Aprenda como jogar stop e os benefícios dessa brincadeira para as crianças

crianças em roda sentadas no chão com papel e caneta para aprender como jogar stop

Com certeza, os adultos vão se lembrar de jogar stop durante a infância. Esse jogo é atemporal, por isso atravessou gerações. Com poucas regras e um estilo de jogo simples, é uma ótima alternativa para se divertir com a criançada, além de trazer diversos benefícios para o desenvolvimento dela. 

Pensando nisso, o blog Modo Brincar montou um guia completo para aprender como jogar stop. Por aqui, você vai aprender quais são as regras básicas do jogo, quais são as temáticas mais comuns para as partidas e como essa brincadeira pode ajudar no desenvolvimento da garotada. Está pronto para começar?

Stop: o jogo para todas as idades

Para aprender a jogar stop, o primeiro passo é entender melhor o que é esse jogo. A brincadeira é simples: todos os participantes definem categorias de palavras, como cores, animais ou até nomes. Depois, os jogadores escrevem esses temas em colunas em uma folha de papel, cada um com a própria tabelinha.

Por fim, vocês vão sortear uma letra e cada um precisa se lembrar de palavras que comecem com ela para escrever em cada coluna. Quem preencher todas primeiro, grita “stop” (“pare” em inglês) e todos precisam parar de escrever. Então, começa a contagem de pontos por jogador. 

Normalmente, as regras do stop definem que quem acertar uma palavra que ninguém mais colocou ganha a maior pontuação. Já se duas ou mais pessoas colocarem o mesmo termo, todos ganham a metade do maior número de pontos. Quem não acertar ou não completar a coluna fica com 0. 

O número de pontos para cada um desses acertos fica a critério dos participantes. Sendo que o vencedor é aquele que somar a maior pontuação ao final de cada rodada ou do jogo em si. Pelo objetivo do jogo stop, já deu pra perceber que é uma brincadeira que mistura agilidade, boa memória e conhecimento de vocabulário.

Outros detalhes para a partida de stop

Agora que já sabe como jogar stop, você precisa conhecer alguns detalhes para cada partida. O sorteio da letra pode ser feito de várias maneiras. Hoje, existem sorteadores online que podem facilitar a brincadeira. Porém, se quiser um jeito mais divertido, você pode seguir os seguintes passos:

  • peça para todos os participantes disporem um número de dedos;
  • conte os dedos dispostos, depois veja qual é a letra do alfabeto correspondente a esse número;
  • caso a quantidade ultrapasse o alfabeto, vá repetindo a ordem até chegar ao número obtido ou defina um limite para a disposição dos dedos.

Você também pode fazer o sorteio de maneira manual. Para isso, basta escrever todas as letras do alfabeto em papéis, colocar em um saco e sortear a escolhida de cada rodada. É ideal que cada partida de stop tenha mais de três jogadores. Assim, a brincadeira fica muito mais divertida e engraçada. 

mãe segurando lapis em cima de papel ao lado dos filhos ensinando-os a jogar stop

Quais são os principais temas do stop?

Existem diversos temas para jogar stop. Para tornar a brincadeira mais divertida para a criançada, é interessante escolher tópicos adequados para cada faixa etária ou próximos da rotina deles. Os mais comuns são nomes, alimentos, animais, cores, CEP (País, Estado ou Cidade), profissão, marca, entre outros.

Quem disse que você não pode incrementar a brincadeira? Afinal, jogar stop permite bastante liberdade na escolha do tema. Você pode colocar nomes de super-heróis, filmes, séries, livros ou personagens em geral. Se a criançada ama esporte, uma categoria com times pode ser superlegal para o jogo.

Quais são os benefícios do stop para a criançada?

Após conhecer mais sobre essa brincadeira, a criançada já está pronta para jogar stop com os amigos, a família ou os colegas da escola. Porém, você sabia que esse jogo tem vários benefícios para o desenvolvimento dos pequenos? Conheça alguns deles:

1. Desenvolvimento da memória

Para jogar stop, ter boa memória é imprescindível. Por isso, esse jogo é ótimo para a garotada treinar a lembrança das palavras escolhidas na temática da rodada e até buscar o conhecimento que aprenderam na escola para preencher a tabela corretamente.

2. Desenvolvimento motor

A agilidade é tudo para jogar stop. Afinal, ganha quem pontuar mais na rodada, ou seja, a pessoa que escrever mais palavras na tabelinha. Por isso, a criançada pode desenvolver a parte motora para fazer a escrita de maneira rápida em cada partida.

3. Ajuda na alfabetização

Você sabia que jogar stop pode ajudar na alfabetização da criançada? Isso porque é um jogo focado nas palavras e na escrita delas. Por isso, é importante que os adultos tenham compreensão na hora de corrigir as tabelas, apontando eventuais erros com delicadeza e calma, visando ao aprendizado.

4. Desenvolvimento de habilidades sociais

Por ser uma brincadeira em grupo, o stop é muito importante para o desenvolvimento das habilidades sociais das crianças. Durante as partidas, elas vão interagir e dar boas risadas com as palavras colocadas por cada um. Essa interação é muito importante, principalmente nas fases iniciais da vida.

Viu só? Jogar stop é uma ótima alternativa para divertir a criançada e ainda ajudar no desenvolvimento. No site da Ri Happy, temos uma versão incrível deste jogo com uma roleta de plástico. Venha conferir!

Ver mais brinquedos incríveis

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

brincadeiras legais|brincadeiras legais
29969

10 brincadeiras legais para fazer em casa

Quer algumas dicas de brincadeiras legais para fazer em família? Leia o nosso post agora mesmo e confira 10 sugestões divertidas!
Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4

Quem é apaixonado pelo mundo dos games certamente conhece o PlayStation. Esse console é um dos mais famosos para quem ama jogar, por isso está...
Imagem de duas crianças jogando xadrez
1326

Jogo de xadrez para crianças: conheça os benefícios e como incentivar os pequenos a jogar 

Depois da estreia de O Gambito da Rainha, na Netflix, muita gente voltou a se interessar pelo xadrez e viu quão divertido e emocionante é...
três crianças sentadas no chão da sala segurando controle jogando os melhor jogos do xbox one
0

Confira uma lista com os 6 melhores jogos do Xbox One

O mundo dos games é uma verdadeira paixão para todas as idades. Os gráficos incríveis e as histórias fantásticas tornam essa atividade muito divertida para...
lenda do saci|lenda do saci
3165

Conheça a lenda do Saci e o que as crianças podem aprender com ela

A lenda do Saci traz muitos ensinamentos. Por isso é interessante valorizá-la e contá-las às crianças. Em nosso post, falamos sobre o assunto. Confira!
pai e filho jogando bola em quadra representando os jogos para pai e filho
0

Jogos para pai e filho: 8 brincadeiras para se divertir!

Quer estreitar os laços com seu pequeno e não sabe como começar? Que tal programar um dia inteirinho com jogos para pai e filho? Assim,...