Conheça brincadeiras divertidas para aproveitar as férias com os filhos

familia se divertido durante as férias com brincadeiras divertidas na sala

A chegada do período de recesso escolar é uma época muito especial para a criançada, por isso, é necessário ter uma programação divertida para os dias de descanso. Pensando nisso, trouxemos uma lista com algumas brincadeiras para as férias com os filhos. Confira!

1. Brincadeiras para os dias chuvosos

O clima é imprevisível, certo? Por isso, trouxemos algumas atividades para fazer com os filhos nas férias e naqueles dias mais chuvosos. Afinal, a diversão pode rolar a qualquer momento, não é mesmo?

Contação de histórias

A contação de histórias é a oportunidade perfeita para estimular a criatividade e a curiosidade nas férias com os filhos. É possível inventar uma narrativa ou contar aquelas mais conhecidas. Uma dica é iniciar a história e pedir para que cada criança faça a continuação com o que tem na memória.

Fantoches

Se está procurando o que fazer nas férias com filhos, saiba que os fantoches são ótimas opções. Você pode comprá-los prontos ou até confeccioná-los em casa, com a ajuda dos pequenos. Depois, é só montar uma peça de teatro infantil e contar uma história incrível que capte a atenção da criançada.

Slime

O slime se tornou uma verdadeira febre entre a criançada, por isso, se está procurando o que fazer com os filhos nas férias, saiba que essa é uma ótima opção. Além de contribuir para a construção de experiências sensoriais, ajuda no desenvolvimento de aspectos cognitivos, como a coordenação motora. É possível encontrar kits incríveis para fabricar o slime em casa ou escolher a geleca pronta.

“Acampadentro”

Como o nome indica, essa atividade para férias com os filhos consiste em montar cabanas dentro de um cômodo. A ideia é juntar lençóis e propor à criançada que pendure ou apoie as extremidades do item sobre os móveis, criando túneis, refúgios e até fortalezas. Uma verdadeira experiência de acampamento!

2. Brincadeiras para viagens de carro

É muito comum fazer viagens nas férias com os filhos. Seja um percurso mais longo ou mais curto, é interessante distrair os pequenos durante esse tempo. Por isso, trouxemos algumas brincadeiras para se divertir no carro.

Contar carros

Uma das nossas dicas para curtir as férias com os filhos é contar carros durante o percurso. Para a brincadeira, cada participante escolhe uma cor  ou tipo de veículo para contar a viagem. No fim, ganha quem contabilizar o maior número de carros com o tom ou modelo de sua opção.

Adivinhar a música

Outra ideia interessante para viagens de carro é fazer um jogo de adivinhação de músicas. Para isso, solte o som por alguns segundos e aguarde alguém acertar o nome da canção ou o próximo verso. A escolha da playlist pode variar de acordo com a idade da garotada.

Trava-língua

Quer dar boas risadas durante o percurso de carro? Então, faça uma brincadeira com trava-línguas! Essa atividade desperta a curiosidade e ainda ajuda no desenvolvimento da fala. Vale escolher alguns mais famosos, como “o rato roeu a roupa do Rei de Roma” e “três pratos de trigo para três tigres tristes”.

Imagem de dois adultos e uma criança andando em um campo aberto

3. Brincadeiras para se divertir na piscina

Se a piscina fizer parte das suas férias com os filhos, que tal montar uma programação com algumas atividades divertidas para fazer dentro dela? Confira as sugestões que trouxemos:

Marco-polo

Esse jogo para piscina precisa de três ou mais participantes e tem um passo a passo. Primeiro, escolha quem será o Marco. Essa pessoa deve fechar os olhos e contar até dez, enquanto os outros se afastam dentro da água. Ao final da contagem, os que estão “escondidos” devem falar “polo” a cada vez que Marco pedir, e ele terá que se guiar pelos sons para achar todos.

Passa o túnel

Outra brincadeira divertida e simples é alinhar as pessoas na piscina e desafiar alguém a passar por baixo das pernas dos outros, sob a água. O desafio é cumprir a tarefa bem rápido, passando de uma extremidade à outra em um único mergulho. É importante destacar que essa atividade é mais indicada para crianças com habilidades de nado avançadas.

Corrida de balde

A corrida de balde é uma competição saudável e divertida para a criançada. Para montá-la, basta posicionar dois baldes em cada extremidade da piscina e dividir a turminha em dois times. A ideia é fazer com que cada participante corra carregando um copo plástico cheio de água para encher o balde. Quem fizer isso primeiro, ganha.

4. Brincadeira para fazer em parques e espaços ao livre

Se for passear no parque ou qualquer outro espaço ao ar livre com a criançada, crie uma programação superdivertida para deixar esse momento mais especial. Conheça três atividades para as suas férias com os filhos nesse ambiente.

Pique-esconde

Certamente, os adultos vão se lembrar de ter brincado de pique-esconde. Essa atividade é atemporal e divertida. Para jogar, é simples: uma pessoa fica com os olhos fechados e contando. Enquanto isso, as outras correm para encontrar um bom esconderijo. O primeiro ou último a ser encontrado passa a ser quem procura na rodada seguinte.

Caça ao tesouro

Você sabia que o auge das emoções acontece por meio de atividades associadas a surpresas ou eventos inesperados? Por isso, a caça ao tesouro é uma ótima atividade para férias com os filhos. Para deixar o jogo mais especial, crie algumas regras ou orientações e, é claro, escolha um “tesouro” que consiga agradar a toda a criançada, como brinquedos e doces.

Telefone sem fio

Outra brincadeira atemporal é o telefone sem fio. Nela, alguém pensa numa frase que vai ser cochichada nos ouvidos da turminha até chegar no último participante, que deve repetir a informação para ver se a comunicação foi efetiva. Em dias quentes, é legal reunir a criançada embaixo de uma árvore e aproveitar o ar livre.


Viu só? As férias com os filhos podem ser recheadas de brincadeiras divertidas e especiais. Se for viajar com os pequenos, confira nossas dicas para organizar o passeio da melhor maneira possível.

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4

Quem é apaixonado pelo mundo dos games certamente conhece o PlayStation. Esse console é um dos mais famosos para quem ama jogar, por isso está...
Imagem de duas crianças jogando xadrez
1326

Jogo de xadrez para crianças: conheça os benefícios e como incentivar os pequenos a jogar 

Depois da estreia de O Gambito da Rainha, na Netflix, muita gente voltou a se interessar pelo xadrez e viu quão divertido e emocionante é...
três crianças sentadas no chão da sala segurando controle jogando os melhor jogos do xbox one
0

Confira uma lista com os 6 melhores jogos do Xbox One

O mundo dos games é uma verdadeira paixão para todas as idades. Os gráficos incríveis e as histórias fantásticas tornam essa atividade muito divertida para...
lenda do saci|lenda do saci
3165

Conheça a lenda do Saci e o que as crianças podem aprender com ela

A lenda do Saci traz muitos ensinamentos. Por isso é interessante valorizá-la e contá-las às crianças. Em nosso post, falamos sobre o assunto. Confira!
pai e filho jogando bola em quadra representando os jogos para pai e filho
0

Jogos para pai e filho: 8 brincadeiras para se divertir!

Quer estreitar os laços com seu pequeno e não sabe como começar? Que tal programar um dia inteirinho com jogos para pai e filho? Assim,...
Comemoração dia dos pais
533

Dia dos Pais: curiosidades e ideias para comemorar em família

O Dia dos Pais é uma data megaespecial comemorada em todo o mundo. Seu objetivo é homenagear a figura paterna, destacando o papel importantíssimo dessas...