Nem todas as crianças têm habilidade para lidar com números e contas, o que torna a matemática uma matéria temida pela maioria dos pequenos. Entretanto, existem formas bem divertidas de aprender e mudar a percepção da criançada.
Um dos caminhos é o uso de jogos lúdicos de matemática. Afinal, aprender brincando é muito mais gostoso, não acha? Assim, os joguinhos reforçam o que a criança aprende na escola e melhoram o raciocínio lógico. Além disso, as brincadeiras ajudam a fixar os conteúdos e tornam o ensino mais leve e divertido.
Você pode usar diversas brincadeiras e jogos lúdicos de matemática com a criançada. Veja algumas dicas a seguir!
1. Jogo da memória com números
Que tal incentivar o aprendizado de matemática e ainda treinar o raciocínio e a memória? O Jogo da Memória de Números e Quantidades é a brincadeira perfeita, pois nas peças está o número e ainda tem a quantidade indicada com desenhos.
Esse é um jogo educativo mais voltado para o período de aprendizagem dos números. Assim, a criança conhece os números e a quantidade que eles correspondem. Portanto, é um ótimo jogo para se divertir e educar.
2. Sudoku
O Sudoku é um jogo bem mais avançado e que trabalha a lógica dos pequenos, o que faz com que ele seja recomendado para crianças que já conseguem pensar de forma mais complexa.
O intuito do jogo é colocar os números de 1 a 9 em linhas horizontais e verticais sem repetir nenhum número nas fileiras e nem nas grades. É um baita enigma que vai colocar a criançada para pensar e quebrar a cabeça para resolver o problema!
3. Jogo da trilha
Os jogos mais clássicos também sempre têm muitos ensinamentos. O Jogo da Trilha é composto por um tabuleiro que tem 18 peças e duas partes. É uma brincadeira lúdica que estimula as crianças a raciocinarem e agirem somente após pensar em seu próximo movimento, assim como no xadrez.
Por ser um jogo que exige um pouco mais de estratégia, o Jogo da Trilha é indicado para crianças a partir dos 7 anos. Assim, é possível desenvolver as atividades de matemática e raciocínio para vencer o adversário.
4. Jogo de cartas
Os jogos de cartas são os mais fáceis e divertidos, além de possibilitarem reunir vários jogadores. As cartas têm cores e números diferentes, e a criança deve fazer combinações até não sobrar nenhuma carta em suas mãos.
Mas não é só isso, o jogo também tem cartas especiais que fazem com que outro jogador compre cartas. Então, aí está a matemática! É preciso somar quantas cartas o adversário deve comprar.
5. Boliche
O boliche é um ótimo jogo para trabalhar a matemática com os pequenos. É preciso somar os pontos, contar os pinos caídos e ainda comparar a pontuação de cada jogador para ver quem venceu.
Ou seja, as somas são necessárias do início ao fim do jogo, além de ser muito divertido. Dessa forma, o boliche é um jogo educativo e que torna o aprendizado de matemática mais simples.
Os jogos pedagógicos são muito recomendados para auxiliar no aprendizado, inclusive os lúdicos de matemática. Portanto, use as brincadeiras para desenvolver o lado cognitivo e a lógica das crianças de uma forma que ofereça a maior diversão!
Aproveite para conhecer mais produtos que ajudam no ensino de matemática para a garotada. Acesse a nossa loja!