Veja os benefícios das histórias com fantoches para educação infantil

6 MINUTOS DE LEITURA
478
histórias com fantoches para educação infantil|
Mãe e filho brincam com fantoches

Você já parou para pensar sobre a importância das histórias com fantoches para educação infantil? Além de divertir e entreter a garotada, essa atividade favorece a interação e ainda ajuda no desenvolvimento de importantes habilidades. Por esse motivo, nada melhor do que incluir a modalidade de contação de histórias no dia a dia dos pequenos.

Neste artigo, você poderá conhecer 5 benefícios de usar fantoches com as crianças. Aproveite e confira ideias para criar histórias com esses personagens na educação infantil, deixando a brincadeira mais participativa e lúdica. Vamos lá?

Os benefícios de trabalhar as histórias com fantoches com as crianças

Os fantoches são grandes aliados quando o assunto é estimular as habilidades dos pequenos. A seguir, conheça 5 benefícios que essa atividade pode proporcionar nessa fase da vida.

Ajuda a desenvolver a criatividade

Em primeiro lugar, a contação de histórias é fundamental para o desenvolvimento da imaginação e também da criatividade na infância. O mesmo acontece em relação às que fazem o uso de fantoches, pois estimulam a capacidade dos pequenos de inventar os personagens, os cenários, e conhecer outros mundos.

Deixar a criatividade rolar solta traz muito mais benefícios do que apenas divertir a garotada. O desenvolvimento dessa habilidade permite que a criança aprenda a lidar melhor com as situações do dia a dia, encontrar meios para resolver problemas e também é importante para sua autoidentificação.

Contribui para a alfabetização

Outro benefício das histórias com fantoches para educação infantil é que elas também são importantes ferramentas no processo de alfabetização. Afinal, ouvir as histórias sendo contadas com a ajuda do estímulo visual, prendendo ainda mais a atenção da criança e ajudando-a a conhecer novas palavras e expressões.

Além disso, após interagir com os fantoches, é comum que desperte nos pequenos o desejo de buscar por novas aventuras nos livros infantis. Essa interação com a linguagem escrita acaba facilitando o aprendizado da leitura.

Ajuda a desenvolver o gosto pela leitura

Fazendo um gancho com o tópico anterior, as histórias com fantoches não apenas ajudam na alfabetização, mas também a criar gosto pela leitura. Isso porque as histórias contadas em voz alta com o uso de bonecos provocam uma experiência prazerosa nas crianças, que se sentem mais curiosas em conhecer sobre aquele universo de fantasia nos livros.

Melhora o aprendizado

Quando uma história é contada para os pequenos, eles a compreendem do seu próprio jeitinho, fazendo uma “leitura” daquele mundo onde a aventura se passa. Como resultado, eles passam a interpretar melhor as situações que acontecem à sua volta, beneficiando o aprendizado no geral.

E não para por aí! Os diálogos entre os fantoches prendem a atenção da garotada, o que ajuda a aumentar a capacidade de concentração infantil. Além disso, essa atividade também desenvolve a memória e pode até mesmo melhorar a interação de crianças que são mais tímidas.

Ensina valores

Contar histórias com bonecos leva a criança ao mundo da fantasia, ao mesmo tempo em que apresentam temas como alegria, tristeza, amor e angústias. Isso faz a criança refletir, ajuda na formação da sua personalidade e a trabalhar as emoções.

Lições como honestidade, tolerância e empatia são valores que estão presentes nos contos clássicos, sendo uma fonte importante de aprendizado desses e outros importantes valores para a vida dos pequenos.

Além disso, o uso de fantoches de animais, por exemplo, pode ajudar a ensinar sobre a fauna e a importância de cuidar do meio ambiente. Já os fantoches de pessoas podem servir para mostrar que é errado fazer bullying com outras crianças.

As ideias de histórias com fantoches para educação infantil

Já deu para entender mais sobre a importância do brincar na jornada das crianças, não é mesmo? Confira agora algumas dicas de como usar os fantoches da educação infantil!

Conte histórias em conjunto

Uma boa maneira de usar as histórias com fantoches para educação infantil é contá-las em conjunto com a garotada. Antes de começar, vocês podem definir os nomes dos personagens de cada um, qual será o tema do enredo (se vai ser inspirada em um conto de fadas ou inventada conforme for contada) e o cenário onde ela vai se passar. 

Em seguida, comece a contar a história e, quando chegar em um determinado ponto, pare e peça para que a criança continue de onde você parou. A troca de narrador segue até que a história seja concluída. Para que elas fiquem mais entretidas na brincadeira, o ideal é que a passagem de um narrador para outro seja feita a intervalos curtos.

Use a história dos livros favoritos das crianças

Sabe aquela história que a galerinha da casa adora ouvir ou assistir várias e várias vezes? Que tal usá-la como tema para fazer o teatrinho e, assim, ganhar de vez a atenção da criançada?

Pode ser desde um conto infantil clássico, como Os Três Porquinhos ou A Bela Adormecida, quanto personagens modernos, como a Peppa Pig e a Turma da Mônica. Sem dúvidas, vai fazer a alegria dos pequenos.

Cante canções

O uso de fantoches é um jeito perfeito para introduzir músicas infantis no universo dos pequenos. Por isso, que tal colocar os bonecos para cantarem junto com você durante as apresentações? Com certeza essa é uma ótima forma de prender a atenção e aumentar a diversão.

Interaja com o pequeno

Outra dica importante para a contação de histórias com fantoches é fazer com que a criança interaja com a história que está sendo contada. Esse envolvimento é fundamental para estimular o desenvolvimento, além de fazer com que ela participe mais da atividade. Para isso, faça brincadeiras e perguntas diretas usando os personagens.

Agora que você já conhece os benefícios das histórias com fantoches para educação infantil, que tal começar a montar o teatrinho e contá-las para a garotada? Além de comprar os personagens prontos, lembre-se de que também é possível criá-los usando materiais simples como tecido, cartolina ou papelão e uma boa dose de imaginação.

Quer conhecer outras maneiras de divertir as crianças enquanto elas aprendem? Leia nosso outro artigo sobre brinquedos que estimulam a criatividade infantil.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no google

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

Curiosidades dias das mães
785

Dia das Mães: curiosidades sobre a data e dicas para comemorá-la

Considerada uma das datas mais especiais do calendário, o Dia das Mães é a época do ano perfeita para reunir a família e celebrar a...
benefícios das atividades físicas para as crianças|benefícios das atividades físicas para as crianças
1503

10 benefícios das atividades físicas para crianças!

A prática de atividades físicas na infância é muito importante. Leia o nosso post agora mesmo e entenda os benefícios desse hábito!
pais com seus filhos abraçados comemorando o dia internacional da familia
0

Dia Internacional da Família: como curtir a data com as crianças

O Dia Internacional da Família é comemorado em 15 de maio e foi criado em uma Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em...
fases do desenvolvimento infantil: mãe oriental com seu filho sorrindo ao brincar
4950

Fases do desenvolvimento infantil: entenda e conheça melhor seu filho

Quer conhecer as fases da criança e conhecer ainda melhor seu filho? Então clique aqui agora mesmo e confira mais sobre o assunto!
Imagem de uma criança abraçando um cachorro
1821

Conheça 6 benefícios dos animais na educação infantil

Pensando em adotar um bichinho para as crianças? Veja por que essa é uma ótima ideia e quais os benefícios dessa decisão para o desenvolvimento infantil!
disputa entre beyblades em arena de batalha
0

Descubra o que é beyblade, como jogar e quais são os principais tipos

Se você é fã de mangás e animes, com certeza, já sabe o que é beyblade. Vindo diretamente do oriente, este brinquedo conquista gerações e...