Jogar Stop: conheça essa brincadeira e os benefícios

5 MINUTOS DE LEITURA
2191
crianças em roda sentadas no chão com papel e caneta para aprender como jogar stop

Jogar Stop faz parte da memória de muitas pessoas na infância. Essa brincadeira clássica une diversão e simplicidade, sendo uma ótima alternativa para a criançada, especialmente considerando os benefícios que traz para o desenvolvimento.

Quer ensinar os pequenos como jogar Stop? O blog Modo Brincar pode ajudar. Neste conteúdo, você conhece tudo sobre essa brincadeira, desde as regras até possíveis variações. Assim, fica mais fácil decidir qual tipo combina mais com o momento de diversão que quer propor. Confira!

Qual é o objetivo do jogo Stop?

Stop é um jogo de palavras, ou seja, trabalha a extensão do vocabulário dos pequenos. São escolhidas algumas categorias, como cores, nomes ou profissões, e os participantes devem preencher cada uma delas com termos que começam com a letra sorteada para aquele momento.

Por exemplo, se E for sorteado, tudo deve iniciar com essa letra. O objetivo das rodadas do jogo Stop é preencher todas as categorias antes dos outros competidores e gritar “stop”, que significa “pare”. Mesmo quem não completa todas as colunas ganha alguns pontos.

O vencedor pode ser definido de duas formas: pela pontuação geral depois de todas as letras ou pela pontuação de cada rodada. Essa escolha fica a critério de quem organizar o jogo. Uma dica para aprender como brincar de Stop é sempre adequar o nível de dificuldade de acordo com a idade das crianças envolvidas.

Como montar um jogo de Stop?

Jogar Stop é bem simples. Existem versões prontas, mas você também pode fazer a sua tabelinha em casa. Confira um passo a passo para montar a brincadeira.

1. Defina as categorias

Definir as categorias é o primeiro passo para um jogo do Stop. Monte uma tabela em que cada coluna se refere a um dos temas, e cada linha diz respeito à letra escolhida para a rodada. Em jogos prontos, basta adicionar as informações nos cards.

Existem várias temáticas que podem fazer parte desse jogo. As mais comuns são cores, animais, profissões, nomes e CEPs (cidades, estados ou países). Você também pode escolher algo que tenha ligação com o pequeno, como personagens, super-heróis, filmes, músicas, etc.

2. Escolha a pontuação

A pontuação pode ser escolhida pelos participantes. O importante é que exista uma marca para quem acertar a palavra de cada categoria, outra para pessoas que colocam os mesmos termos e mais uma para quem não acertar ou deixar em branco. Se o máximo for 6, por exemplo, o segundo pode ser 3, e o último 0.

mãe segurando lapis em cima de papel ao lado dos filhos ensinando-os a jogar stop

3. Sorteie a letra

O sorteio das letras pode ser feito de várias maneiras. Uma das possibilidades é fazer on-line, um jeito mais simples e rápido. Porém, se quiser tornar esse momento ainda mais divertido, você pode fazer o sorteio com a ajuda das crianças. Para isso, siga as instruções:

  • peça para todos apresentarem número com os dedos;
  • conte os dedos dispostos;
  • veja qual é a letra do alfabeto correspondente ao número;
  • caso a quantidade ultrapasse o alfabeto, repita a ordem até chegar ao número obtido ou defina um limite.

Outra alternativa é fazer o sorteio manualmente. É só escrever todas as letras do alfabeto em papéis e colocá-los em um saco para misturar. A cada rodada, você tira uma e define o jogo. 

4. Comece a jogar

Com tudo isso definido, está na hora de realmente jogar Stop. Cada um terá a própria tabela com as categorias e as letras sorteadas. As rodadas terão um tempo máximo para todos preencher os temas. Você pode marcá-lo com a ajuda de um celular ou contando no relógio mesmo.

Stop: um jogo divertido e benéfico

Você sabia que jogar Stop traz vários benefícios para a criançada? Em primeiro lugar, o jogo trabalha a memória. Isso porque os pequenos precisam lembrar de palavras que se encaixam na temática e na letra sorteada. Além disso, desenvolve a parte motora, já que eles precisam ser ágeis para preencher tudo antes dos outros. 

Por ser um jogo de palavras, é ótimo para ajudar na alfabetização, especialmente na parte da escrita. Por isso, é importante ter paciência e ajudar os pequenos a entender a grafia correta de cada termo. Por fim, é uma brincadeira coletiva, ou seja, as crianças podem se divertir em grupo e ter mais interações sociais, algo fundamental, principalmente nas fases iniciais da vida.

Está pronto para jogar Stop e se divertir muito? Aproveite que está por aqui e confira outros conteúdos do blog Modo Brincar. É possível encontrar artigos sobre maternidade, desenvolvimento infantil, brinquedos, cultura pop e muito mais. Não deixe de conhecer o site da Ri Happy e escolher o seu jogo Stop por lá.

Ver mais brinquedos incríveis

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *