Conheça a história do Coringa, o grande rival do Batman

6 MINUTOS DE LEITURA
1906
Imagem de uma criança fantasiada de Batman

Quem já assistiu filmes e desenhos ou leu alguma HQ sobre o Batman sabe que seu maior rival é o Coringa. Ele é um dos vilões mais famosos das histórias de heróis e foi interpretado por vários atores nas telonas. Mas você sabe qual é a história do Coringa?

O Blog Modo Brincar preparou uma biografia do Coringa para que você possa conhecer melhor esse vilão tão icônico. Por aqui, vamos contar a sua origem, em quais filmes ele aparece, quais atores o interpretaram e com quais personagens ele está conectado. Confira! 

Qual é a origem do Coringa?

Embora seja o maior rival do Batman, a origem do Coringa é um dos mistérios dos quadrinhos. Ao longo de mais de 70 anos de existência, o vilão teve várias histórias que explicavam seu ódio pela cidade de Gotham e como se tornou a personalidade que era. 

Sua aparição inicial foi na primeira edição da HQ do seu inimigo, Batman. Ele foi retratado como um homem lunático que matava as pessoas com soro que as deixavam com um sorriso fixo no rosto. O visual icônico foi baseado no personagem Gwynplaine, do filme O Homem que Ri

A primeira história do Coringa que abordou sua origem veio em 1951. Em O Homem do Capuz Vermelho, Batman vai dar aula em uma universidade e conta um caso que ele não conseguiu resolver. Nele, um assaltante que o personagem perseguia em uma fábrica de baralhos caiu em um tonel com produtos químicos e sumiu. No final, revela-se que o criminoso era Coringa.

Mesmo com essa HQ, nenhuma história é mais aceita como origem do vilão do que a retratada em A Piada Mortal. Lançada em 1988, é uma das HQs mais famosas do Batman e do Coringa, sendo republicada várias vezes durante os anos. Por isso, vamos dar uma atenção especial a ela.

A Piada Mortal

Criada por Alan Moore e Brian Bolland, a história acompanha um comediante fracassado que é contratado pela máfia para roubar a usina nuclear em que trabalhava. Usando um capuz vermelho, ele tenta completar o crime, mas é parado por Batman. A briga faz com que ele caia em um tonel químico.

Essa queda muda para sempre a aparência e a personalidade do comediante. Embora parecida com a história de O Homem do Capuz Vermelho, A Piada Mortal dá mais camadas ao Coringa, contando sobre seu fracasso na comédia e sobre a morte da sua esposa. 

A Piada Mortal aposta na ideia de que um “dia ruim” pode mudar para sempre a vida de uma pessoa. Bruce Wayne perde os pais e se torna o Batman. Coringa se torna o que é depois do roubo mal-sucedido. Essa HQ, embora não seja a única origem do vilão, é considerada uma das mais “oficiais” e inspirou adaptações no cinema.

Imagem de um boneco do Batman e do Coringa

Quais são as principais relações do Coringa?

A história do Coringa e do Batman é, com certeza, uma das principais relações do vilão. Os dois se enfrentam em diversas ocasiões, e o homem-morcego percebe que o inimigo não é como os outros bandidos que ele enfrentou. Coringa é um agente de caos e sempre deixa Gotham em estado de medo e confusão.

Bruce não é o único que conhece de perto o Coringa. Arlequina, conhecida também como Harleen Quinzel, se apaixona pelo vilão e acaba se tornando uma de suas vítimas. A garota sofre muito nas mãos do criminoso, mas por estar em uma relação abusiva, acredita que o que ele faz está certo.

Coringa também tem uma relação de oposição contra o Comissário Gordon, um dos principais aliados do Batman na polícia de Gotham. Em A Piada Mortal, ele chega a fazer mal para a filha do policial, Barbara Gordon, que por muito tempo foi a BatGirl, outra personagem famosa do mundo do homem-morcego.

Conheça algumas adaptações do vilão fora dos quadrinhos

Para conhecer melhor a história do personagem Coringa, você pode acompanhar todas as adaptações em que o vilão já apareceu. Por aqui, trouxemos cinco exemplos que fazem sucesso entre os fãs do Batman.

1. Batman (1989)

O filme Batman, de 1989, é dirigido por Tim Burton, um diretor conhecido por sua visão excêntrica e única dos personagens. Nessa história, o vilão é interpretado por Jack Nicholson, e sua origem possui similaridades com A Piada Mortal. O detalhe que chama a atenção é que Coringa matou os pais de Bruce Wayne antes de se tornar o vilão que é hoje.

2. Batman: A Série Animada (1992-1995)

Se você sabe qual é a história do Coringa, certamente se lembra da série animada que deu um novo visual e uma nova voz ao supervilão. Em Batman: A Série Animada, Mark Hamill (o Luke, de Star Wars) dubla o personagem e se tornou uma das versões mais icônicas. A série tem 85 episódios e está disponível no HBO Max.

3. Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)

Se você perguntar o filme preferido de alguns fãs de Batman, ouvirá esse nome várias vezes. O Coringa desse longa, interpretado por Heath Ledger, é considerado por muitos o melhor dos cinemas. Ele inclusive ganhou um Oscar póstumo por fazer o vilão. Na história, o criminoso assume o papel de agente do caos e aterroriza Gotham.

4. Esquadrão Suicida (2016)

O Esquadrão Suicida foi um filme muito controverso entre os fãs da DC Comics, principalmente por se dispor a retratar um pouco da história do Coringa e da Arlequina. No longa, o vilão é interpretado por Jared Leto e tem um visual mais urbano e bem diferente das adaptações anteriores. Apesar da controvérsia, Margot Robbie, que fez a Arlequina, se tornou uma das preferidas do público.

5. Coringa (2019)

Joaquin Phoenix assumiu o manto do vilão para o seu filme solo. Nele, a história do Coringa muda um pouco, e nós acompanhamos a jornada que leva o personagem a se tornar um criminoso. O longa foi um sucesso e rendeu um Oscar de Melhor Ator a Joaquin.


Pronto! Agora você já conhece a história do Coringa e algumas adaptações para maratonar. Aproveite que está por aqui e confira as atividades do universo da DC Comics que o blog Modo Brincar disponibiliza. Assim, a criançada poderá se divertir com seus heróis preferidos!

Ver mais brinquedos incríveis

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *