Leitura para bebês: entenda a importância e como praticá-la

mãe incentivando leitura para bebês lendo livro com seu filho no colo

Você sabia que a leitura para bebês pode garantir inúmeros benefícios para o desenvolvimento infantil? A realidade é que o hábito é vantajoso em todas as fases da vida, mas pode estimular habilidades importantes principalmente para os pequenos.

Ao ler para bebês, os pais e responsáveis ajudam no desenvolvimento das conexões neurais deles. Isso contribui muito para as funções cerebrais, desenvolvendo não só a capacidade de raciocinar, mas também a inteligência.

Pensando nisso, a equipe do blog Modo Brincar preparou este artigo recheado de dicas e informações para explicar a importância da leitura para bebês. Veja a seguir e aproveite!

O que a leitura estimula nos bebês?

Pode não parecer, mas os bebês adoram ler! Na verdade, nos primeiros anos de vida, a criança tem um prazer inato em aprender, seja qual for o ensinamento. Dessa forma, seus responsáveis podem aguçar esse instinto, principalmente por meio da leitura. 

Normalmente, a leitura para bebês favorece o clima do ambiente familiar, tornando-o ainda mais aconchegante para o pequeno. Isso porque o ato estreita a relação entre pais e filhos, fazendo com que a criança se sinta segura e amada.

Além disso, a prática contribui e pode até mesmo acelerar o desenvolvimento cognitivo, lógico e crítico da criança. A razão disso é porque ela estimula diversas habilidades, como:

Criatividade e imaginação

Já ouviu falar que a leitura dá asas à imaginação? Pois é! Ao ler para um bebê, você apresenta a ele um mundo completamente novo, fazendo com que sua mente transite por diversos lugares. Isso é muito bom para o seu desenvolvimento.

Consequentemente, a prática também estimula a criatividade. Afinal, é com essa habilidade que os pequenos conseguem fantasiar e ilustrar as histórias — isso também contribui para um crescimento saudável. 

Concentração e observação

Durante a leitura, os pequenos precisam focar a atenção na narrativa e na interpretação do leitor. Com isso, eles desenvolvem o poder de concentração e observação, o que é muito benéfico para a execução de tarefas durante a infância e na fase adulta.

Fala e vocabulário

Ao ler para um bebê, você o aproxima das letras e do alfabeto. Essa exposição precoce pode estimular a fala e a própria leitura, favorecendo a alfabetização do pequeno. Além disso, a prática incentiva o desenvolvimento de vocabulário, tendo em vista que, por meio dela, a criança pode assimilar e armazenar diversas palavras. 

Inteligência emocional

Outra vantagem da leitura para bebês é o desenvolvimento da inteligência emocional. Com os textos e interpretações, o pequeno pode perceber como os personagens se sentem e se expressam, comparando essas sensações com os seus próprios sentimentos e aprendendo, assim, como lidar com eles. 

mãe estimulando a leitura para bebês lendo para seu filho em cima do sofá

Como ler para um bebê?

Agora que você já sabe quais são os benefícios da leitura para bebês, que tal garantir algumas dicas para colocar esse hábito em prática? Confira a seguir nossas sugestões!

De 0 a 1 ano

Nos primeiros meses de vida, o bebê já presta atenção em palavras e padrões, reconhece os familiares e pode até mesmo começar a pronunciar monossílabas. Nesse momento, a leitura pode contribuir muito para a fala e também para outras habilidades.

Para praticá-la, a dica é explorar livros de borracha, plástico ou tecido, já que o pequeno pode querer manuseá-lo para se familiarizar. Na hora de iniciar a leitura, aponte as figuras que fazem parte da narrativa, represente com gestos e diga em voz alta o nome do que o bebê está vendo, para que ele armazene as informações. 

Vire as páginas conforme o interesse da criança ou ajude-a a virar sozinha para que acompanhe a história. Também respeite quando a mesma pedir para ler mais, repetir ou parar. Aproveite o momento para criar um diálogo, perguntando sobre o que ela está ouvindo e vendo, e trazendo explicações.

De 1 a 2 anos

A partir do primeiro ano de vida, os bebês criam senso de humor e se divertem com caretas e imitações. Normalmente, eles já pronunciam algumas palavras completas e referem-se a si mesmos na terceira pessoa. Além disso, nessa faixa etária, a capacidade de concentração está mais apurada, e a demonstração de sentimentos, mais intensa. 

Para incluir a leitura no dia a dia, a sugestão é deixar a criança escolher os livros ou compreender suas preferências para definir os temas. Depois, siga usando diferentes vozes para representar os personagens das histórias e faça perguntas sobre a narrativa, para que o pequeno se envolva com a história. 

Você também pode incluí-lo na leitura, incentivando-o a fazer os sons descritos nos livros. Deixe também que a criança vire as páginas e abra espaço para que a mesma aponte ou faça perguntas. Não se esqueça de nomear e demonstrar as emoções para que o bebê entenda-as e distingue-as.

Blog Modo Brincar: as melhores dicas para você! 

Gostou do conteúdo e entendeu por que a leitura para bebês é tão importante? Então, que tal aproveitar o tempo livre para garantir mais dicas incríveis? Navegue pelo blog Modo Brincar e aproveite!

Ver mais brinquedos incríveis

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

brincadeiras legais|brincadeiras legais
29969

10 brincadeiras legais para fazer em casa

Quer algumas dicas de brincadeiras legais para fazer em família? Leia o nosso post agora mesmo e confira 10 sugestões divertidas!
Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4

Quem é apaixonado pelo mundo dos games certamente conhece o PlayStation. Esse console é um dos mais famosos para quem ama jogar, por isso está...
Imagem de duas crianças jogando xadrez
1326

Jogo de xadrez para crianças: conheça os benefícios e como incentivar os pequenos a jogar 

Depois da estreia de O Gambito da Rainha, na Netflix, muita gente voltou a se interessar pelo xadrez e viu quão divertido e emocionante é...
três crianças sentadas no chão da sala segurando controle jogando os melhor jogos do xbox one
0

Confira uma lista com os 6 melhores jogos do Xbox One

O mundo dos games é uma verdadeira paixão para todas as idades. Os gráficos incríveis e as histórias fantásticas tornam essa atividade muito divertida para...
lenda do saci|lenda do saci
3165

Conheça a lenda do Saci e o que as crianças podem aprender com ela

A lenda do Saci traz muitos ensinamentos. Por isso é interessante valorizá-la e contá-las às crianças. Em nosso post, falamos sobre o assunto. Confira!
pai e filho jogando bola em quadra representando os jogos para pai e filho
0

Jogos para pai e filho: 8 brincadeiras para se divertir!

Quer estreitar os laços com seu pequeno e não sabe como começar? Que tal programar um dia inteirinho com jogos para pai e filho? Assim,...