Aprenda a importância do pai presente no desenvolvimento dos filhos

6 MINUTOS DE LEITURA
1542
importância do pai|importância do pai
Pai e filho na cozinha fazem almoço juntos

A figura paterna desempenha um papel de extrema relevância na vida das crianças. Mas isso é algo que provavelmente você já escutou por aí, não é mesmo? Na prática, a importância do pai no dia a dia dos pequenos pode ser percebida nos detalhes, entre sorrisos, brincadeiras e muito cuidado.

É por meio de momentos de atenção, interação e comprometimento que a vida da turminha se torna mais completa. Por isso, não é necessário idealizar um grande momento para que a integração aconteça de forma a trazer alegria para toda a família.

Amor tem a ver com presença, convívio e apoio. Por isso, vamos compartilhar alguns pontos que reforçam os motivos pelos quais o pai é tão significativo no desenvolvimento da garotada. Vamos lá?

Qual é a importância do pai presente?

Os momentos de união são definitivos para o desenvolvimento dos filhos. Para uma criança, a presença da figura paterna aconselhadora e comprometida contribui para uma geração de adultos mais segura e confiante.

Parece interessante? Pois saiba que existem pesquisas que indicam que crianças que crescem próximas aos pais alcançam melhores resultados relacionados às habilidades comportamentais.

O chamado “The Father Effect”, ou o Efeito Pai, reúne muitos benefícios conquistados quando ele participa ativamente na vida das crianças. Um ponto a ser destacado é que a presença não deve ser encarada apenas como o ato de assistir televisão juntos ou estar fisicamente perto.

Nessa hora, é necessário pensar em entrega e atenção. A importância do pai presente pode ser observada de algumas maneiras:

  • desenvolvimento cognitivo;
  • fortalecimento das habilidades interpessoais;
  • conquista da autoconfiança;
  • sensação geral de bem-estar e segurança.

Consegue imaginar como os pontos acima podem beneficiar toda a vida de uma criança? Em outras palavras, as pesquisas indicam que, no futuro, a turminha vai procurar se relacionar e se envolver com adultos que apresentam as mesmas características que os pais. Da mesma forma, vai replicar comportamentos percebidos no campo familiar.

Já pensou que as ações rotineiras da figura paterna vão contribuir muito para a formação do caráter de uma criança? Então, como se tornar mais presente no desenvolvimento dela?

Selecionamos algumas dicas simples de serem colocadas em prática para viver em harmonia e em uma família feliz.

Como se tornar mais presente na vida dos filhos?

importância do pai

Não é necessário uma grande mudança nos hábitos para ser ainda mais presente na vida de uma criança. É questão de adaptar um pouco a rotina e tentar trazer os pequenos para perto, sempre que possível.

Os laços são fortalecidos nas janelas de oportunidade que contribuem para a importância do pai. Até mesmo o home office com crianças pode ser transformador. O que isso significa, na prática? Que é preciso estar emocionalmente aberto e entregue para se relacionar com a galerinha — focando de maneira plena os momentos de interação.

Deixar de lado os aparelhos celulares e gadgets, desconectando ao menos em alguns breves momentos do dia, certamente, vai mostrar para os meninos e meninas o quão aberta uma pessoa está para se manter presente. Combinado?

Faça, ao menos, uma refeição diária junto deles

Os pequenos podem levar um tempo maior para realizar uma simples refeição. Mas isso é apenas um reflexo de um momento de aprendizado, em meio a sabores e texturas. Reunir a família na mesa, compartilhando histórias e brincadeiras, é parte da conexão entre a figura paterna e a galerinha.

Organizar a rotina de maneira a garantir a presença em ao menos uma refeição diária, certamente, será algo celebrado pela garotada. Se for no café da manhã, que tal compartilhar uma receita? Ovos mexidos ou um suco de laranja fresquinho, preparado em família, pode ter um sabor muito especial.

Ficar em casa com crianças, ainda que por um tempo curto do dia, tem muitas vantagens para a conexão familiar e o desenvolvimento dos pequenos.

Auxilie nas atividades escolares

Falamos das janelas de oportunidade e elas estão nos momentos cotidianos. Quando a garotada apresenta alguma dificuldade para compreender uma questão escolar, a importância do pai pode ser percebida na explicação paciente e na orientação.

