Homenagem ao Dia do Professor: 5 ideias para agradecer esse profissional que se reinventou em 2020

6 minutos para ler

Os mestres dedicam seu tempo e conhecimento a ensinar as pessoas. Por esse motivo, devem ser reconhecidos e valorizados. Neste ano, temos ainda mais razões para prestar homenagem ao Dia do Professor, já que esse profissional teve de se reinventar em um curto intervalo para não deixar a educação parar.

As comemorações dessa data incluem presentes, abraços e confraternizações. Entretanto, como celebrar e manifestar toda a gratidão em tempos de isolamento social por conta do novo coronavírus? É sobre isso que falamos neste post. Aqui, damos algumas ideias incríveis para você demonstrar todo carinho e agradecimento pelos professores dos pequenos. Continue a leitura e confira!

Qual é a importância dos professores?

Mais do que ensinar as disciplinas escolares, os professores são responsáveis por ajudar as crianças a entender o conceito de sociedade. Além disso, a troca de experiências faz com que o aluno tenha mais consciência e senso crítico. Dessa maneira, o estudante passa a enxergar a vida de modo mais amplo.

Os mestres precisam buscar formas de engajar os alunos na jornada do aprendizado. Para isso, utilizam materiais didáticos e muita criatividade para mergulhar as crianças no mundo da educação. Afinal, um professor carismático e instigante é capaz de captar a atenção dos estudantes e fazer com que as disciplinas sejam mais atraentes. Por tais razões e tantas outras, é que os professores são tão importantes na vida dos pequenos.

Quais foram os desafios enfrentados pelos professores em 2020?

Sabemos que a vida dos professores já não era fácil, mas, em 2020, eles enfrentam ainda mais desafios. Com o isolamento social, as crianças não puderam mais ir às escolas. Para que elas não ficassem sem o aprendizado, os professores tiveram que se adaptar rapidamente às novas condições para continuar ensinando.

Essas mudanças não foram fáceis, já que muitos profissionais não estavam familiarizados com aplicativos, câmeras e produção de conteúdo online. Fora isso, eles tiveram e continuam tendo de se reinventar para elaborar aulas interessantes e engajadoras, pois parte dos alunos se mantém resistente ao ensino à distância. Mesmo com todas essas barreiras, tais profissionais não desistiram e seguem cumprindo a sua missão de educar.

Qual é a origem do Dia do Professor?

Você já se perguntou o motivo pelo qual o Dia dos Professores é comemorado no dia 15 de outubro? Há uma razão para isso. Foi nessa mesma data, em 1827, que Dom Pedro I, o então Imperador do Brasil, fez o Decreto que deu início ao Ensino Elementar no Brasil.

Já em 1947, um professor teve a ideia de usar a data para um feriado em homenagem aos mestres, depois que colegas se organizaram para tirar um dia de folga e amenizar a estafa do período letivo. A sugestão foi bem-vinda, e mestre e alunos se reuniram para uma pequena confraternização. Anos mais tarde, em 1967, o dia foi oficializado como feriado nacional.

Como homenagear os professores nessa data?

homenagem ao dia do professor

Antes do isolamento social, era comum que escolas, alunos e pais fizessem homenagens ao Dia do Professor com confraternizações e presentes. Entretanto, este ano isso não será possível, pois a recomendação ainda é de evitar a aglomeração. Nesse caso, como demonstrar todo o reconhecimento e carinho aos mestres? Confira, a seguir, 5 dicas!

Powered by Rock Convert

1. Caneca personalizada

Quem não gosta de uma boa caneca de café? Até porque, nesses dias de home office, um cafezinho sempre vai bem para dar mais ânimo no dia. Então, você pode enviar uma caneca personalizada para o professor. Hoje em dia, é muito fácil encontrar sites que fazem essa personalização e entregam na casa do presenteado. É uma ótima opção de mimo, pois, além de lindo, é muito útil.

2. Planta

O professor é do tipo que gosta de plantas? Nesse período de isolamento social, muitas pessoas estão descobrindo o gosto pelo cultivo. Além de deixar a casa, o jardim e o quintal mais bonitos, cuidar de plantas pode trazer sensação de bem-estar, o que é muito importante, principalmente, nos últimos meses.

Você pode pedir para a floricultura entregar diretamente na casa do mestre. Não se esqueça de mandar um recadinho ou um desenho feito pelas crianças. Assim, a surpresa vai ser ainda mais emocionante.

3. Planner

O planner é um tipo de agenda com mais detalhes. Nele, é possível planejar o dia em várias etapas conforme o cotidiano, o que pode ajudar muito na rotina do professor, sobretudo nesta época de adaptação escolar. Existem diversos modelos, desde os online até os encadernados ou parecidos com grandes blocos de nota.

Inúmeras lojas também permitem a personalização do planner, com nome, temas e espaços específicos de descrição, possibilitando um presente superútil e legal.

4. Gostosuras

Uma das maiores alegrias de muita gente é, com certeza, ganhar comidas gostosas, como chocolates, bombons, tortas, bolos e, até mesmo, cestas de café da manhã. Afinal, os sabores, aromas e texturas dos alimentos podem nos dar bastante prazer.

Se você está em dúvida do que pode enviar para o professor, que tal alguma gostosura? Vinhos, cervejas artesanais e queijos também são uma opção agradável. Certifique-se de que o homenageado não tem nenhuma restrição alimentar antes de mandar entregar o presente.

5. Vídeo

As homenagens ao Dia do Professor não precisam se limitar a presentes físicos. Já percebeu que, quando uma criança quer presentear alguém, ela faz um desenho? Pois bem, você pode sugerir aos pequenos que desenhem ou pintem em uma cartolina, por exemplo.

Pode filmá-los durante o processo e pedir para que eles expliquem as figuras e digam coisas legais ao mestre. Depois, basta enviar o vídeo ao homenageado. Temos certeza de que tanto o professor quanto as crianças vão adorar!

A homenagem ao Dia do Professor é algo mais do que justo e merecido. Afinal, esse profissional é capaz de ensinar o seu filho a estudar com muita dedicação e carinho. Na pandemia, ele não mediu esforços para continuar o aprendizado. Por esse motivo, não deixe de ajudar os pequenos a demonstrarem sua gratidão ao mestre.

Gostou do nosso post? Então, aproveite que está por aqui e compartilhe-o nas suas redes sociais. Assim, mais pessoas poderão ficar por dentro das nossas dicas de Dia dos Professores.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário