8 lições do filme Minions para as crianças

6 minutos para ler

Disponível na Netflix, o filme Minions conta a história desses seres especiais em busca do mestre perfeito. E é justamente com esse propósito que eles descobrem a supervilã Scarlet em um grande evento com os vilões mais famosos do planeta. A partir daí a confusão está garantida, e os pequeninos amarelos vão viver mil e uma enrascadas.

Por ser uma animação repleta de diversão e, é claro, personagens para lá de carismáticos, a produção caiu no gosto da garotada e já tem uma continuação agendada para 2022. Inclusive, se você quiser saber mais curiosidades sobre os Minions, pode aproveitar e assistir ao vídeo do nosso canal! Olha só:

Bem legal, né? Foi a partir desse contexto que listamos as lições mais valiosas que o primeiro longa traz para as crianças que o assistem. Acompanhe e saiba mais!

1. Trabalhar em equipe

A primeira lição está no trabalho em equipe. Prova disso é que os vemos muitas vezes agirem sozinhos e gerarem uma grande confusão ao longo dos séculos, que só é resolvida quando todos se unem pelo mesmo objetivo.

Isso também acontece quando eles tentam seguir o grandioso plano de Scarlet para roubar a coroa da rainha, mas no final metem os pés pelas mãos. É a partir desses momentos que vemos como a união faz a força e pode livrá-los dos maiores perigos.

2. Liderar

Assim como o trabalho em equipe, o filme dos Minions aborda muito a questão da liderança. Isso porque para planejar e organizar as coisas não basta vontade, sendo preciso harmonia entre todos os membros da equipe — e isso só é possível quando todos seguem um líder — tanto que essa é a história do longa.

No entanto, durante o decorrer da trama, os próprios minions precisam aprender a liderar e a planejar o próprio futuro, o que não será uma tarefa simples, mas que rende bastante evolução e aprendizado para todos.

3. Considerar a intenção do outro

Minions é tanto um filme de família quanto um filme para a família. O que comprova isso é que os pequenos agentes a serviço do caos estão constantemente cuidando um do outro.

Mesmo quando alguém erra ou faz algo que não devia, eles levam em consideração não apenas o ato em si, mas a intenção por trás dele. Afinal, os minions sabem que eles são cheios de boa intenção, mas que arrumam confusão por onde andam!

4. Consumir mais bananas

Além do que já citamos, é impossível não abordar a paixão dos minions pelas bananas — e o incentivo que eles passam para a garotada consumir mais frutas. Esse é, de longe, o alimento preferido deles, sendo responsável por algumas das cenas mais divertidas da produção — por exemplo, quando Kevin, Stuart e Bob estão em alto mar e começam a enxergar banana em tudo. A criançada ri bastante nesse momento!

E olha, todo o amor que eles nutrem por essa fruta está longe de ser por acaso, viu? A banana é rica em potássio, magnésio e em vitaminas (em especial, a A, a B e a C). É por isso que ela ajuda a regular o apetite, aumenta a disposição, melhora a digestão e evita aquelas temíveis e incômodas cãibras. Não é para menos que há uma data especial para celebrá-la: 22 de setembro é o Dia da Banana. Bem legal, né?

E que tal juntar a criançada para fazer um delicioso milkshake de banana? Até preparamos a receita para ajudar você! Veja:

5. Ser positivo

Outra lição bem marcante no filme dos Minions é a positividade. Afinal de contas, os planos que a pessoa faz nem sempre dão certo. Isso também é válido para as expectativas que ela nutre em relação a algo. Às vezes, problemas e imprevistos acontecem e é preciso lidar com eles sem ficar triste ou abaixar a cabeça.

Os minions, aliás, sempre fazem isso. Na grande maioria das situações, as coisas não saem como eles querem — e olha que eles tentam (e muito!). Apesar disso, eles estão sempre prontos para mudarem o curso e darem a volta por cima.

6. Divertir-se com as coisas simples

Os minions são criaturas sempre prontas para se divertir e aproveitar a vida. Tudo de que precisam é uma boa companhia para se aventurar e se entreter. Com isso, eles ensinam como as coisas simples são o que realmente importa, contribuindo para ficarmos felizes e criarmos boas memórias.

Não há como negar que as crianças vão se inspirar nesses seres superamarelos para dar cada vez mais valor à amizade, à família e ao contato com a natureza.

7. Aprender com os desafios

Desafios não faltam na vida dos minions. Nesse longa, por exemplo, eles precisam encontrar um novo chefe o quanto antes, já que perderam todos os outros ao longo da história por serem muito atrapalhados e agora correm risco de extinção.

É justamente aí que Kevin, Stuart e Bob decidem embarcar em uma missão ao redor do mundo para acharem o melhor vilão de todos. No entanto, até atingirem esse objetivo, eles vão passar por desafios que sequer imaginavam. A cada superação, eles aprendem mais sobre si mesmos e sobre o quanto podem ir mais longe quando estão juntos e se apoiando.

8. Ser gentil

Por fim, não podemos deixar de citar o ensinamento de ser gentil com todos. Durante o longa desses pequenos seres, vemos como eles estão constantemente observando quem está ao redor e como se sente. Afinal, há quem tenha dias ruins pelas mais diversas circunstâncias e isso faz parte da vida, não é mesmo?

Porém, ao notar alguém mais abatido ou quietinho, os minions não perdem tempo: imediatamente, tratam de animar o companheiro e mostrar o carinho que um sente pelo outro. O objetivo é simples: só parar quando arrancar uma boa gargalhada do amigo e deixá-lo animado para o que o futuro reserva.

Deu para ver como há importantes lições do filme Minions, não é mesmo? Por isso, vale a pena assistir com as crianças e depois conversar com elas a respeito desses aprendizados sobre comportamento, respeito e empatia. Assim, as lições ficam ainda mais claras e fáceis de serem assimiladas na infância!

E, se depois da sessão cinema, a turminha quiser brincar, já sabe: é só conferir a nossa lista de brincadeiras para fazer no quarto e reunir toda a família!

Posts relacionados

Deixe um comentário