Não sabe como solucionar as questões complexas de matemática? Tudo bem! Pesquisar juntos e descobrir coletivamente como chegar na resposta correta é algo que tem um enorme valor.

É na hora do aprendizado que uma criança descobre, entre várias outras coisas, que o que importa não é saber tudo — mas conseguir lidar de forma positiva com o desconhecido.

Trabalhe em um projeto em comum com as crianças

A figura paterna pode conquistar toda a atenção ao sugerir atividades e projetos a serem realizados de forma conjunta. Essa é uma aposta que pode acontecer conectada com outras preferências da família.

Do que a garotada gosta? De esportes? Então, é possível criar um campeonato de futebol muito divertido. A preferência é ciência e tecnologia? Vários experimentos podem ser colocado em prática, até mesmo, consertar algum aparelho com defeito.

Só não vale iniciar um grande projeto e deixar de lado a tarefa, sem grandes explicações para a garotada. Em caso de mudança de planos, chame as crianças para conversar, dê todo o contexto (ainda que de forma simples), e alinhe novas expectativas. Isso também pode ser encarado como ensinar, sabia?

Mostrar que mudanças acontecem e imprevistos podem aparecer também é parte da importância do pai presente no desenvolvimento dos pequenos.

Apresente as suas brincadeiras preferidas a eles

Sem dúvidas, todo mundo tem aquelas brincadeiras prediletas e que marcaram a infância. Compartilhar um pouco do que foi especial para a figura paterna também vai ajudar a deixar a vivência mais ampla.

A boa notícia é que muitos brinquedos antigos, que foram clássicos nas décadas passadas, estão retornando e continuam chamando muita atenção da turminha. É o caso do tradicional Genius, do Vira Letras, ou mesmo do Pogobol.

A combinação entre atividades que foram marcantes na vida da família e as preferências da criança é que o vai contribuir com a conexão. Por isso, nada de querer centralizar as atividades nas preferências dos adultos. O lúdico é uma parte essencial do modo brincar e, por isso, não deve ser minimizado.

Então, bateu aquela vontade de reunir a família e colocar em prática algumas das ideias apresentadas, não é? Pois bem, amor é isso: aproveitar todos os momentos para melhorar a maneira de interagir e de se relacionar.

A importância do pai presente está nos detalhes e na rotina, como apresentado por aqui. Para entender mais sobre conexão e integração, siga aprendendo. Confira por que o vínculo materno ajuda a desenvolver emoções positivas.

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4

Quem é apaixonado pelo mundo dos games certamente conhece o PlayStation. Esse console é um dos mais famosos para quem ama jogar, por isso está...
Imagem de duas crianças jogando xadrez
1326

Jogo de xadrez para crianças: conheça os benefícios e como incentivar os pequenos a jogar 

Depois da estreia de O Gambito da Rainha, na Netflix, muita gente voltou a se interessar pelo xadrez e viu quão divertido e emocionante é...
três crianças sentadas no chão da sala segurando controle jogando os melhor jogos do xbox one
0

Confira uma lista com os 6 melhores jogos do Xbox One

O mundo dos games é uma verdadeira paixão para todas as idades. Os gráficos incríveis e as histórias fantásticas tornam essa atividade muito divertida para...
lenda do saci|lenda do saci
3165

Conheça a lenda do Saci e o que as crianças podem aprender com ela

A lenda do Saci traz muitos ensinamentos. Por isso é interessante valorizá-la e contá-las às crianças. Em nosso post, falamos sobre o assunto. Confira!
pai e filho jogando bola em quadra representando os jogos para pai e filho
0

Jogos para pai e filho: 8 brincadeiras para se divertir!

Quer estreitar os laços com seu pequeno e não sabe como começar? Que tal programar um dia inteirinho com jogos para pai e filho? Assim,...
Comemoração dia dos pais
533

Dia dos Pais: curiosidades e ideias para comemorar em família

O Dia dos Pais é uma data megaespecial comemorada em todo o mundo. Seu objetivo é homenagear a figura paterna, destacando o papel importantíssimo dessas...