Entenda a importância do sol para as crianças

4 minutos para ler

Sabia que em 3 de maio é celebrada a importância do sol? Muita gente não conhece a data, mas ela é útil para nos lembrar de como essa grande estrela é benéfica e necessária para a saúde, o bem-estar mental e, é claro, a qualidade de vida, especialmente durante o desenvolvimento infantil.

E é justamente para mostrar o porquê disso que preparamos este post. Acompanhe e fique por dentro de como garantir que a molecada aproveite da melhor forma tudo o que o sol tem a oferecer!

Entenda a importância do sol no crescimento das crianças

Os raios solares são fundamentais porque estimulam o nosso organismo a produzir a vitamina D, que tem um papel crucial na geração de energia para a turminha brincar, estudar, se divertir etc.

Além disso, eles fortalecem a estrutura óssea, aumentam as defesas naturais do sistema imunológico e melhoram o funcionamento cerebral. Ou seja, tomar um banho de sol contribui para o desenvolvimento cognitivo, motor e físico, além de uma saúde mais resistente a doenças (como gripes, resfriados, viroses etc.).

Veja dicas para aproveitar ao máximo os benefícios do sol

Para que as crianças aproveitem os benefícios do sol, o indicado é que elas se exponham a ele por um período diário de 20 a 30 minutos (durante uma brincadeira ou um jogo ao ar livre, por exemplo). Esse tempo é suficiente para que o corpo comece a produzir a vitamina D.

Já em relação ao momento do dia mais indicado para o banho de sol, não há muito segredo: o melhor é que seja logo pela manhã, até às 10 horas, ou no final da tarde, depois das 16 horas. Ou seja, os períodos em que há menos radiação causada pelos raios UVA e UVB e a temperatura está mais agradável.

Aprenda a se proteger do sol

Por mais que o sol seja um baita aliado do desenvolvimento infantil, não dá para descuidar quanto à proteção da turminha, viu? Afinal, a pele dos pequenos é mais sensível que a dos adultos, o que gera ressecamento, irritação, vermelhidão e até queimaduras durante a exposição aos raios solares.

Para evitar esses problemas, é importante que as crianças usem protetor solar nas áreas que vão permanecer expostas, como braços, pernas, pescoço e rosto, lembrando de que ele deve ser reaplicado quando elas suam ou se molham, combinado?

Além disso, o ideal é que tanto os garotos quanto as garotas usem roupas leves que facilitem a transpiração. Isso ajuda a evitar qualquer tipo de mal-estar causado pelas temperaturas elevadas, principalmente no verão e em cidades nas quais o clima é mais quente ao longo do ano.

Saiba como tomar sol no inverno

No inverno, é comum que os dias tenham menos sol e ainda escureçam mais cedo. Por isso, é interessante adaptar um pouco a rotina da criança para que ela siga aproveitando os banhos de sol. Um exemplo é mantê-los só na parte da manhã.

Além disso, dá para aumentar a quantidade de atividades e programas ao ar livre. Isso porque, mesmo em dias nublados, é possível se expor aos raios solares normalmente.

Viu só como a importância do sol está diretamente ligada ao crescimento das crianças, além de garantir o fortalecimento do sistema imunológico e o aumento da disposição delas? Por isso, já sabe: estimule os pequenos a tomarem um banho de sol diário, sempre respeitando os cuidados para uma exposição segura e sem efeitos adversos!

Já conhece nosso mascote, o Solzinho?

A gente sabe tanto que o sol tem um papel fundamental em ajudar as crianças a crescerem felizes e saudáveis que até o nosso mascote tem a cara dele. O Solzinho representa todo esse espírito das brincadeiras cheias de animação e vontade de se divertir que as crianças têm quando brincam ao ar livre.

Batizado e desenhado pelo icônico Maurício de Sousa, uma das principais características do Solzinho é o fato de ele ser criança há mais de 30 anos. Por isso ele entende tão bem o universo infantil e os gostos da criançada. Esse amiguinho é a melhor companhia que as crianças podem querer em um dia de muita diversão, assim como o sol!

Curtiu o post? Então, que tal ler também sobre como o vínculo materno é relevante no desenvolvimento da garotada?

Posts relacionados

Deixe um comentário