Festa de 1 ano: dicas para organizar e temas para decoração

6 MINUTOS DE LEITURA
294
Festa de 1 ano
Família comemora um ano de vida do bebê

É incontestável: os pais adoram celebrar o aniversário dos filhos, especialmente quando eles ainda são bem pequenos e tudo é uma novidade. Entretanto, é comum surgirem dúvidas na hora de organizar a festa de 1 ano.

Afinal, antes do grande dia, é preciso definir os passos e garantir que tudo saia como planejado — o que pode demandar muito tempo e paciência. Nesse caminho, o time do blog Modo Brincar preparou este artigo com dicas para organização e ideias de decoração para festa infantil. Venha com a gente e confira!

Como organizar uma festa de 1 ano?

Planejar a festa de um bebê de 1 ano é sempre especial. Isso porque a comemoração é um marco para todas as mudanças que ocorreram ao longo desses 365 dias, todas as noites sem dormir e momentos de alegria que vieram após ver aquele pequeno rostinho na maternidade. 

Justamente por ser uma data tão importante, contar com uma ajudinha extra pode facilitar o processo e fazer a celebração sair do jeito que você sonhou. Por isso, preparamos cinco dicas para ajudar você a organizar a festa de 1 ano do seu pequeno. Veja! 

1. Planeje-se

O planejamento é fundamental para a organização de uma festa de 1 ano. Identificar tudo o que precisa, assim como os custos, garante mais segurança para colocar sua ideia em prática.

Nessa etapa, você pode montar uma planilha com os materiais necessários para decoração, comes e bebes, cronograma, recreação, orçamento disponível e até data para a confecção de lembrancinhas. Assim, você tem um norte na hora de tomar as decisões. 

2. Defina local, dia e horário

Após o planejamento, é hora de definir o local, dia e horário. Nesse momento, a dica é considerar as limitações do bebê, o orçamento, quantidade de convidados e suas expectativas. Lugares fechados costumam ser uma boa opção por oferecer infraestrutura. Por outro lado, em locais abertos, é possível receber mais pessoas. 

Em relação à data, caso o aniversário do bebê caia durante a semana, é possível optar pelo sábado ou pelo domingo seguinte. Vale lembrar que o ideal é escolher o período da tarde, lá para as 16 horas, quando os bebês costumam estar mais descansados e dispostos. 

3. Prepare os convites

Preparar os convites também é uma etapa bastante importante na organização de uma festa de 1 ano. Antes de elaborá-los, é necessário fazer uma lista de convidados, com todos os nomes que participarão da comemoração e definir quando entregá-los. 

Com a lista em mãos, é hora de confeccionar. Você pode apostar em convites relacionados ao tema da festa ou decorados com a foto do seu bebê. Não se esqueça de acrescentar o endereço, além das demais informações. Se quiser, adicione sugestões de presentes e um mapa com detalhes sobre a localização. 

4. Monte o cardápio

Durante a organização, você também deve montar o cardápio da festa. Por se tratar de uma comemoração infantil, considere o paladar das crianças, depois o dos mais velhos. 

A maioria das festas infantis apostam em salgadinhos, docinhos e bebidas como refrigerantes, além do bolo, é claro. Porém, você também pode reunir opções mais saudáveis como sanduíches caseiros, palitinhos de cenoura, frutas e sucos naturais. 

5. Não se esqueça das brincadeiras! 

É claro que a diversão não poderia ficar de fora de uma festa de 1 ano, né?! Por isso, não se esqueça de investir nas brincadeiras! Você pode contratar animadores, uma equipe de recreação para ficar responsável pelos passatempos ou, se preferir, investir em um espaço de brinquedos com contação de histórias, jogos de tabuleiro, etc.

mãe e pai beijando bebê no rosto durante a comemoração dasua festa de 1 ano

Temas de decoração para festa de 1 ano

A decoração também é um ponto importantíssimo na organização de uma festa infantil. Afinal, o tema e os enfeites proporcionam o cenário perfeito para a comemoração.

Pensando nisso, para ajudar você a escolher, separamos quatro temas para festa de 1 ano (masculino e feminino) que são um verdadeiro sucesso. Veja a seguir e escolha o seu favorito!

Festa Picnic

Quem deseja fugir do tradicional e aproveitar o clima da estação para realizar a comemoração pode apostar em uma festa Picnic Infantil. Basicamente, a ideia é chamar os convidados para um grande piquenique ao ar livre, utilizando o próprio verde do espaço como decoração, além de toalhas, almofadas coloridas, balões, flâmulas e cestas com lanches e quitutes.

Jardim Encantado

Também é possível planejar uma festa de 1 ano com tema Jardim Encantado. Para essa decoração, a dica é escolher um lugar ao ar livre, preferencialmente um quintal ou um jardim, e investir em elementos decorativos fantasiosos, como fadas e duendes, além de borboletas, flores, passarinhos, etc.

Festa Safari Baby

A festa Safari Baby virou uma tendência entre os temas de decoração para festa de 1 ano. A proposta é transformar o espaço em um verdadeiro safari, com bichinhos de pelúcia, como girafas, leões e elefantes, espalhados pelo ambiente. Ao apostar nesse tema, você também pode definir um dress code, pedindo para os convidados se vestirem como verdadeiros exploradores.

Festa de Circo

Outra opção de tema para celebrar a vida do seu bebê é a festa Circo. Nesse tipo de decoração, você pode transformar o local em uma tenda com itens circenses bem clássicos (bolas de malabarismo, cordas de atravessar e cartola do mágico). Você também pode sugerir aos convidados que se caracterizem como uma trupe de palhaços.

Acompanhe nosso blog e ative seu #ModoBrincar!

Gostou das dicas e já sabe como organizar a festa de 1 ano do seu bebê? Então, que tal ativar seu #ModoBrincar e garantir mais sugestões incríveis? Acompanhe nosso blog e aproveite!

Ver mais brinquedos incríveis

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

brincadeiras legais|brincadeiras legais
29969

10 brincadeiras legais para fazer em casa

Quer algumas dicas de brincadeiras legais para fazer em família? Leia o nosso post agora mesmo e confira 10 sugestões divertidas!
Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4

Quem é apaixonado pelo mundo dos games certamente conhece o PlayStation. Esse console é um dos mais famosos para quem ama jogar, por isso está...
Imagem de duas crianças jogando xadrez
1326

Jogo de xadrez para crianças: conheça os benefícios e como incentivar os pequenos a jogar 

Depois da estreia de O Gambito da Rainha, na Netflix, muita gente voltou a se interessar pelo xadrez e viu quão divertido e emocionante é...
três crianças sentadas no chão da sala segurando controle jogando os melhor jogos do xbox one
0

Confira uma lista com os 6 melhores jogos do Xbox One

O mundo dos games é uma verdadeira paixão para todas as idades. Os gráficos incríveis e as histórias fantásticas tornam essa atividade muito divertida para...
lenda do saci|lenda do saci
3165

Conheça a lenda do Saci e o que as crianças podem aprender com ela

A lenda do Saci traz muitos ensinamentos. Por isso é interessante valorizá-la e contá-las às crianças. Em nosso post, falamos sobre o assunto. Confira!
pai e filho jogando bola em quadra representando os jogos para pai e filho
0

Jogos para pai e filho: 8 brincadeiras para se divertir!

Quer estreitar os laços com seu pequeno e não sabe como começar? Que tal programar um dia inteirinho com jogos para pai e filho? Assim,...