Massinha para brincar: 7 dicas para se divertir com as crianças

5 MINUTOS DE LEITURA
Massinha para brincar|
Mãe ensina seus filhos a brincar de massinha

No universo infantil, se existe um costume que nunca sai de moda é o de ter massinha para brincar. Não é à toa, já que as massinhas de modelar são uma divertida maneira de desenvolver a coordenação motora fina, trabalhar a concentração, estimular a criatividade e a imaginação e, ainda, relaxar.

Nada melhor do que aprender brincando, certo? Mas o que fazer quando a turminha está cheia de vontade, mas nenhuma ideia surge para transformar as massinhas?

A gente separou algumas dicas bem bacanas para você brincar com a garotada. Então abra espaço na mesa e coloque a mão na massinha de modelar!

1. Criar bonequinhos da família e dos amigos

Reproduzir aquilo que amamos é sempre uma agradável maneira de estreitar laços. É bem provável que seu pequeno já tenha feito inúmeros desenhos da família e dos amiguinhos, não é? Que tal escolher um desses trabalhos como ponto de partida para brincar com a massinha?

O legal é poder propor que os bonecos sejam tridimensionais, estimulando essa percepção nas crianças, especialmente nas menores. Isso é um desafio para eles!

Que tal começar a brincadeira moldando os amiguinhos peludos? O Kit Operação Pets com livro da Super Massa tem tudo para conquistar a garotada.

2. Inventar histórias

Contar histórias para as crianças é um estímulo à aprendizagem da língua e à representação, além de ser uma forma de repassar valores sociais. Agora, deixar que elas criem os próprios causos é um verdadeiro incentivo à imaginação infantil.

Entre animais e monstrinhos fantasiosos, muitas aventuras podem surgir. Instigue a inventividade das crianças fazendo perguntas e pedindo que contem a história para você.

Dá para imaginar ser um dentista com o Kit Brincando de Dentista da Play Doh, montar uma equipe de atletas com o Kit Esportes da Super Massa… E qualquer coisa que seu pimpolho imaginar!

3. Fazer letras e números

Para a turminha que está aprendendo a ler, as massinhas para brincar são outro modo divertido de visualizar as letras e os números. Além de modelar os caracteres, dá para trabalhar o conceito de medidas, por exemplo, perguntando às crianças a quantidade de ingredientes necessária para fazer uma porção, duas porções, e assim por diante.

Os pequerruchos costumam gostar bastante de moldes, e o Kit Play Doh Massinha Molde de Números é um bom recurso para aprender brincando.

4. Explorar as diferentes cores

Misturar as diferentes cores das massinhas é outra maneira de explorar a criatividade e o mundo ao redor. Aliás, mesclar as porções de massinha faz parte da brincadeira e da exploração dos materiais por si só.

Porém, antes que a criança aglutine todas as massinhas de uma vez e perca o interesse pelo brinquedo, estimule a curiosidade do pequeno questionando qual cor resulta da união do azul com o amarelo, por exemplo. Isso vai ajudar a despertar a vontade de descobrir outras combinações.

Para isso, nada melhor que kits supercoloridos para a turminha. Aqui os potes sortidos da Super Massa e as cores exclusivas da Play Doh.

5. Fazer comidinhas

Fazer comidinhas também é uma brincadeira educativa, já que é possível envolver a criança em todas as etapas da alimentação, ensinando a produção e a colheita dos alimentos, por exemplo. Essa atividade traz também importantes ensinamentos sobre as tarefas domésticas.

Que tal um festival de Tortas Divertidas com o Kit Play Doh Massinha Kitchen?

6. Construir uma cidade

Outra dica muito bacana para brincar em família com massinha de modelar é construir uma cidade ou um lugar que seja bem especial para o seu pequerrucho. Vocês podem explorar mais ideias juntos, como construir o bairro em que moram. Além da imaginação, a memória tem vez aqui!

Para ajudar a construir essa cidade dos sonhos, conte com Kit Play Doh Massinha Ferramentas de Construção e a Areia para Modelar PLay Doh Sand — as crianças vão amar!

7. Criar o Universo

Que tal criar o Universo ou o nosso Sistema Solar com as crianças? O legal é tentar moldar os planetas com tamanhos e cores diferentes, respeitando a dimensão e as características de cada um. Isso certamente será um desafio!

Você pode apostar no Kit das Galáxias Play Doh Massinha de Modelar para facilitar e incrementar a brincadeira!

Viu só quanta coisa dá para fazer com massinha para brincar? Você ainda pode incrementar essa brincadeira offline com outros objetos de materiais diversos, como palitos de picolé. É bem capaz de bater a nostalgia, então não se surpreenda caso você fique mais tempo com as massinhas de modelar que as próprias crianças!

Gostou das nossas sugestões? Então acesse o nosso site e confira todas as massinhas disponíveis na Ri Happy!

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

brincadeiras legais|brincadeiras legais
29969

10 brincadeiras legais para fazer em casa

Quer algumas dicas de brincadeiras legais para fazer em família? Leia o nosso post agora mesmo e confira 10 sugestões divertidas!
Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4

Quem é apaixonado pelo mundo dos games certamente conhece o PlayStation. Esse console é um dos mais famosos para quem ama jogar, por isso está...
Imagem de duas crianças jogando xadrez
1326

Jogo de xadrez para crianças: conheça os benefícios e como incentivar os pequenos a jogar 

Depois da estreia de O Gambito da Rainha, na Netflix, muita gente voltou a se interessar pelo xadrez e viu quão divertido e emocionante é...
três crianças sentadas no chão da sala segurando controle jogando os melhor jogos do xbox one
0

Confira uma lista com os 6 melhores jogos do Xbox One

O mundo dos games é uma verdadeira paixão para todas as idades. Os gráficos incríveis e as histórias fantásticas tornam essa atividade muito divertida para...
lenda do saci|lenda do saci
3165

Conheça a lenda do Saci e o que as crianças podem aprender com ela

A lenda do Saci traz muitos ensinamentos. Por isso é interessante valorizá-la e contá-las às crianças. Em nosso post, falamos sobre o assunto. Confira!
pai e filho jogando bola em quadra representando os jogos para pai e filho
0

Jogos para pai e filho: 8 brincadeiras para se divertir!

Quer estreitar os laços com seu pequeno e não sabe como começar? Que tal programar um dia inteirinho com jogos para pai e filho? Assim,...