8 filmes de dinossauros para maratonar!

6 MINUTOS DE LEITURA
1645
criança segurando dinossauro de brinquedo representando filmes de dinossauros

Os filmes de Dinossauros trazem à vida criaturas majestosas que habitaram a Terra antes dos seres humanos. Alguns são recheados de ação e suspense, outros trazem diversão e até lições de vida.

Considerados os maiores animais que já existiram, os dinossauros viveram durante a Era Mesozoica. Essas criaturas eram subdivididas em seis grupos que, ao todo, somavam mais de 700 milhões de espécies, incluindo o famoso Tiranossauro Rex, que brilhou muito nas telinhas ao longo dos anos. 

Nesse caminho, se tem interesse e quer se aprofundar no universo dos répteis gigantes, você não pode deixar de conferir nossa lista com 8 filmes de dinossauros. Continue a leitura e aproveite! 

1. Jurassic Park – Parque dos Dinossauros (1993)

Não é possível começar uma lista sobre dinossauros nas telinhas, sem citar o piloto da franquia de filmes Jurassic Park. Dirigido por Steven Spielberg, o longa tem como cenário um parque de diversão construído pelo milionário John Hammond e habitado por dinossauros extintos há milhões de anos e criados em laboratórios.

Tudo se complica quando, durante uma visita feita por um grupo de paleontólogos, há uma queda de energia, o que faz todos esses predadores ferozes ficarem à solta. A história marcou o cinema e resultou na produção de uma franquia com mais quatro filmes, incluindo Jurassic World.

2. Os Dinossauros Voltaram (1993)

Diferentemente da proposta de Spielberg, a animação Os Dinossauros Voltaram, dos diretores Phil Nibbelink, Ralph Zondag e Simon Wells, traz criaturas menos agressivas à vida. A história começa quando o Capitão New Eyes viaja no tempo e alimenta os dinossauros com o cereal Brain Grain (“Grão do Cérebro” em português), o que torna os animais inteligentes e não violentos. 

Assim, as criaturas passam a sentir empatia e concordam em ir ao presente realizar os desejos das crianças de Nova York. É quando caem em uma grande aventura e conhecem o irmão malvado do Capitão New Eyes: Professor Screw Eyes.

3. Os Flintstones (1994)

Apesar de não estar na categoria “filmes de Dinossauros”, o live action de Os Flintstones tem como cenário a pré-história. Nele, esses animais estão constantemente presentes como bichinhos de estimação ou parte da mobília. 

Dirigido por Brian Levant, o longa é baseado na série animada homônima, produzida na década de 1960. Assim, ele narra mais uma das aventuras dos casais Fred e Wilma Flintstone, Barney e Betty Rubble. 

4. Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (2015)

A história de Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros se passa 22 anos após o Incidente Ilha Nublar, que aconteceu durante o original Jurassic Park. O filme foi dirigido por Colin Trevorrow e também usa um parque como cenário principal. 

Entretanto, ao contrário do filme Parque dos Dinossauros, o longa traz uma surpresa: a presença de um dinossauro híbrido, a vilã Indominus Rex, que possui o DNA de outros dinossauros perigosos e animais da atualidade, o que coloca em risco a vida de todos na Terra.

5. Dinossauro (2000)

Dirigido por Ralph Zondag e Eric Leighton, o filme Dinossauro apresenta ao público Aladar, um adorável dinossauro iguanodonte criado por uma família de lêmures. A aventura se inicia quando meteoros começam a cair na Terra, transformando o que era verde em um triste e perigoso deserto. 

Assim, em companhia da família, Aladar se junta a um rebanho de herbívoros e começa a caminhar em direção a um novo lar. Durante o percurso, ele se depara com predadores perigosos e precisa descobrir formas para sobreviver até chegar a uma área com água e vegetação abundante.

criança brincando com dinossauro de brinquedo representando filmes de dinossauros

6. Em Busca do Vale Encantado (1988)

Quem procura filmes de dinossauros infantis vai amar Em Busca do Vale Encantado. Com direção de Don Bluth, o longa é considerado o primeiro da maior franquia de animações com esse gênero.

O enredo apresenta um jovem braquiossauro chamado Littlefoot que, devido às condições do período, repentinamente se vê sozinho e começa a procurar pelo lendário Vale Encantado. No caminho, ele encontra quatro jovens dinossauros que concordam em acompanhá-lo na jornada e viver diferentes aventuras. 

7. O Bom Dinossauro (2015)

Se a ideia é garantir uma boa lição de vida enquanto maratona filmes de dinossauros, O Bom Dinossauro, do diretor Peter Sohn, é um longa que não pode faltar na sua lista. No filme, conhecemos o animado dinossauro Arlo, que vive com a família na Terra, em uma realidade em que a extinção da espécie não aconteceu.

No decorrer das cenas, Arlo passa por um evento traumático que o faz partir rumo a uma jornada inesquecível. Em meio às aventuras, o jovem dinossauro faz uma amizade improvável com um menino chamado Spot.

8. A Era do Gelo 3 (2009)

Apesar de estarem presentes indiretamente em todos os filmes da franquia A Era do Gelo, é no terceiro longa, dirigido por Carlos Saldanha, que os dinossauros efetivamente aparecem na vida de Sid, Diego, Manny e família. 

Tudo acontece quando Sid rouba ovos de dinossauro e faz todos os amigos entrarem em um mundo subterrâneo misterioso para resgatá-lo. Durante a missão, eles se deparam com diversas criaturas, incluindo predadores vorazes que estão em busca do “dinossauro” Buck. 

+ Toy Story (1995)

Para completar a lista com os melhores filmes de dinossauros, não podíamos deixar de fora a inesquecível animação Toy Story. Com direção de John Lasseter, o longa é o primeiro de uma franquia com, até o momento, quatro filmes e narra as aventuras dos brinquedos de um garoto chamado Andy.

Entre os personagens, estão o famoso Xerife Woody, o astronauta Buzz Lightyear, o cachorro salsicha feito de mola Slinky e o queridinho tiranossauro Rex — um brinquedo carismático e meio estabanado, com pequenas mãos de T-Rex, que nos rende altas gargalhadas.

Ative já seu #ModoBrincar! 

E aí, gostou das indicações e já sabe quais filmes de dinossauros maratonar durante os dias de folga? Que tal usar o tempo livre para conferir mais dicas sobre filmes e novidades aqui no blog? Ative seu #ModoBrincar e aproveite.

Ver mais brinquedos incríveis

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *