O novo filme do super-herói amigo da vizinhança está para chegar nas telonas. Além de ser uma ótima opção de entretenimento com a garotada, a saga do personagem também ensina valiosas lições para quem o acompanha, assim como os filmes da Disney. Ainda não conhece a história do Homem-Aranha?
Continue a leitura e descubra como surgiu o personagem, de que maneira ele ganhou superpoderes e a trajetória de sucesso do aracnídeo mais querido dos cinemas. Boa leitura!
Conheça a história do Homem-Aranha
Antes de se tornar o Homem-Aranha, Peter Parker levava a vida de um adolescente comum. Criado pelos tios após ficar órfão quando ainda era um bebê, Peter passou a se interessar por tecnologia e ciência desde cedo. Por conta de sua timidez e inteligência, não demorou para ser alvo de bullying na escola.
A vida do jovem mudou ao ser picado por uma aranha radioativa durante uma demonstração sobre manejo nuclear na escola. A partir de então, Peter ganha superpoderes relacionados ao animal, como:
- lançamento de teias;
- escalar paredes;
- capacidade de prever o perigo (Sentido Aranha);
- força e resistência;
- super agilidade e velocidade.
Ao receber esses poderes, Peter percebe que também ganhou grandes responsabilidades e decide utilizá-los para ajudar as pessoas em situações de perigo. Assim, em vez de acertar as contas com aqueles que viviam fazendo bullying com ele, o jovem cria o famoso traje do Homem-Aranha e se transforma no super-herói que conhecemos.
Além de não ser fácil a vida de herói, enfrentando grandes vilões e vivendo incontáveis aventuras, Peter ainda precisa lidar com outras preocupações e responsabilidades do seu cotidiano, como arrumar um emprego, pagar as contas e ir bem nos estudos.
Saiba de onde surgiu o herói
Agora que você já conhece melhor a história do Homem-Aranha, que tal conhecer como surgiu esse icônico personagem? Tudo teve início dos anos 60, quando a editora de quadrinhos americana Marvel estava em busca de um herói para competir no mercado com sua rival DC (produtora de Superman, Batman, entre outros).
Foi então que o nova-iorquino Stan Lee teve a brilhante ideia de criar um personagem capaz de se identificar com os jovens leitores. Assim surgiu o Homem-Aranha, um adolescente que enfrenta problemas e dilemas típicos da idade, mas que usa sua identidade secreta e seus superpoderes para ajudar as pessoas.
Veja a trajetória do Homem-Aranha nos cinemas
Criado para os quadrinhos, o Homem-Aranha se transformou em um dos heróis mais populares do planeta. Não era de se esperar que suas histórias também fizessem sucesso em adaptações para o cinema, não é mesmo?
No total, o herói tem 11 filmes, o que inclui participações em produções de outros super-heróis. Os 3 primeiros foram protagonizados por Tobey Maguire, 2 pelo ator Andrew Garfield e 5 por Tom Holland (sendo 3 com os Vingadores), além de uma animação. A seguir, conheça a ordem de lançamento nos cinemas:
- Homem-Aranha (2002);
- Homem-Aranha 2 (2004);
- Homem-Aranha 3 (2007);
- O Espetacular Homem-Aranha (2012);
- O Espetacular Homem-Aranha 2 (2014);
- Capitão América: Guerra Civil (2016);
- Homem-Aranha: De Volata ao Lar (2017);
- Vingadores: Guerra Infinita (2018);
- Homem-Aranha no Aranhaverso (2018);
- Vingadores: Ultimato (2019);
- Homem-Aranha: Longe de Casa (2019).
O próximo filme do Homem-Aranha com Tom Holland já tem data de estreia nos cinemas brasileiros: 16 de dezembro de 2021. Nesse terceiro filme do atual aranha, Peter vai precisar encarar as consequências de ter sua identidade revelada ao mundo — fato ocorrido no final do segundo filme.
Além disso, a nova história do Homem-Aranha nos cinemas vai contar com a presença de novos e poderosos vilões, o que vai render cenas de ação e aventura para fã nenhum botar defeito!
Curtiu saber mais sobre o universo do Homem-Aranha? Aproveite e confira nosso artigo sobre como os heróis da Marvel podem servir de exemplo para ensinar trabalho de equipe para os pequenos.