6 dicas para ser produtivo no home office com crianças em casa

6 minutos para ler

Ficar com as crianças em casa pode ser um desafio para quem trabalha em home office. Afinal, para a turminha, é uma oportunidade de ter a família por perto e a brincadeira não para. Como isso pode dificultar a entrega de tarefas, é fundamental se preparar.

Em determinadas situações, como recessos, feriados e quando a escola tem algum evento e precisa parar, a presença da molecada em casa é uma realidade. Também é o que acontece quando surgem emergências de saúde pública, como o caso da quarentena para reduzir o contágio do COVID-19 ou Coronavírus. Logo, é necessário pensar em formas de conciliar o trabalho e o cuidado com a turminha.

A seguir, separamos 6 dicas para manter o seu desempenho no home office com crianças. Confira!

1. Tenha um local de trabalho

O passo principal para que o home office com crianças dê certo é ter um local específico para a sua atividade. O ideal é que seja um espaço silencioso e tranquilo da casa, porém, nem sempre é possível. Então, vale a pena adaptar!

No caso de as crianças serem maiores, dá para trabalhar em um cômodo separado enquanto elas fazem outra atividade. Com as menores, é importante escolher um local que dê para ver o que elas estão fazendo.

Se você não tiver um cômodo só para o home office, é possível até trabalhar na mesa de jantar. Porém, é essencial explicar para a turminha que ali é o seu espaço — e isso vai evitar relatórios e agendas rabiscadas, pode acreditar.

Para que as crianças entendam, faça suas tarefas sempre no mesmo local. Além disso, mantenha a mesa organizada a fim de facilitar o seu dia a dia e não criar bagunça.

2. Separe um tempo de qualidade para as crianças

home office com crianças

Quando as crianças estão em casa, é normal que queiram atenção e chamem por você a cada 5 minutos. Afinal, para elas, é um momento diferente e adoram uma novidade, ainda mais se for uma possibilidade de estar com você.

Para que o dia corra sem problemas, é essencial reservar um tempo para a molecada. Assim, quando sua agenda estiver preenchida com uma tarefa urgente, não sentirá — tanta — culpa ao dizer: “agora não”.

Brincar com as crianças deve ser um momento de descontração e até mesmo um intervalo do trabalho para que você aproveite a presença delas em casa. Contar histórias, fazer bolhas de sabão, brincar de adivinhações e se envolver com jogos de acordo com a idade da turminha são apenas algumas opções.

Durante esse tempo de qualidade, não faça tarefas de trabalho e nem mexa no celular — o truque é ficar completamente disponível. Lembre-se de estabelecer um horário para a diversão e combine com as crianças antes.

3. Crie uma rotina

A maioria das pessoas imagina que o home office não exige rotina, mas tentar encaixar o seu trabalho em horários livres do dia ou na madrugada é sinônimo de problemas. É fundamental montar um planejamento diário com hora para acordar, almoçar, trabalhar e ficar com as crianças.

Para que todo mundo fique por dentro, vale fazer um quadro de horários e fixar em um local de destaque da casa.

Montar uma rotina ajudará na sua produtividade, já que trabalhar com prazos permite ter noção do quanto consegue fazer sem se atrapalhar. Além disso, a criançada também precisa de uma rotina para sentir segurança e se preparar para o próximo dia. Longe da escola, isso tem um destaque ainda maior.

Uma dica é repassar, na noite anterior, o que vocês farão no dia seguinte. É importante que todos em casa auxiliem na rotina para que ninguém fique sobrecarregado.

4. Organize atividades para a turminha

Deixar as crianças à toa é um convite para a bagunça. Por isso, é essencial pensar em atividades para elas. Quando sentem o tédio, é normal que comecem a fazer birra e, então, você terá que parar o trabalho para resolver a situação.

Portanto, organize brincadeiras interessantes para a turminha. Há alternativas para todas as idades e vale a pena preparar pelo menos 5 delas por dia, para evitar que as crianças enjoem.

É importante iniciar uma atividade por vez, para elas foquem a tarefa e não se distraiam após alguns minutos. Oferecer material de desenho exercita a criatividade e pode entreter a criançada por um longo período. Ao final da pintura, peça para que apresentem seus desenhos em um mural.

Você também pode investir em:

5. Estabeleça regras

Para que o home office com crianças funcione, é fundamental estabelecer regras. É preciso dar limites para manter a harmonia no lar e deixar claro que o seu momento de trabalho é importante.

Crianças menores podem ter dificuldade de entender restrições, mas com paciência e persistência é possível fazer dar certo. Torna-se essencial conversar com elas e deixar claro quais são as regras da casa.

Separamos algumas dicas para ajudar você:

  • não mexer no seu material de trabalho;
  • fazer silêncio enquanto você está ao telefone;
  • não atender o seu telefone;
  • pedir permissão antes de fazer algo;
  • bater na porta antes de entrar;
  • não interromper em momentos predeterminados.

Apesar das regras, é normal que não obedeçam em algumas ocasiões. Para lidar com isso, é fundamental não gritar ou se exaltar. Explique por que a criança não pode fazer determinada ação e tenha paciência para criar e reforçar esse combinado entre vocês!

6. Faça as adaptações necessárias

Só dá para saber o que funciona na sua realidade com a tentativa e erro. Nossas dicas são para que você comece a sua rotina. Porém, com o tempo, será preciso fazer ajustes.

Portanto, considere que a sua rotina pode — e deve — ser flexível, principalmente nos primeiros dias de home office com crianças em casa. Afinal, a turminha ainda estará em adaptação e precisará de compreensão.

Está tudo bem se não se interessarem pelas atividades pensadas no dia. Encare como uma chance de entender do que elas gostam mais e o que deve ser deixado de lado.

O mais importante é impedir que o estresse do seu trabalho sobre para as crianças. Se estiver em um dia cheio e com muitos problemas, é melhor explicar para elas que não está bem e contar com a compreensão mirim.

Trabalhar em home office com crianças em casa pode ser um desafio se não houver planejamento. Com paciência, carinho e jogo de cintura, dá para aproveitar esses dias na companhia delas sem deixar a produtividade cair.

Seja em momentos de lazer, seja no trabalho, venha conferir a lista de todas as listas para ficar com as crianças em casa!

Posts relacionados

Deixe um comentário