Descubra como jogar pebolim e as principais regras!

5 MINUTOS DE LEITURA
2165
crianças descobrindo como jogar pebolim com mesa

Não é de hoje que jogar pebolim é uma das brincadeiras favoritas de crianças, jovens e adultos. O passatempo que remete ao jogo de futebol é contagiante e rende horas de diversão. 

Também conhecido como futebol de mesa, pacal ou totó, o pebolim surgiu na Europa, mas rapidamente alcançou o mundo todo, especialmente o Brasil. De modo geral, o jogo consiste em manipular bonecos presos em barras de metal para fazerem gols. 

Interessou-se e quer saber como jogar pebolim? Não se preocupe, neste artigo, é possível conferir detalhes sobre como praticar o esporte e quais são as principais regras e cuidados. Confira! 

Como jogar pebolim?

Para entrar na brincadeira e se divertir com a galera, não é preciso muito. Basicamente, você só terá que investir em uma mesa de pebolim — disponível em diversos modelos, com opções confeccionadas especialmente para iniciantes, amadores ou profissionais. 

A mesa de pebolim é constituída por oito fileiras de bonecos presos nas barras, sendo quatro para cada time. Entre eles, estão: um goleiro, três zagueiros, quatro meio-campistas e três atacantes. O tamanho da mesa pode variar de acordo com o fabricante e, normalmente, os modelos já incluem as bolinhas que, em geral, são brancas e feitas em polipropileno (PP).

Para brincar, é necessária a participação de dois a quatro jogadores. Isso porque é possível jogar um contra um, com cada jogador de um lado da mesa, ou em dupla, com um jogador controlando o goleiro e os zagueiros, e o outro, os meio-campistas e atacantes — neste último caso, durante a partida, os participantes podem trocar de posição quantas vezes desejarem, entre os gols ou entre as partidas.

Regras do pebolim para iniciantes

Na hora de aprender a jogar pebolim, é fundamental ficar por dentro das regras. Segundo a Federação Brasileira de Pebolim (FEBRAPE), essas diretrizes variam de acordo com o nível de conhecimento sobre o esporte, sendo subdivididas em: 

  • simples: para quem está começando; 
  • básicas: para competir em torneios locais; 
  • oficiais: para competir profissionalmente no Brasil e no mundo, 
  • bar: mais popular entre os jogadores amadores.

A seguir, veja as principais regras indicadas para iniciantes.

Início de jogo

Para começar, os participantes devem decidir se a partida será em um contra um ou em dupla. Depois disso, decide-se no par ou ímpar quem começará com a bola ou escolherá o lado da mesa.

Feito isso, é hora de jogar. Para iniciar, a bola pode ser lançada pelo buraco lateral da mesa ou colocada com a mão no boneco central da barra de meio campo. Nessa hora, é importante certificar-se de que todos estão prontos para o jogo. 

crianças aprendendo como jogar pebolim ao lado dos amigos

Pontuação

Com a bola em campo, os jogadores já podem se articular para fazer o gol. Vale lembrar que é necessário o contato de, no mínimo, dois jogadores com a bola para o ponto ser válido. A posse de bola por boneco também não deve exceder 15 segundos. 

Quando um gol for marcado, o time que sofreu deve sair com a bola no meio de campo, no jogador central. Para ganhar uma partida, o time deve marcar cinco gols. Vale ressaltar que uma bola que entra e sai do gol conta como ponto normal e que o gol de goleiro vale um ponto, como os demais. 

Bola fora ou morta

Em uma partida de pebolim de mesa, quando uma bola sai da mesa, considera-se “bola fora”. Nesse momento, o time que tocou na bola pela última vez deve reiniciar o jogo, lançando-a pelo buraco lateral da mesa ou colocando-a com a mão no boneco central da barra de meio campo.

Outra coisa que pode acontecer é a bola, ainda na mesa, parar em um lugar fora do alcance dos jogadores, sendo considerada uma “bola morta”. Nessa situação, ela deve ser colocada, com a mão, na defesa mais próxima. Já se parar no meio de campo, é necessário reiniciar o jogo, com a posse de bola do time que tiver menos pontos. 

O que não fazer no pebolim?

Em um jogo de pebolim, também é preciso tomar alguns cuidados para não cometer faltas. Na lista do que não fazer durante uma partida, está a famosa “roletada”, também conhecida como giro de barra. Ela acontece quando os jogadores giram as barras para dar mais força ao chute ou desconcentrar o adversário. 

Também não é permitido bater, sacudir ou levantar a mesa, já que esses movimentos podem dificultar ou atrapalhar a jogada do adversário. Além disso, os jogadores não devem colocar a mão dentro da área de jogo quando a bola estiver em movimento, mesmo que ela só esteja girando no próprio eixo. 

Outro ação considerada ilegal em um partida é tentar, de alguma forma, distrair o oponente para marcar o gol, como bater a barra do meio sem a bola, causando um reflexo de defesa no adversário. Exceder o tempo determinado de posse de bola também pode ocasionar punições.

Faltas e punições

Então, o que acontece quando não se segue as regras em um jogo de totó? O desrespeito a qualquer uma das regras pode ocasionar faltas e punições. No caso da primeira violação, os jogadores recebem um aviso verbal, sem punição. Já na segunda, eles perdem a posse de bola para o time do oponente. No caso de uma terceira, a punição é a perda de um gol. 

Ative seu #ModoBrincar e divirta-se! 

Viu como jogar pebolim pode ser fácil e superdivertido? Então, que tal garantir uma mesa completa e novinha para colocar suas habilidades em prática? Na Ri Happy, você encontra diversas opções incríveis. Confira e aproveite! 

Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *