forma lúdica para ensiná-las. Colocar uma máscara no brinquedo preferido, como um ursinho ou boneco, pode ajuda.

Como os personagens de histórias podem incentivar as crianças a usarem máscaras?

Os personagens podem ser muito úteis na hora de ensinar as crianças a usarem máscara. Você pode contar uma história envolvendo as figuras preferidas do seu filho. Por exemplo, contar que todos os super-heróis usam máscara, por isso são fortes para enfrentar os vilões.

Além disso, existem alguns vídeos e desenhos com personagens ensinando a usar a máscara, falando sobre a importância etc. Eles podem ser grandes aliados.

Qual o modelo, o tecido e o tamanho apropriado para a criança?

Geralmente, as máscaras têm tamanho único para os adultos. Porém, para as crianças é importante que elas sejam adaptadas. Ela deve cobrir bem o nariz e a boca, ficando bem fixa e evitando a entrada de ar lateral. Sendo assim, o melhor é optar pelas feitas sob medida ou aquelas que podem ser amarradas e ajustadas ao rosto.

As máscaras caseiras foram liberadas para o uso, mas devem ter, pelo menos, tecido duplo ou triplo 100% algodão, ou TNT. Você pode encontrar as com desenhos e estampas de personagens, o que ajuda a incentivar as crianças usarem o EPI.

Ensinar as crianças a usarem máscara é fundamental para que elas entendam a importância de se cuidarem nesse momento tão delicado, que é a pandemia de COVID-19. Nem sempre elas entendem de primeira, por isso é preciso reforçar as orientações de forma lúdica e dar o exemplo.

Como você está fazendo com os pequenos aí em sua casa? Eles usam a máscara tranquilamente ou dão um pouco de trabalho. Deixe um comentário contando para a gente como está sendo este desafio!

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *