Motoca para bebê: dicas para escolher a melhor opção!

Você já ouviu falar de motoca para bebê? Funcional, além de ser um brinquedo megadivertido, ela pode auxiliar na locomoção durante os passeios e contribuir para o desenvolvimento infantil. 

Então, o que é uma motoca? Basicamente, trata-se de um triciclo para bebê, desenvolvido com o formato ideal para transportá-lo com segurança e muita diversão. 

Quer saber mais sobre o objeto e descobrir como escolher o melhor modelo? Não se preocupe! Preparamos este artigo recheado de informações e dicas especialmente para você. Confira!

Motoca para bebê: benefícios e principais modelos!

A motoca para bebê é uma excelente opção de brinquedo para quem deseja mais praticidade no dia a dia. Como já dissemos, ela pode auxiliar no transporte dos pequenos e contribuir para o desenvolvimento deles, favorecendo diversas habilidades.

Em meio aos benefícios, podemos destacar que o miniveículo contribui para a coordenação motora infantil, principalmente dos braços e das pernas, graças ao design. Além disso, o objeto favorece reflexos, atenção e foco. 

Ele também ajuda a fortalecer ossos e articulações, tonificando a musculatura e melhorando a mobilidade. Sem contar que pode colaborar para a criança conquistar maior equilíbrio corporal. A seguir, veja os principais modelos disponíveis no mercado! 

Triciclo de plástico

O triciclo de plástico é considerado o modelo mais comum de motoca para bebê. Também conhecido como velotrol, ele é fabricado com rodas e toda a estrutura em plástico firme.

Triciclo elétrico

O triciclo elétrico é um modelo não muito popular, oferecendo um custo maior que os demais. Normalmente, ele não conta com pedais, é movido à bateria, possui câmbio com duas marchas (primeira e ré) e atinge uma velocidade máxima entre 4 e 6 km/h. 

Triciclo com haste de controle

Com uma estrutura igual à das versões de plástico, esse modelo possui pedais nas rodas frontais e hastes de metal na traseira, possibilitando que os pais conduzam as crianças. Assim, é a opção perfeita para passeios em família.  

Como escolher a melhor opção de motoca para bebê?

Agora que você já sabe quais são as vantagens e os principais modelos, que tal descobrir qual é a melhor motoca para bebê?! Para isso, separamos algumas dicas para ajudar na escolha. Confira!

1. Siga as recomendações de idade

Se você deseja a melhor motoca para bebê, a primeira dica é seguir as recomendações de idade. Portanto, opte por modelos indicados para a faixa etária do pequeno, que o comportaram de maneira adequada, com segurança. 

Normalmente, os triciclos infantis podem ser usados a partir de um ano de idade, principalmente modelos com cercado de segurança. Porém, alguns fabricantes recomendam o uso para crianças entre um e três anos.

2. Certifique-se das dimensões do brinquedo

Outro passo importante na hora de escolher um triciclo infantil é certificar-se das dimensões dele. Veja qual é o tamanho de toda a estrutura e quantos quilos ela pode suportar. Dessa forma, é possível encontrar a versão correta de acordo com o peso do seu bebê. 

Alguns modelos anatômicos possuem o formato ideal para acomodar crianças de até 30 kg. Já outros só suportam até 20 kg. Por isso, é importante atentar-se para garantir a proteção dos pequenos. 

3. Priorize modelos com elementos de segurança

Na hora de escolher entre os modelos, também vale priorizar versões de motoca para bebê com proteção. Afinal, o brinquedo deve ser seguro para os pequenos aproveitarem com todo cuidado cada passeio. 

Em meio às peças, os principais elementos de segurança são: cercado de proteção (barreira lateral que previne quedas para os lados), cinto de segurança, freio traseiro e roda antiderrapante. Conferir esses itens traz um uso mais seguro e livre de acidentes.

4. Fique de olho nos acessórios

Entre a variedade de opções, existem modelos de triciclo infantil com diversos acessórios, como: objetos sonoros, luzes, painel de atividades, cestinhas, haste ajustável, apoio para pés e suporte para bolsas. 

Esses itens complementam o brinquedo, podendo contribuir para segurança, conforto e até desenvolvimento dos pequenos. Por exemplo, além de divertir as crianças, as buzinas estimulam a percepção de causa e efeito — pois o pequeno compreende que a ação gera um efeito, o som.

5. Opte por modelos com certificado de segurança

Por fim, ao escolher o modelo, não deixe de conferir se ele possui um certificado de segurança, como o do Inmetro — instituto federal que realiza testes nos mais diversos itens. Esse documento atesta que o objeto foi testado previamente e atende todas as exigências necessárias para o uso. 

Garanta mais dicas no blog #ModoBrincar

E aí, gostou do conteúdo e já sabe qual motoca para bebê escolher? Então, que tal aproveitar o tempo livre para navegar pelo blog #ModoBrincar e garantir mais dicas incríveis? Aproveite! 

Ver mais brinquedos incríveis

Ri Happy

Recent Posts

Dia do Esporte: quando é, como surgiu e o que fazer para comemorar

O Dia do Esporte é comemorado anualmente em 6 de abril. Estabelecida em 2013 pela…

6 dias ago

Confira os 10 melhores jogos de tabuleiro para entreter a garotada

Reunir a garotada para brincadeiras é sempre uma ótima ideia, principalmente, se elas estimularem a…

6 dias ago

Dia do Obstetra: celebre o trabalho desse profissional importante

O nascimento do bebê é um dos momentos mais importantes da vida de muitas mulheres.…

6 dias ago

Dia Mundial do Livro: dicas para comemorar e promover a leitura

O Dia Mundial do Livro celebra o poder transformador das palavras, da imaginação e da…

7 dias ago

Dia do Goleiro: conheça a origem da data e alguns representantes famosos

Quem ama futebol sabe o quanto é importante ter uma boa base defensiva. Não é…

7 dias ago

Dia da Mentira: origem e como educar as crianças

Apesar de não ser feriado, o Dia da Mentira é um dos mais conhecidos em diversos países.…

1 semana ago