Confira 5 dicas para o fortalecimento de vínculos entre pais e filhos

5 MINUTOS DE LEITURA
2459
Fortalecimento de vínculos entre pais e filhos||
Pai dança com filhos na sala-de-estar

O fortalecimento de vínculos entre pais e filhos é fundamental para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e emocionais. É por meio de um ambiente seguro e envolvente que os pequenos se sentem mais fortes e confiantes para encarar todas as situações.

Nesse sentido, o fortalecimento do vínculo familiar é recompensador e tem um potencial de se transformar em uma grande riqueza para as crianças no futuro. Pensando nisso, o blog Modo Brincar trouxe com a importância dessa ligação e dicas para fortalecê-la. Confira!

Conheça a importância do vínculo com as crianças

Você lembra da última vez que planejou alguma atividade em família? Desde interações diárias, como conversas, até algo mais elaborado, como uma viagem: tudo pode contar para o desenvolvimento infantil. Além disso, esse vínculo é extremamente importante para que os pequenos se sintam amparados e seguros dentro do ambiente familiar.

O fortalecimento de vínculos entre pais e filhos é parte essencial da parentalidade consciente. Nesse sentido, os adultos devem ter em mente que construir uma conexão baseada em amor, confiança e zelo é algo que vai beneficiar a criançada pelo resto da vida, principalmente quando estão longe da família.

Como passar um tempo de qualidade com a criançada?

Sabendo da importância do vínculo afetivo familiar, tenha em mente que esse tempo com as crianças deve ter a atenção totalmente focada nelas. Isso significa desconectar-se de telas e de outros possíveis estímulos visuais. Essa ação é importante até para ensiná-las sobre os momentos certos para estar on-line na rotina.

Esses momentos devem acontecer diariamente, para que tenham um impacto positivo para os pequenos que, emocionalmente, buscam a validação contínua dos pais. Então, curtir alguns programas de televisão, filmes ou mesmo jogos em família pode ser um ótimo convite para conexões familiares.

Sabendo o que é vínculo familiar, lembre-se de que esse processo de fortalecimento deve ser feito de maneira contínua. Isso quer dizer que é um trabalho a ser reforçado, para que tenha o melhor impacto no desenvolvimento das crianças. As atitudes podem parecer simples, mas têm efeitos incríveis a longo prazo.

mãe e filha sorrindo uma para outra enquanto leem juntas em cima da cama representando o fortalecimento de vínculos entre pais e filhos

Confira 5 dicas para o fortalecimento de vínculos entre pais e filhos

Na correria do dia a dia, a ligação entre pais e filhos pode ficar em segundo plano. Ainda que desafiador, esse pode ser o momento ideal para que esses vínculos sejam priorizados. Separamos aqui algumas dicas de atividades para fortalecê-los.

1. Leia para as crianças

A leitura é essencial para o desenvolvimento dos pequenos, já que estimula a imaginação e ajuda na alfabetização. Por isso, aproveite para inserir a leitura no ritual do sono ou em outro momento do dia da criança. Uma dica é montar um clube do livro em família e marcar reuniões para discutir o que todos acham da obra.

2. Cante e dance

A música é uma companheira para todas as idades, não é mesmo? Uma das atividades mais divertidas para o fortalecimento de vínculos entre pais e filhos é dançar e cantar em diversos momentos do dia. Pode ser uma playlist com hits infantis ou não. O que importa é que todos se divirtam em família!

3. Demonstre afeto

Demonstrar afeto nunca é demais, sabia? Conhecendo o papel do vínculo afetivo no desenvolvimento infantil, já dá para perceber que abraços, beijos e carinhos espontâneos terão um efeito superpositivo na criançada. Nesse sentido, também é importante vocalizar o amor pelos pequenos de forma constante. Isso fará com que se sintam seguros e amados, além de ensiná-los a demonstrar seus sentimentos.

4. Compartilhe o seu dia

Você sabia que a criançada tem muito interesse na rotina dos adultos? É algo muito comum em todas as idades, principalmente nas fases em que os pequenos tendem a imitar os pais, avós, tios, entre outros. Por isso, compartilhar mais sobre o seu dia a dia, o seu trabalho ou a sua infância é uma ótima maneira de fazer o fortalecimento de vínculos entre pais e filhos.

5. Auxilie nas atividades

Auxiliar os pequenos nas atividades do dia a dia é outra maneira de fazer o fortalecimento de vínculos entre pais e filhos. Você pode ajudá-los no dever de casa, a montar um quebra-cabeças, a arrumar o quarto ou qualquer outra tarefa. Essa atitude demonstra muito carinho e coloca os adultos como uma referência que vai mostrar os caminhos para cada ação.

Viu só? O fortalecimento de vínculos entre pais e filhos é um assunto muito importante e que deve ser aplicado na rotina da criançada. Para continuar aprendendo sobre o universo infantil, confira nosso conteúdo sobre a importância do pai no desenvolvimento da garotada.

Ver mais brinquedos incríveis

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *