Fases do desenvolvimento infantil: entenda e conheça melhor seu filho

fases do desenvolvimento infantil: mãe oriental com seu filho sorrindo ao brincar
fases do desenvolvimento infantil: mãe oriental com seu filho sorrindo ao brincar

Conhecer todas as fases do desenvolvimento infantil nos ajuda a ter uma noção das habilidades a serem conquistadas e das possíveis dificuldades enfrentadas. A partir disso, é possível saber o que esperar de cada idade e como auxiliar nesse processo.

Nesse caminho, para ajudar você a entender as fases da criança e compreender características importantes de cada período, preparamos este artigo recheado de informações. Veja a seguir!

Primeiro ano

O primeiro ano da criança é uma das etapas do desenvolvimento infantil representada pela adaptação. Afinal, ao nascer, o bebê precisa se acostumar com um mundo totalmente novo daquele que conhecia dentro da barriga da mãe. 

Neste momento, a criança é muito instintiva e reage dessa forma para suprir todas as próprias carências. O choro é o principal meio de comunicação e, por meio dele, ela expressa fome, dor, medo, susto e insatisfação.

De 0 a 12 meses

Nos seis primeiros meses, o desenvolvimento é marcado pela vocalização e pela audição. Nesse momento, a criança aprende a diferenciar a mãe ou o principal cuidador, começa a sorrir para outros rostos, grunhir e tentar imitar os sons à volta. Fora isso, o pequeno passa a ter mais força na cabecinha e no tronco, podendo levantá-los ao ficar de bruços.

A partir do sexto mês, o desenvolvimento é mais expressivo. No aspecto emocional, o bebê demonstra um vínculo mais forte com a mãe e passa a sentir receio na presença de estranhos. A vocalização também aumenta e, agora, a criança começa a pronunciar sílabas. Por volta dos 10 meses, ela pode dizer a primeira palavra. 

Primeiro ao quarto ano

Com o primeiro ano completo, aquele bebê que dormia durante horas no dia ficou para trás! A energia dos pequenos fica a mil. Acompanhá-los parece ser uma verdadeira ginástica!

De 1 a 2 anos

O desenvolvimento infantil até os 2 anos é marcado pelo conhecimento das emoções. Nessa fase, a criança começa a perceber melhor a diferença nas expressões dos adultos e, por não saber lidar com as próprias emoções, começa a fazer birras. Além disso, por volta do 11º  mês, podem vir os primeiros passos. 

De 2 a 3 anos

Já o desenvolvimento infantil de 2 a 3 anos é caracterizado pela intensidade nas emoções, por isso a fase também é conhecida como “terrible two” ou “adolescência dos pequenos”. Nela, choros e manhas se tornam ainda mais frequentes, exigindo uma dose de paciência. 

Essa etapa também é marcada por intermináveis perguntas e um desenvolvimento motor em constante evolução. Assim, a criança passa de pequena caminhante a grande saltadora!

De 3 a 4 anos

A chegada dos três anos de idade marca uma das fases do desenvolvimento infantil ligadas à independência. A mãe ainda é uma figura fundamental, mas os pequenos já demonstram mais autonomia. 

Nessa fase, a percepção das emoções alheias está mais apurada. Dessa forma, a criança passa a se preocupar em agradar aos adultos ao redor. Aos quatro anos, inicia-se o interesse pelas atividades em grupo e aparecem os primeiros amiguinhos.

mãe medindo altura de criança representando as fases do desenvolvimento infantil

Quarto ao sexto ano

Do quarto ao sexto ano de idade, a criança está cada vez mais esperta, atenta  ao mundo ao redor e aprendendo tudo muito rapidamente. Por conta disso, durante essas fases do crescimento e desenvolvimento infantil, é importantíssimo ter cautela com atitudes e palavras que podem ser inadequadas. 

De 4 a 5 anos

Justamente por ser uma das fases do desenvolvimento infantil relacionadas a imaginação, entre os quatro e cinco anos, é comum nos depararmos com os famosos amigos imaginários. Além disso, os medos se intensificam, sendo necessário tranquilizá-las com certa frequência. 

Você pode aproveitar o período para estimular a criatividade, investindo em pinturas, slimes, massinhas, brincadeiras de casinha, etc.! Nesta etapa, a linguagem também é um ponto de destaque no desenvolvimento e está mais apurada. Então, prepare-se: a fase das perguntas aumenta! Uma boa sugestão é ensinar um trava-línguas! Você vai ver a diversão garantida!

De 5 a 6 anos

Com a chegada dos cinco anos, os medos passam a ser mais presentes e podem se intensificar. Nesse período, a articulação na fala aumenta e, agora, a meninada pode começar a contar histórias sobre si ou sobre os acontecimentos na escola. Procure dar atenção e estimular a conversa por meio de perguntas.

O desenvolvimento motor infantil de 0 a 6 anos também dá um grande salto. Afinal, nessa etapa, além de saber caminhar e pular, a criança mantém o equilíbrio por mais tempo, arremessa bolas e anda em cima de uma linha. Aprender a escrever o próprio nome é outra aquisição importante. Que tal aproveitar isso e introduzir jogos de formação de palavras?

Até os onze anos

Durante os sete a onze anos, as fases do desenvolvimento infantil são fortemente marcadas pela vida escolar. O colégio passa a ser uma importante referência no dia a dia, onde a meninada aprende e tem um maior contato com o mundo. Nesse momento, uma boa dica é presenteá-los com jogos de tabuleiro, que ensinam regras, ganhar e perder, além de estimular a empatia.

Aos oito anos, as crianças começam a pegar gosto pelas atividades físicas e definem um esporte preferido. Já aos nove, elas começam a ter uma percepção mais realista do mundo. Nesse período, não deixe de ensinar deveres e responsabilidades com as tarefas da casa. Também é importante que ouçam um “não”, vez ou outra, para que conheçam limites.

Aos dez e onze anos, os pequenos manifestam mais interesse por games. Também têm a cognição mais proeminente, sendo capazes de manter a concentração e a atenção por mais tempo. Jogos de memória ou quebra-cabeça avançados são ótimos para ajudar nesse treino.

Acompanhe as novidades no blog Modo Brincar!

Ter ciência das fases do desenvolvimento infantil é fundamental para garantir todo o suporte necessário à criançada em cada etapa. Aqui no blog Modo Brincar, você pode garantir as melhores dicas. Então, aproveite o tempo livre e fique por dentro das novidades!

Ver mais brinquedos incríveis

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

duas beyblade dentro de arena disputando qual é a beyblade mais forte do mundo
0

Descubra qual é o beyblade mais forte do mundo!

Se for um grande fã de animes ou mangás e curtir jogos relacionados aos desenhos, com certeza, você já se perguntou qual é o beyblade...
crianças ao ar livre brincando de pular amarelinha
0

Pular amarelinha: como brincar e os benefícios da prática!

Pular amarelinha é um passatempo que já acompanha gerações e sempre garante muita diversão para a criançada. Aparentemente simples, a brincadeira oferece inúmeros benefícios para...
Imagem de uma criança andando numa motoca
0

Motoca para bebê: dicas para escolher a melhor opção!

Você já ouviu falar de motoca para bebê? Funcional, além de ser um brinquedo megadivertido, ela pode auxiliar na locomoção durante os passeios e contribuir...
Imagem de uma criança cobrindo o rosto
546

Timidez na infância: como apoiar e ajudar os filhos

Algumas crianças costumam ser mais quietinhas e tendem a se fechar para o desconhecido. Normalmente, essas atitudes estão relacionadas à timidez na infância e costumam...
brincadeiras legais|brincadeiras legais
29969

10 brincadeiras legais para fazer em casa

Quer algumas dicas de brincadeiras legais para fazer em família? Leia o nosso post agora mesmo e confira 10 sugestões divertidas!
Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4

Quem é apaixonado pelo mundo dos games certamente conhece o PlayStation. Esse console é um dos mais famosos para quem ama jogar, por isso está...