Entenda os benefícios da leitura para crianças e adolescentes

7 minutos para ler

Quem foi que disse que precisamos sair de casa para viajar? Ter um livro nas mãos é conhecer mundos diferentes, mergulhar em muitas aventuras, sem nem sair do lugar! E que maravilha é percorrer estradas imaginativas, sentir como se fosse um dos personagens e depois se emocionar!

A leitura para crianças e adolescentes traz uma série de vantagens! Vamos conversar sobre isso, então?

Os benefícios da leitura durante a alfabetização

Os livros podem ser comprados mesmo antes das crianças aprenderem a ler. Nos primeiros anos, opte por aqueles com muitas imagens e que tenham historinhas que você possa contar. Assim, a meninada chega na idade escolar mais animada por uma história.

Falando nisso, confira as vantagens de estimular a brincadeira da leitura para crianças!

Aumenta e melhora o vocabulário

A melhor forma de ensinar palavras e expressões novas é as colocando em um contexto. Com a história, a criança imagina a situação e faz a associação em sua mente. Nas próximas vezes em que ouvir o termo, ela logo recorrerá às suas lembranças. Com o passar do tempo, isso fica automático e a palavra se sedimenta em seu pensamento.

Aprimora a escrita

A escrita também é beneficiada com a leitura, e isso anda de mãos dadas com o vocabulário. A criança entra em contato com estilos e tons diferentes dessa prática e aprende a se expressar melhor por meio das palavras.

Desenvolvimento da atenção

Ler requer foco. Sem isso, não conseguimos acompanhar o desenrolar da história. Ele deve ser treinado desde cedo nos pequenos, pois a habilidade será bastante recompensadora, principalmente para as aulas.

Estimula a imaginação

Quando lemos, criamos em nossa mente imagens, como se fossem um filme. Essa habilidade deixa a imaginação mais fértil, tornando a meninada mais inteligente e com facilidade para criar coisas novas.

Aumento do raciocínio

A leitura para crianças é uma forma de estimular o raciocínio. Para que entendam a história, é necessário que saibam interpretar e sigam uma lógica. Enredos que envolvem mistérios promovem mais desafios e sãos os melhores nesse sentido.

Desenvolvimento de emoções

Livros são ótimas formas de liberar emoção de quem os lê, não importa o gênero: medo, susto, paixão, empatia, raiva, compaixão, empolgação e assim por diante. Dessa forma, podem ser usados para passar mensagens e ajudar em momentos difíceis, como a fase de adaptação escolar.

Os benefícios da leitura para os adolescentes

Os grandões também precisam de um bom livro. Nessa idade, é importante que você deixe eles mesmos escolherem a história. Além disso, tente estimular, mas não os obrigue a ler. É que pode acontecer de associarem o hábito a um castigo ou a algo aversivo, o que não é nada saudável.

Então, veja alguns ganhos da leitura para adolescentes!

Estimula a criatividade

As capacidades imaginativas são aprimoradas com o hábito da leitura. A criatividade é muito importante de ser estimulada nessa fase também, pois o cérebro do adolescente ainda está em formação.

Provoca empatia

Quando lemos, conectamo-nos com os personagens e sentimos emoções como se o acontecimento fosse conosco. A empatia é um dos pilares da inteligência emocional, uma das soft skills mais bem vistas pelo mercado de trabalho.

Melhora o funcionamento do cérebro

A leitura para os adolescentes ajuda a aumentar as conexões neurais. Com mais ligações entre os neurônios, a mente responde com maior rapidez.

Reduz o estresse

Viajar entre mundos nos ajuda a relaxar. Alguns minutos de leitura diários são capazes de provocar o aumento de hormônios da felicidade. Com isso, o estresse fica lá embaixo.

Aumenta os conhecimentos gerais

O livro também propicia aprendizados sobre a vida, outras culturas, diferenciados pontos de vista e alguns conceitos. Isso é importante para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Os tipos de leitura indicados para cada fase

leitura para crianças

Separamos algumas dicas de leituras abaixo. Confira!

Para os pequenos

Aqui, são os indicados até os 11 anos. É interessante que os títulos sejam mais lúdicos e tenham personagens com os quais elas possam se identificar.

Curupira e a Floresta das Letras

Curupira e a Floresta das Letras conta a história de um garoto que descobriu uma floresta de letras. A partir disso, resolveu fazer poesias para bichos, pássaros e árvores. É um bom passeio não só pelas matas do Brasil, além de ser um encontro inicial com as palavras. É recomendado a partir dos 5 anos.

Meu Pé de Laranja Lima

Meu Pé de Laranja Lima é um clássico e você já deve ter ouvido falar, não é? Conta a história de um menino de 6 anos, que mora em um bairro simples no Rio de Janeiro. A família passa por problemas, mas ele é uma criança normal: imagina, brinca e apronta. A história emociona e tem muito a ensinar. Não tem classificação etária, então, pode ser lido por qualquer idade.

Diário de Um Banana

Diário de Um Banana é uma coleção que as crianças costumam amar. Os livros são leves, engraçados e relatam as dificuldades e as aventuras na escola de um garoto do ensino fundamental. Pode ser lido a partir dos 7 anos.

Légume e o Tempo

O livro Légume e o Tempo é uma história em quadrinhos. O enredo é bastante filosófico e leva o leitor a uma jornada, em busca de algo capaz de preencher o vazio, que muitas vezes faz parte do ser humano. Trata da impermanência das coisas e pessoas, abordando, delicadamente, assuntos como perdas e mudanças. Indicado para os maiores de 7 anos.

Para os grandões

Para os maiores de 12 anos, é importante que eles se identifiquem com os personagens também, mas as mensagens não precisam ser tão óbvias. Veja só algumas opções!

As aventuras de Huckleberry Finn

Um dos maiores romancistas, Mark Twain é o autor desse livro. Conta a história de um garoto americano que, para se livrar de um problema familiar, embarca em uma jornada, junto do seu amigo. Temas como racismo e hipocrisia fazem parte da trama. O livro não tem classificação etária, mas o enredo exige um pouco mais de atenção.

Harry Potter

Uma coleção fantástica, Harry Potter conta a história de um menino bruxo que ficou órfão e foi morar com os tios. Acontece que ele ainda não sabe que tem poderes, e seus tios o maltratam um pouco. Em cada livro, acompanhamos seu crescimento, suas aventuras e suas amizades. Apesar de ser recomendado a partir dos 10 anos, encanta até adultos.

A Marca de Uma Lágrima

O livro é de Pedro Bandeira e conta a história de Isabel, uma adolescente com baixa autoestima e que é ótima escritora. Ela se apaixona pelo mesmo garoto que sua melhor amiga, Rosana, gosta.

Contudo, na tentativa de ser fiel à amizade a ajuda a conquistar o menino. Assim, escreve poesias e deixa que Rosana as assine. Recomendado a partir dos 13 anos.

Como você viu, são vários benefícios da leitura para crianças e adolescentes! E o mais legal de tudo é que, com o passar do tempo, os ganhos podem ser ainda mais aprimorados quando introduzimos livros mais complexos. Assim, não deixe de incentivar pequenos e grandões a pegarem o hábito.

Que tal aproveitar e conhecer nossa sessão de livros? Temos para todas as idades. Com certeza você encontrá algum legal!

Posts relacionados

Deixe um comentário