8 brincadeiras divertidas para fazer durante as férias de verão

5 MINUTOS DE LEITURA
1767
crianças brincando com bolhas de sabão nas férias de verão

As férias de verão são um dos períodos mais aguardados pela criançada por vários motivos. Além de coincidir com as festas de fim de ano, a temporada é marcada por altas temperaturas e dias de céu azul — o cenário ideal para brincar e se divertir. 

Se você ainda não sabe o que fazer nas férias de verão junto dos pequenos, podemos ajudar. Neste artigo, trouxemos oito brincadeiras divertidas para aproveitar o calor ao lado de toda a família. Ficou interessado? Continue a leitura e confira! 

1. Guerra de bexigas

Fazer uma guerra de bexigas é uma ótima maneira de se refrescar e aproveitar os dias de verão. Para isso, é necessário somente separar um saco de balões e enchê-los com água, em quantidade suficiente para arremessar nos demais participantes. 

Feito isso, basta colocar as bexigas em uma bacia ou um cesto. Você pode separar uma quantidade específica para cada um dos envolvidos. Ao ar livre, é hora da criançada correr e acertar os demais. Vence quem ficar menos molhado. 

2. Passa-água

Passa-água é uma brincadeira clássica que combina muito com as férias de verão e rende bastante diversão aos pequenos. Nela, você precisa de ao menos dois participantes. Cada um deve receber um potinho (pode ser aquele de sorvete) e formar uma fila. 

O primeiro tem o potinho completo com água. Objetivo é passá-la para trás, até chegar ao último da fila, sem olhar. Para incrementar as coisas, é possível separar os participantes em times e fazer uma competição para ver quem consegue passar mais água, sem derrubar.

3. Banho maluco de mangueira 

Um banho de mangueira é sempre uma excelente forma de se refrescar e se divertir durante as férias com as crianças. Ainda é possível tornar a brincadeira mais empolgante, apostando em uma versão inusitada. 

A ideia é transformar a mangueira em um tipo de chafariz, amarrando uma garrafa PET com furinhos para a água sair. Você pode usar uma tesoura para fazer os furos e uma fita adesiva à prova d’água para fixar a garrafa na mangueira. A criançada vai amar. 

4. Pintura com gelo

Você sabia que a pintura com gelo é uma ótima maneira de desenvolver habilidades sensoriais em bebês e crianças? Durante as férias de verão, além de divertir, o passatempo pode ser uma alternativa para refrescá-los. Para entrar na brincadeira, você pode preparar forminhas coloridas de gelo usando água e corante. 

Feito isso, deixe-as endurecer no freezer e prepare o espaço, colocando uma folha de papel ou uma cartolina sobre uma superfície plana juntamente das pedrinhas de gelo. Assim, é só chamar os pequenos e pedir para soltarem a imaginação

5. Acampamento no quintal

No verão, as noites costumam ser mais quentes e estreladas, então, nada melhor para aproveitar o clima que fazer um divertido acampamento no quintal! Para isso, é só chamar a família e preparar o cantinho.

Vocês podem usar cabanas de camping ou fazer uma barraca usando cadeiras, lençóis e um grande colchão. Com tudo pronto, não esqueça de separar alguns snacks e bebidas, assim como livros com as clássicas histórias de fantasmas para narrar junto dos demais. 

família brincando de acampamento no quintal durante as férias de verão

6. Piquenique no parque

Um piquenique é uma excelente aposta para passar um tempo em família. Durante as férias de verão, vocês podem fazer essa atividade ao ar livre, como em um parque, por exemplo. A ideia é montar a cesta com os petiscos favoritos dos envolvidos, incluindo docinhos e bebidas. 

Não esqueça de levar alguns brinquedos esportivos, como bola de futebol, bicicleta e patins. Desse jeito, além de encher a barriga, vocês podem colecionar momentos de muita diversão. 

7. Corrida de obstáculos

Que tal aproveitar os dias de verão para lançar um superdesafio para criançada? Uma corrida de obstáculos é uma ótima forma de estimular os pequenos a fazerem atividades físicas enquanto se divertem. Você pode montar um circuito com diferentes dinâmicas no percurso, como correr, pular e arremessar.

Para isso, é possível usar bambolês, cordas, bolas, mangueiras, entre outros materiais básicos. Com tudo pronto, determine a prenda de quem terminar a corrida em menor tempo. Pode ser algum brinquedo ou a escolha da próxima atividade em família.

8. Bolhas gigantes de sabão 

Fazer bolhas de sabão é um passatempo atemporal que marcou gerações. Durante as férias escolares, você pode reunir a criançada e até investir em opções não muito convencionais, como é o caso das bolhas gigantes de sabão. Para fazê-las, é necessário preparar uma mistura com: 

  • 1 copo de detergente; 
  • 5 copos de água;
  • 6 colheres de sopa de açúcar; 
  • 1 colher de chá de fermento em pó. 

Depois, basta confeccionar o soprador, usando dois palitos presos nas extremidades de um círculo feito com barbante de algodão. Mergulhe-o na mistura e use os palitos para balançar o barbante, de modo que forme as grandes bolhas. Demais, né?!

Ative seu #ModoBrincar e aproveite os dias de sol! 

E aí, gostou das dicas e já sabe como curtir as férias de verão com a criançada? Então, que tal usar o tempo livre para conferir outras dicas incríveis para sua família? Aqui, no blog #ModoBrincar, você encontra artigos incríveis sobre desenvolvimento infantil, maternidade, brincadeiras e brinquedos. Aproveite! 

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *