Entenda os benefícios da leitura para crianças e adolescentes

Imagem de uma criança lendo um livro deitada no chão.

Quem foi que disse que precisamos sair de casa para viajar e aprender sobre várias coisas? Ter um livro nas mãos é poder conhecer mundos diferentes e mergulhar em muitas aventuras, sem nem mudar de lugar! E que maravilha é percorrer estradas imaginativas, sentir como se fosse um dos personagens e depois se emocionar.

A leitura para crianças e adolescentes traz uma série de vantagens porque desperta sensações positivas. Vamos conversar sobre isso, então? Acompanhe o nosso conteúdo e informe-se!

Os benefícios da leitura durante a alfabetização

Os livros podem ser comprados antes mesmo de as crianças aprenderem a ler. Nos primeiros anos, opte por aqueles com muitas imagens e que tenham contos breves. Assim, a meninada chega à idade escolar mais animada por uma história.

Falando nisso, confira as vantagens de estimular a brincadeira da leitura para crianças!

Aumenta e melhora o vocabulário

A melhor forma de ensinar palavras e expressões novas é colocando-as em um contexto. Com a história, a criança imagina a situação e faz a associação em sua mente. Nas próximas vezes que ouvir o termo, ela logo recorrerá às suas lembranças e, com o passar do tempo, isso fica automático e a palavra se sedimenta em seu pensamento.

Aprimora a escrita

A escrita também é beneficiada com a leitura, e isso anda de mãos dadas com o vocabulário. A criança entra em contato com estilos e linguagens diferentes durante a prática. Não é à toa que aprende a se expressar melhor por meio das palavras.

Desenvolve a atenção

Assim como ocorre entre os adultos, a leitura para crianças requer foco. Sem isso, não tem como acompanhar o desenrolar da história. A concentração deve ser treinada desde cedo nos pequenos, pois será uma habilidade bastante recompensadora, principalmente nas aulas.

Estimula a imaginação

Quando lemos, criamos em nossa mente inúmeras imagens e cenários, como se fizessem parte de um filme. Essa habilidade deixa a imaginação bastante fértil, tornando a meninada mais inteligente e com facilidade para criar coisas novas.

Aumenta a capacidade de raciocínio

A leitura para crianças é uma forma de estimular o raciocínio. Afinal, para que entendam a história, é necessário que saibam interpretar e sigam uma lógica, os enredos que envolvem mistérios promovem mais desafios e sãos os melhores nesse sentido.

Fortalece as emoções

Os livros são ótimas formas de liberar a emoção de quem os lê, não importa o gênero. Despertam sensações como medo, susto, paixão, empatia, raiva, compaixão, empolgação e muito mais. Dessa forma, podem ser usados para passar mensagens e ajudar em momentos difíceis, como a fase de adaptação escolar.

Os benefícios da leitura para os adolescentes

Os grandões também precisam de um bom livro. Nessa fase, é importante que você deixe eles mesmos escolherem a história. Além disso, tente estimular, mas não os obrigue a ler. É que pode acontecer de a turminha crescida associar o hábito a um castigo ou algo aversivo, o que não é nada saudável.

Então, veja alguns ganhos da leitura para os adolescentes!

Estimula a criatividade

As capacidades imaginativas são aprimoradas com a adoção do hábito da leitura para crianças. Mas a criatividade é muito importante de ser estimulada mesmo na fase que sucede à infância, pois o cérebro do adolescente ainda está em formação.

Provoca empatia

Quando lemos, nos conectamos com os personagens e sentimos emoções como se o acontecimento fosse conosco. E a empatia é um dos pilares da inteligência emocional, valiosa na interação entre irmãos ou colegas e uma das habilidades mais bem vistas pelo mercado de trabalho.

Melhora o funcionamento do cérebro

A leitura para os adolescentes ajuda a aumentar as conexões neurais. Com mais ligações entre os neurônios, o cérebro funciona melhor e responde com rapidez a diferentes estímulos. É como um exercício para a mente, que se torna ativa e menos sujeita a problemas.

Reduz o estresse

Viajar entre mundos a partir da biblioteca de casa nos ajuda a relaxar. Isso explica por que alguns minutos de leitura diários são capazes de provocar o aumento de hormônios da felicidade. Com esse efeito, o estresse fica bem longe e as sensações negativas se tornam menos frequentes.

Aumenta os conhecimentos gerais

A leitura, tanto para crianças quanto para adolescentes, propicia aprendizados sobre a vida, outras culturas, diferenciados pontos de vista e alguns conceitos. Isso é importante para o desenvolvimento pessoal e profissional, ambos fundamentais na formação de bons cidadãos.

Imagem de duas crianças se divertindo enquanto leem um livro.

Dicas para estimular o hábito da leitura

Muitas estratégias podem ser aliadas na inclusão de um nova atividade na rotina. E quanto mais cedo a família puder despertar o interesse dessa galera pelos livros, mais fácil será transformar a leitura em hábito. Confira algumas dicas nos próximos tópicos.

Seja exemplo

A criançada se espelha muito nos costumes e comportamentos dos adultos, sejam eles bons ou ruins. Por isso, uma das maneiras mais inteligentes de aguçar a curiosidade da molecada é demonstrar gosto pela leitura de diferentes materiais: revistas, jornais, histórias em quadrinhos, folhetos, dicionários e até conteúdos de sites.

Aproveite alguns momentos de folga para folhear páginas físicas ou virtuais na frente das crianças. Enquanto aprende ou se informa com as notícias, você acaba dando um ótimo exemplo para a nova geração. Sempre que possível, faça comentários e inicie debates sobre o que acabou de ler.

Presenteie com livros

Outra tática legal para inserir os mais jovens no mundo da leitura é fornecer livros como presente. Tanto as crianças quanto os adolescentes curtem muito a questão da surpresa. E quem é que não adora receber um mimo em uma data especial ou até mesmo em dias comuns?

A intenção é tornar o ato agradável desde a entrega, por isso, embale o produto com carinho. Se quiser, coloque um cartão junto ao livro ou escreva uma mensagem bonita em alguma página da obra. Pode ter certeza de que esse gesto vai chamar a atenção da galerinha para o universo das letras impressas.

Torne a leitura um momento prazeroso

Toda atividade fica mais gostosa quando realizada em um ambiente confortável, certo? Então, capriche no preparo de um cantinho reservado à leitura para crianças em casa. A ideia é deixar o local propício para a tarefa, seja ela feita individualmente ou com a presença de pessoas queridas.

Você pode, por exemplo, equipar a escrivaninha do quarto infantil com uma bela luminária e uma cadeira ergonômica. Se for um espaço mais despojado, como um sofá no canto da sala, vale dispor almofadas macias e até banquinhos para apoiar os quitutes e as bebidas favoritos da criançada.

Converse sobre o processo

A molecada gosta de saber que valorizamos suas experiências com diferentes atividades. Por isso, não custa nada perguntar, vez ou outra, sobre a leitura que eles fizeram ou estão fazendo. O objetivo é ouvir as suas opiniões e estimular o contato cada vez mais aprofundado com o universo dos contos.

Assim que perceber alguém lendo, lance alguns questionamentos: o que achou da história? Qual personagem você gostou mais? Com qual se identifica? Será que o fim poderia ser de outro jeito? Essa interação fará com que a criança ou adolescente se envolva no assunto e tenha vontade de compartilhar suas percepções com frequência.

Reduza o tempo de uso de dispositivos

A turminha não abre mão do entretenimento nas redes. Embora a internet e as tecnologias tenham muitos pontos positivos, não devem ser prioridade total na rotina deles. O equilíbrio sempre será o melhor caminho para um aproveitamento saudável de cada fonte de lazer e diversão.

Assim, em vez de proibir televisão, celular e videogame, o ideal é que você converse com a turma e proponha horários específicos para o cumprimento de cada tarefa. Se hoje os jogos online ocupam 2 horas do dia, por exemplo, experimente tirar 1 hora e reservá-la à leitura de qualquer material físico.

Identifique as preferências de temas

Uma boa forma de iniciar a leitura para crianças é permitir que elas escolham seus títulos favoritos. Se são fissuradas por super-heróis, por que não deixar que consumam gibis inspirados nessas personagens? Isso vale para todo tipo de tema, já que a finalidade é envolver a galerinha nas decisões.

Ter a opinião considerada em um processo de seleção de livros se torna um estímulo a mais para mergulhar de vez no consumo dos conteúdos. Logo, tente sempre identificar os assuntos favoritos da pessoa que será presenteada, bem como perguntar sobre os títulos que ela quer conferir de perto.

Mantenha materiais visíveis

Já percebeu como jovens e adultos ficam admirados dentro de uma grande biblioteca? O contato com tamanha variedade deixa qualquer um boquiaberto e com vontade de folhear um pouco de cada obra. Você pode usar o cenário das livrarias como referência para criar um refúgio acolhedor para a leitura dentro de casa.

Muitas vezes, precisamos enxergar um livro para ter vontade de explorá-lo. O mesmo acontece com as crianças, que passam a demonstrar interesse quando conseguem acessar os materiais sem dificuldade. Assim, evite manter tudo guardado em armários e gavetas.

Pense em formas de expor coleções inteiras para que as crianças possam pegar os exemplares sempre que tiverem vontade. Vale dispor os livros sobre prateleiras, dentro de nichos de parede ou organizadores, no tampo de um aparador ou nos compartimentos de estantes vazadas.

Os tipos de leitura indicados para cada fase

Da alfabetização ao conhecimento técnico, os livros abordam conteúdos sobre tudo o que você possa imaginar. Podem ser úteis, portanto, no aprendizado de uma segunda língua, na exploração de um novo lugar, na descoberta de sensações e muito mais.

Um ponto importante é estar sempre de olho na faixa etária para acertar na escolha do título. Para ajudar, separamos algumas dicas de leituras abaixo.

Para as crianças

Aqui, são indicadas obras adequadas de leitura para a turminha de até 11 anos. É interessante que os materiais sejam mais lúdicos e tenham personagens com os quais a meninada possa se identificar, em relação à rotina, linguagem e demais detalhes do universo infantil.

Curupira e a Floresta das Letras

Nossa lista começa com Curupira e a Floresta das Letras, que conta a história de um garoto que descobriu uma floresta de letras. A partir disso, resolveu fazer poesias para bichos, pássaros e árvores. É um bom título para fazer um passeio pelas matas do Brasil, além de ser um encontro inicial com as palavras. É recomendado a partir dos 5 anos.

Meu Pé de Laranja Lima

Meu Pé de Laranja Lima é um clássico, e você já deve ter ouvido falar, não é? Conta a história de um menino de 6 anos que mora em um bairro simples do Rio de Janeiro. A família passa por problemas, mas ele é uma criança normal: imagina, brinca e apronta. A história emociona e tem muito a ensinar. Não tem classificação etária, então, pode ser lido por qualquer idade.

Diário de Um Banana

Outra sugestão de leitura para crianças envolve uma coleção que o público infantil (mas não apenas ele) costuma amar. Os livros que compõem Diário de Um Banana são leves, engraçados e relatam as dificuldades e as aventuras vividas por um garoto em sua escola de Ensino Fundamental. As obras podem ser lidas a partir dos 7 anos.

Légume e o Tempo

O livro Légume e o Tempo é uma história em quadrinhos. O enredo é bastante filosófico e leva o leitor a uma jornada em busca de algo capaz de preencher o vazio que muitas vezes faz parte do ser humano. Também trata da impermanência das coisas e das pessoas, abordando, delicadamente, assuntos como perdas e mudanças. É indicado para os maiores de 7 anos.

Para os grandões

Assim como a leitura para crianças, os livros voltados aos maiores de 12 anos também devem promover uma identificação com as personagens. A diferença é que, para esse público, as mensagens transmitidas pelas histórias não precisam ser tão óbvias.

As aventuras de Huckleberry Finn

Mark Twain, um dos maiores romancistas, é o autor de As aventuras de Huckleberry Finn. O livro conta a história de um garoto americano que, para se livrar de um problema familiar, embarca em uma jornada junto de seu amigo. Temas como racismo e hipocrisia fazem parte da trama. O livro não tem classificação etária, mas o enredo exige um pouco mais de atenção.

Harry Potter

Uma coleção fantástica, Harry Potter conta a história de um menino bruxo que ficou órfão e foi morar com os tios. Acontece que ele ainda não sabe que tem poderes, e seus familiares o maltratam um pouco. Em cada livro, acompanhamos o seu crescimento, as aventuras e as amizades que surgem. Apesar de ser recomendado a partir dos 10 anos, encanta até adultos.

A Marca de Uma Lágrima

O livro é de Pedro Bandeira e conta a história de Isabel, uma adolescente com baixa autoestima, que é ótima escritora. Ela se apaixona pelo mesmo garoto que sua melhor amiga Rosana. Mas, na tentativa de ser fiel à amizade, ela ajuda a colega a conquistar o menino. Assim, escreve poesias e deixa que Rosana as assine. Recomendado a partir dos 13 anos.

Como você viu, são vários os benefícios da leitura para crianças e adolescentes! E o mais legal de tudo é que, com o passar do tempo, os ganhos podem ser aprimorados quando introduzimos livros mais complexos à biblioteca de casa. Assim, não deixe de incentivar tanto as crianças quanto os adolescentes a pegarem o hábito.

Ainda não segue a gente nas redes sociais? Compartilhamos conteúdos interessantes em vários canais. Faça agora uma visita no Facebook, no Instagram, no LinkedIn e no YouTube!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no google

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

trava língua infantil|trava língua infantil
26222

Trava-língua infantil: principais benefícios e dicas para estimular a criançada

Apesar de parecer só uma brincadeira divertida para crianças, o trava-língua infantil é um ótimo recurso para estimular o desenvolvimento, especialmente a fala. Por trás...
Curiosidades dias das mães
785

Dia das Mães: curiosidades sobre a data e dicas para comemorá-la

Considerada uma das datas mais especiais do calendário, o Dia das Mães é a época do ano perfeita para reunir a família e celebrar a...
benefícios das atividades físicas para as crianças|benefícios das atividades físicas para as crianças
1503

10 benefícios das atividades físicas para crianças!

A prática de atividades físicas na infância é muito importante. Leia o nosso post agora mesmo e entenda os benefícios desse hábito!
pais com seus filhos abraçados comemorando o dia internacional da familia
0

Dia Internacional da Família: como curtir a data com as crianças

O Dia Internacional da Família é comemorado em 15 de maio e foi criado em uma Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em...
fases do desenvolvimento infantil: mãe oriental com seu filho sorrindo ao brincar
4950

Fases do desenvolvimento infantil: entenda e conheça melhor seu filho

Quer conhecer as fases da criança e conhecer ainda melhor seu filho? Então clique aqui agora mesmo e confira mais sobre o assunto!
Imagem de uma criança abraçando um cachorro
1821

Conheça 6 benefícios dos animais na educação infantil

Pensando em adotar um bichinho para as crianças? Veja por que essa é uma ótima ideia e quais os benefícios dessa decisão para o desenvolvimento infantil!