Fotografia infantil: dicas infalíveis para capturar momentos importantes

6 MINUTOS DE LEITURA
2892
fotografia infantil

A fotografia infantil é uma ótima maneira de eternizar as fases de crescimento dos pequenos. Afinal, cada conquista é um momento especial, que merece ser registrado. As fotos viram lembranças da infância, que podem ser revisitadas a qualquer momento da vida.

O blog Modo Brincar reuniu um guia com oito dicas para tirar ótimas fotos infantis em aniversários, eventos da escolinha ou até atividades do dia a dia. Confira mais sobre o assunto e prepare a câmera!

1. Monte um cenário

Para um ensaio fotográfico infantil, o primeiro passo é criar um cenário. Você pode escolher um tema, como contos de fadas, super-heróis ou personagens favoritos. Envolva a criança na montagem, permitindo que ela contribua com ideias e se divirtam no processo.

Independentemente da temática, é importante escolher um espaço confortável para a criança, especialmente se ela estiver em um grupo grande. Alguns cenários fotográficos infantis comuns são parques de diversão, praças, bosques, praias, hotéis-fazendas, estúdios ou casas.

Tente optar por roupas de cores diferentes do cenário para não prejudicar a qualidade das fotos. Evite vestir a criança de verde em meio à natureza para ela não se camuflar na paisagem, por exemplo.

2. Transforme o ensaio em uma brincadeira

No ensaio infantil, a criatividade é o ponto principal. Pedir para a criança ficar parada e fazer poses pode ser entediante e tirar a naturalidade das fotos. Em vez disso, transforme o ensaio em uma brincadeira. 

A dica é incluir brinquedos e itens lúdicos, que captam a atenção do pequeno e o fazem interagir. Outra opção é investir em fantasias. Afinal, nada mais lúdico que o faz de conta! O mais legal é que esses itens de moda podem combinar com o tema do ensaio. 

Entre as ideias de ensaio fotográfico infantil, a inclusão de balões, bolinhas de sabão, confetes, serpentinas e brinquedos favoritos da criança também é uma excelente maneira de tornar a sessão mais divertida e envolvente.

3. Crie uma trilha sonora

Uma maneira encantadora de adicionar um toque especial aos ensaios fotográficos infantis é incorporar música. As canções favoritas da criança podem inspirar sorrisos, danças espontâneas e momentos de alegria, que resultam em fotos cheias de vida e personalidade.

Para isso, é importante criar uma playlist com músicas que a criança adore e se encaixem no clima do ensaio. As melodias não apenas criam um ambiente descontraído e divertido, mas também podem ajudar a estabelecer o ritmo e a energia da sessão fotográfica.

Por exemplo, se o ensaio for realizado em um parque, músicas alegres e animadas podem ajudar a criar diversão. Já em um ensaio fotográfico infantil em estúdio, músicas suaves e relaxantes podem ajudar a criar uma atmosfera calma e tranquila.

4. Tenha paciência

O álbum de fotos infantil não precisa ser perfeito. Não adianta pressionar ou até forçar a criança a tirar as fotos. Tudo deve ser feito de maneira natural e confortável. Afinal, os cliques ficam muito mais incríveis quando o pequeno está à vontade. 

É importante respeitar o limite dele e observar possíveis sinais de irritação ou cansaço. Se ele não estiver gostando do cenário, converse e pense em alternativas para deixá-lo mais confortável. 

Para garantir que a criança esteja alimentada e cheia de energia, uma dica é fazer um piquenique e tirar fotos da ocasião. O smashcake, uma tendência crescente na fotografia infantil, é outra maneira encantadora de capturar a reação genuína do pequeno ao experimentar um bolo de aniversário pela primeira vez.

fotografia infantil

5. Aproveite momentos em grupo

A fotografia de festa infantil, eventos escolares e almoços em família traz lembranças de dias muito felizes. Por isso, uma dica valiosa é aproveitar esses momentos e fazer alguns cliques de maneira natural.

A fotografia de aniversário infantil registra um momento especial da infância, que passa muito rápido. É uma lembrança que a família pode guardar para sempre e compartilhar com as próximas gerações.

Ocasiões assim inspiram reações genuínas. Além disso, por estar tão entretido na atividade ou no evento, o pequeno pode nem perceber que está sendo fotografado. Porém, se notar que ele não está se sentindo confortável com os cliques, pause a sessão.

6. Tenha uma boa iluminação

Quem ama fotografia sabe que a iluminação é o segredo para conseguir ótimos resultados. Boas câmeras, tanto de celulares quanto aparelhos específicos, captam imagens de qualidade, mas aliadas a uma boa luz, deixam os momentos eternizados ainda mais bonitos.

Uma dica para a fotografia infantil é apostar em cenários com fundo em tons escuros. Se preferir aproveitar a iluminação natural, tente fazer a sessão logo pela manhã. Também vale usar alguns gadgets que podem trazer mais luz às fotos, como a ring light. 

7. Seja rápido

As crianças estão sempre em movimento. Por isso, você precisa ser rápido na hora de tirar as fotos, principalmente quando elas estiverem em grupo, em eventos escolares e aniversários. Um truque bacana é observar a movimentação da criançada antes dos cliques e entender para que lado virar a câmera.

Fotos com pose são legais, mas os retratos espontâneos ganham o coração de todo mundo. Por isso, tente ser discreto e deixar os pequenos se sentirem livres para captar imagens incríveis. Outra dica interessante é ficar na altura das crianças para as fotos terem boa perspectiva.

Algumas ferramentas na câmera do celular permitem estabilizar as imagens. Elas são boas alternativas para fazer a fotografia infantil em movimento. Tire várias fotos e analise quais ficaram melhores para o álbum.

8. Incentive a fotografia na infância

Você conhece a importância da fotografia na educação infantil? Ao dar uma câmera na mão do pequeno, você pode ajudá-lo a explorar o mundo ao redor, expressar a criatividade e desenvolver as habilidades cognitivas. Uma sugestão é escolher câmeras especialmente projetadas para crianças, leves, coloridas e fáceis de usar. 

Incentive a captura de coisas diferentes, como objetos, pessoas, animais e paisagens. Exemplos de atividades com fotografia na educação infantil são retratos de amigos, familiares e até de si. 

Blog Modo Brincar: conteúdo completo sobre o universo infantil

Agora que você conhece oito dicas para captar momentos do dia a dia ou eventos importantes por meio da fotografia infantil, está na hora de pegar a câmera e criar memórias incríveis. 

Enquanto você está aqui, não deixe de conferir outros conteúdos do blog Modo Brincar. Os artigos abordam sobre maternidade, brincadeiras, desenvolvimento, brinquedos e muito mais.

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *