Conheça as lições que a Turma da Mônica ensina para as crianças

6 MINUTOS DE LEITURA
104
lições turma da mônica|
Magali, Cascão, Mônica, Cebolinha e Bidu

Quem é que não conhece as clássicas aventuras da turminha mais amada dos quadrinhos brasileiros? Além de estar presente nos gibis e desenhos animados, recentemente o universo criado por Maurício de Sousa também ganhou as telonas. O filme Turma da Mônica – Lições traz uma aventura repleta de ensinamentos para crianças de todas as idades.

Para comemorar a chegada do filme nos cinemas, que tal matar a saudade dos personagens da infância e conferir o que a garotada pode aprender com eles? Boa leitura!

A Turma da Mônica

Criada por Maurício de Sousa, um dos maiores quadrinistas do Brasil, a Turma da Mônica vem conquistando gerações há mais de 60 anos. Ao todo, são mais de 400 personagens, sendo o quarteto principal formado por Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão, amigos que estão sempre prontos para se divertir e encarar os desafios com toda a leveza e a ingenuidade da infância.

O sucesso nos quadrinhos e nas animações trouxe o desejo de também conquistar o cinema, levando ao lançamento do primeiro filme Turma da Mônica – Laços, em 2019. No novo filme: Turma da Mônica – Lições, com estreia marcada para o dia 30 de dezembro de 2021, a turminha decide fugir da escola após esquecer de fazer a lição de casa, o que resulta em um acidente com a Mônica.

Esse acontecimento leva os amigos a estudarem em diferentes escolas e, assim, precisam aprender a viver longe um do outro. A história se desenrola mostrando as consequências dos nossos atos, além de ensinar as lições que podemos aprender com eles.

6 Lições da Turma da Mônica para as crianças

As histórias da turminha mais querida dos quadrinhos nacionais estão recheadas não apenas de aventura e diversão, mas também de ensinamentos para levar por toda a vida. Veja a seguir 6 lições da Turma da Mônica que as crianças (e também adultos) podem aprender.

1. Trabalhar em equipe

Mesmo com as constantes provocações do Cebolinha e seus planos infalíveis para derrotar a Mônica, sabemos que os laços de amizade que unem os dois e o restante da turma são indestrutíveis. Por esse motivo, eles sempre estão dispostos a trabalhar em equipe quando é preciso e, juntos, conseguem enfrentar qualquer desafio que surgir, como também é mostrado no filme.

2. Desenvolver empatia

A verdadeira amizade só acontece quando deixamos de olhar apenas para o próprio umbigo e passamos a nos importar com os outros também. A capacidade de se colocar no lugar da outra pessoa e buscar entender como se sentiria na mesma situação é o que chamamos de empatia.

Um exemplo dessa mensagem na Turma da Mônica acontece, por exemplo, quando os amigos entendem o medo de água do Cascão ou o grande apetite da Magali.

3. Aceitar as diferenças

Cada pessoa é diferente da outra, e é isso o que faz tão divertido ter amigos. Afinal, é com as diferenças que aprendemos sobre o respeito e a tolerância. Entre os personagens que promovem a inclusão social estão o deficiente auditivo Humberto, o autista André, o cadeirante Luca e a deficiente visual Dorinha. Além disso, há o personagem Do Contra, que adora fazer tudo ao contrário e é bem aceito pela turminha.

4. Perceber que é bom ser criança

Uma das mensagens mais cativantes da Turma da Mônica é que ser criança é bom demais! Por esse motivo, sempre vemos os personagens em atividades tipicamente infantis, como jogar bola, andar de bicicleta, brincar de boneca, se reunir para ir à sorveteria ou se divertir com jogos e brincadeiras. Essas aventuras no cotidiano mostram que brincar é fundamental para a criança se desenvolver e aprender.

5.  Aprender a lidar com sentimentos

Lidar com as próprias emoções é uma habilidade que inicia durante a infância. No novo filme, os quatro amigos começam a estudar em escolas diferentes e precisam aprender a administrar a falta que sentem um dos outros, além de enfrentar os desafios sozinhos.

6. Aprender a importância das amizades

Ter amigos com quem contar é fundamental em qualquer fase da vida, em especial na infância. Cada amizade é única e, por esse motivo, deve ser cultivada com o carinho. Essa é uma das mais valiosas lições que a turma formada pela Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali ensina a cada nova aventura.

O papel da Turma da Mônica no gosto pela leitura

Muitas crianças cresceram acompanhando as aventuras da turminha do Bairro do Limoeiro (inclusive, é bem provável que você tenha sido uma delas, não é mesmo?). Afinal, a Turma da Mônica foi e — ainda é — uma importante porta de entrada para o mundo da leitura para muitos jovens brasileiros.

Com um público fiel formado por cerca de 10 milhões de leitores permanentes no país, não há como não se identificar com algum personagem, seja qual for a sua idade. Para as crianças, essa identificação influencia ainda mais o prazer pela leitura, levando não apenas entretenimento, mas também conhecimento e cultura.

Antes mesmo de serem alfabetizadas, as crianças podem e devem ser apresentadas aos gibis da turminha. A leitura feita por um adulto enquanto elas acompanham as imagens é importante para ajudar a estimular o gosto pelas histórias.

É bom lembrar que a leitura ajuda as crianças a terem mais facilidade no aprendizado, melhorando o rendimento escolar. Por esse motivo, é fundamental estimular o hábito da leitura desde cedo, o que fica muito fácil e divertido com os quadrinhos.

Com enredos leves e cheios de humor, incentivar os pequenos a acompanhar os quadrinhos da Turma da Mônica é uma ótima forma de desenvolver a leitura e fazer disso um hábito. A trama é facilmente compreendida, em que as falas dos personagens presentes nos balões permitem identificar se o personagem está falando, gritando ou pensando.

Agora que você conheceu algumas das principais lições Turma da Mônica, não perca a chance de inserir os pequenos nesse maravilhoso universo dos quadrinhos. Aproveite também para acompanhar as aventuras da turminha no cinema. É diversão garantida para toda a família!

Achou este artigo interessante? Então, confira os benefícios da leitura para crianças e adolescentes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no google

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

Curiosidades dias das mães
785

Dia das Mães: curiosidades sobre a data e dicas para comemorá-la

Considerada uma das datas mais especiais do calendário, o Dia das Mães é a época do ano perfeita para reunir a família e celebrar a...
benefícios das atividades físicas para as crianças|benefícios das atividades físicas para as crianças
1503

10 benefícios das atividades físicas para crianças!

A prática de atividades físicas na infância é muito importante. Leia o nosso post agora mesmo e entenda os benefícios desse hábito!
pais com seus filhos abraçados comemorando o dia internacional da familia
0

Dia Internacional da Família: como curtir a data com as crianças

O Dia Internacional da Família é comemorado em 15 de maio e foi criado em uma Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em...
fases do desenvolvimento infantil: mãe oriental com seu filho sorrindo ao brincar
4950

Fases do desenvolvimento infantil: entenda e conheça melhor seu filho

Quer conhecer as fases da criança e conhecer ainda melhor seu filho? Então clique aqui agora mesmo e confira mais sobre o assunto!
Imagem de uma criança abraçando um cachorro
1821

Conheça 6 benefícios dos animais na educação infantil

Pensando em adotar um bichinho para as crianças? Veja por que essa é uma ótima ideia e quais os benefícios dessa decisão para o desenvolvimento infantil!
disputa entre beyblades em arena de batalha
0

Descubra o que é beyblade, como jogar e quais são os principais tipos

Se você é fã de mangás e animes, com certeza, já sabe o que é beyblade. Vindo diretamente do oriente, este brinquedo conquista gerações e...