Entenda a importância dos avós para a infância

Imagem de criança correndo para abraçar a avó
Neta corre para dar um abraço na vó

Eles dão amor sem medidas, tem abraços gostosos e sempre têm um pedaço de bolo para oferecer. Também contam histórias e são cúmplices da criançada para fazer travessuras. Porém, a importância dos avós na infância vai além desses momentos inesquecíveis.

Sabendo do papel fundamental dessas figuras para a família, o blog Modo Brincar preparou um conteúdo especial para explicar a importância dos avós para os netos. Por aqui, listamos seis vantagens da presença dos avós na vida das crianças, além de dicas para estimular a convivência. Confira!

Quais são as vantagens da convivência entre avós e crianças?

O convívio com os avós é algo que cria memórias afetivas. Esses momentos são extremamente importantes para o desenvolvimento dos pequenos e superbenefícos para os adultos. Por isso, confira seis vantagens da convivência dos netinhos com os avós.

1. Conexão com o passado

Não é nenhum segredo que os avós sempre têm alguma história do passado para contar. Esse modo de ver a vida e o mundo é muito positivo para a criançada, servindo como uma espécie de mentoria, passando habilidades e conhecimentos. Se você gosta de Star Wars, pense no avô e avó como um Yoda para os pequenos. 

2. Criação mais saudável

Conviver com os avós torna as crianças mais bondosas e bem desenvolvidas pessoal e cognitivamente. Essa presença faz com que os pequenos se sintam amados, seguros e confiantes. Também contribui para a autoestima e a aquisição de habilidades sociais. Outro estímulo é saber lidar com as diferenças e aprender a respeitá-las.

3. Companhia mútua

Sabia que a convivência faz com que avós e crianças tenham menos sintomas de depressão e ansiedade? Isso foi constatado por uma pesquisa, que analisou quatro gerações entre os anos 1985 e 2004. 

Essa relação faz com que os pequenos vejam avós como pessoas confiáveis. Já os adultos conseguem manter uma vida ativa e estimular a cognição, diminuindo as chances de doenças degenerativas. 

4. Formação de raízes familiares 

Os avós são um elo importante para a história da família, compartilhando lembranças e momentos com a nova geração. Essa convivência ajuda a criar a identidade familiar e uma sensação de pertencimento, sentimento importante para o desenvolvimento emocional da criançada.

5. Contação de histórias fantásticas

Ser avó ou avô parece trazer uma habilidade natural para contar histórias e prender a atenção dos netinhos. Essas histórias ajudam a desenvolver a inteligência e a estimular a imaginação e a criatividade. Também ensinam valores, conceitos e linguagem. Além disso, incentivam o hábito da leitura, algo muito importante para a criançada. 

6. Apoio aos pais

Outra vantagem dessa convivência é o apoio aos pais. É comum que os pais tenham várias responsabilidades e precisem de ajuda na rotina com os pequenos. Os avós são companhias perfeitas para cuidar das crianças com muito amor, carinho e conhecimento.

Imagem de um avô e uma neta brincando com blocos de montar

Confira dicas para estimular e melhorar a convivência com os avós

Mesmo com tantos benefícios, é normal que surjam conflitos nessa convivência. Um exemplo é quando pais e avós discordam sobre a educação dos pequenos. Para isso, existem dicas para melhorar e estimular essa relação entre avós e netos. Confira quatro sugestões:

1. Confiança sem exigência

Avós e pais são de gerações diferentes. Por isso, é comum que as opiniões sobre cuidados com as crianças sejam divergentes. Porém, se os pais colocarem uma porção de regras rígidas sobre horários, alimentação e limites nos momentos com os avós, isso pode acabar tirando a magia da convivência. Recomendações são bem-vindas, mas confiança também, está bem?

2. Use jogos e brinquedos

Sabia que os brinquedos e jogos podem ajudar na convivência entre avós e netos? Além de serem superdivertidos, eles estreitam os laços entre os mais velhos e a criançada, que precisam se unir para aproveitar a brincadeira. Algumas sugestões são: quebra-cabeças, blocos de montar, massinha e até mesmo jogos eletrônicos.

3. Os avós e seu papel

Os avós precisam fazer sua parte para que a harmonia prevaleça na família. Isso quer dizer que eles precisam se atualizar sobre maneiras de educar, cuidados com a saúde e tendências de brincadeiras. Também é importante ter a mente aberta, afinal, os pequenos fazem parte de outra geração.

Além disso, é importante que os avós saibam definir limites e dizer “não” nos momentos certos. Deixar a criança fazer tudo o que tiver vontade pode prejudicá-la no futuro. Uma dica interessante é acompanhar as consultas ao pediatra e tirar dúvidas que possam surgir.

4. A contribuição da tecnologia

Para os avós que moram longe, a tecnologia é uma grande aliada. Chamadas por vídeo podem ser feitas pelo computador ou smartphone e são formas de manter a aproximação, mesmo a distância. Além disso, a tecnologia é parceira para que os adultos possam compreender melhor a nova geração e seus gostos.


Pronto! Agora você entende a importância dos avós na infância. Aproveite que está no blog Modo Brincar e confira também os benefícios da leitura para crianças e adolescentes.

Ver mais brinquedos incríveis

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

Imagem de uma criança fantasiada de Batman
0

Conheça a história do Coringa, o grande rival do Batman

Quem já assistiu filmes e desenhos ou leu alguma HQ sobre o Batman sabe que seu maior rival é o Coringa. Ele é um dos...
bonecos funko pop mais raros espalhados sobre mesa
0

10 Funko Pop mais raros do mundo

Se você curte colecionar brinquedos, com certeza já se perguntou quais são os Funko Pop mais raros do mundo. Feitos em vinil, os bonecos são...
criança descobrindo como jogar basquete enquanto arremesa bola na cesta
0

Como jogar basquete: dicas para iniciantes e os benefícios da prática na infância

De acordo com o levantamento realizado em 2019 pelo IBOPE Repucom, cerca de 40 milhões de brasileiros são fãs de basquete. Se você faz parte...
Imagem de criança correndo para abraçar a avó
1689

Entenda a importância dos avós para a infância

Quer entender qual é a importância dos avós na infância para uma criança? Então clique aqui agora mesmo e confira o conteúdo que preparamos!
mãe com os filhos brincando durante as férias de inverno
0

Férias de inverno: 10 brincadeiras divertidas para fazer em família

As férias de inverno estão chegando, e se você tá a fim de passar cada minuto ao lado de quem ama, nada melhor do que...
Imagem de avós brincando com as netas
0

Dia dos Avós: saiba como celebrar essa relação tão especial

Carinho, boas risadas, comidas deliciosas, tardes de brincadeiras… Essas coisas certamente fazem você se lembrar de duas figuras muito importantes: os avós. Mas você sabia...