Mudanças no corpo durante a gravidez: descubra o que esperar

6 MINUTOS DE LEITURA
822
Mudanças no corpo durante a gravidez
Mulher grávida se admira no espelho

Enjoos, aumento dos seios, vontade de fazer xixi constantemente, desejos repentinos, fadiga, oscilações hormonais e, claro, a tão esperada barriguinha. Diversos fatores justificam essas mudanças no corpo durante a gravidez, portanto, lembre-se sempre de consultar o seu médico ao longo da gestação.

Com as informações corretas e o devido acompanhamento profissional, esse pode ser um momento mágico e inesquecível na vida da futura mamãe. Durante os nove meses, as alterações fisiológicas ocorrem em todo o organismo e avançam no decorrer da gestação. Apesar de toda a gravidez ser marcada por transformações, boa parte das modificações físicas só serão mais perceptíveis e sentidas na segunda metade da gestação.

Quer entender mais o que esperar dessas etapas? Confira!

Útero

O útero é um órgão muscular do aparelho genital feminino, em que o óvulo fecundado se desenvolve ao longo da gestação. Ele será a “casa do seu bebê”, logo, todo seu desenvolvimento ocorre dentro do útero, que o mantém nutrido e protegido.

Na mulher adulta, o útero tem, em média, um volume de 50 cm³ a 90 cm³. Seu tamanho oscila entre 6 e 9 centímetros, podendo variar de acordo com a idade da mulher, o número de filhos que ela já teve e outras particularidades.

Durante a gestação, o peso do útero aumenta cerca de 20 vezes. Ao final da gravidez, ele poderá ter de 30 a 35 centímetros de comprimento, entre 20 a 25 centímetros de largura e cerca de 22 centímetros de profundidade. 

O fluxo sanguíneo mantido por suas artérias também aumenta e sua capacidade poderá elevar de 700 a 1000 vezes, aproximadamente de 4 ml para 4000 a 5000 ml. Essa grande transformação do útero ocorre para suprir todas as necessidades do seu bebê, garantindo os fluidos e nutrientes fundamentais para seu desenvolvimento.

Cerca de uma semana após o parto, os vasos sanguíneos e o tamanho do útero retornam ao seu tamanho anterior.

Mamas

As alterações nos seios podem ser diferentes em cada mulher, porém, é esperado um aumento no tamanho das mamas de quase 700 gramas (em cada mama). Apesar da sensibilidade e sensação de inchaço logo nas primeiras semanas de gestação, o aumento das mamas é mais perceptível apenas a partir do terceiro mês, e poderá acompanhar algumas dores e desconfortos.

No decorrer da gravidez, é comum o surgimento de estrias e de veias superficiais aparentes. As mamas passam por transformações fisiológicas para dar início à produção do leite. O tecido glandular (ou glândulas mamárias) se prolifera e as células secretoras passam a ser estimuladas e se distendem, para dar início à secreção do leite.

Isso tornará seus seios mais maleáveis para o seu bebê conseguir mamar. As aréolas dos seus mamilos também podem aumentar de tamanho e escurecer.

Apetite e Enjoos

É muito comum sentir enjoos, ânsia e repulsa a alguns alimentos durante o primeiro trimestre, até mesmo, àqueles que você estava habituada e gostava de comer. Isso ocorre devido aos altos níveis de HCG no organismo e ao aumento dos níveis de progesterona. Ela também é responsável por desacelerar o processo digestivo, o que pode levar à prisão de ventre em alguns momentos.

Já no terceiro trimestre, o crescimento do útero pressiona os outros órgãos do corpo da mulher, como estômago e bexiga. Isso leva à redução da fome, ao aumento da azia e da vontade de fazer xixi.

Pele

A pele é o nosso maior órgão, que nos protege na interação com o ambiente exterior. Ela é capaz de se moldar e responder a algumas necessidades individuais. 

A partir de seis meses, em razão do crescimento da região do abdômen e das mamas, a atrofia causada nas fibras elásticas pode dar início ao surgimento de estrias. Algumas gestantes também apresentam as marcas na região das coxas e das nádegas.

A ação da progesterona estimula a ação da melanina e poderá interferir no tom da pele, resultando em áreas pigmentadas (melasmas), que eventualmente podem aparecer em alguma região do seu corpo ou rosto. Lembre-se de que é fundamental o uso do protetor solar durante toda fase gestacional, além do acompanhamento do seu dermatologista.

Ganho de peso

Sim, você vai engordar durante a gravidez e o seu corpo vai mudar de peso, formato e proporção, mas isso não deve ser um motivo de preocupação. É importante saber que o ganho de peso é natural para as gestantes, em razão das transformações que ocorrem e que são essenciais para o desenvolvimento saudável do seu filho.

O útero cresce para comportar o bebê, o cordão umbilical e o líquido amniótico. Os seios aumentam conforme a produção de leite se inicia. O volume de sangue do corpo cresce em aproximadamente 50% para nutrir as células do bebê.

Além disso, seu corpo deverá formar um estoque de gordura para a fase da amamentação, que demanda muitos nutrientes e líquidos da mãe. É fundamental analisar esses fatores caso a caso, então, evite fazer comparações com outras gestantes. Entenda que cada mulher pode ganhar um volume de peso diferente da outra, devido à sua particularidade — e tudo bem.

As mulheres são diferentes e têm características e concepções fisiológicas diversas umas das outras. É importante que você esteja preparada para encarar essas mudanças e seu médico será a pessoa mais adequada para tirar todas as dúvidas em relação a elas e dar os devidos cuidados para cada gestante.

Não deixe de se preparar psicologicamente para tudo o que está por vir. As mudanças no corpo durante a gravidez também são uma forma de ajudar você a se adaptar a essa fase completamente nova da vida. Acolha todas as transformações e sentimentos e busque a ajuda de amigos e familiares que formam a sua rede de apoio.

Aproveite para compartilhar o conteúdo em suas redes sociais para ajudar outras mulheres a entender melhor o que está por vir quando se espera um filho!

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

brincadeiras legais|brincadeiras legais
29969

10 brincadeiras legais para fazer em casa

Quer algumas dicas de brincadeiras legais para fazer em família? Leia o nosso post agora mesmo e confira 10 sugestões divertidas!
Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4

Quem é apaixonado pelo mundo dos games certamente conhece o PlayStation. Esse console é um dos mais famosos para quem ama jogar, por isso está...
Imagem de duas crianças jogando xadrez
1326

Jogo de xadrez para crianças: conheça os benefícios e como incentivar os pequenos a jogar 

Depois da estreia de O Gambito da Rainha, na Netflix, muita gente voltou a se interessar pelo xadrez e viu quão divertido e emocionante é...
três crianças sentadas no chão da sala segurando controle jogando os melhor jogos do xbox one
0

Confira uma lista com os 6 melhores jogos do Xbox One

O mundo dos games é uma verdadeira paixão para todas as idades. Os gráficos incríveis e as histórias fantásticas tornam essa atividade muito divertida para...
lenda do saci|lenda do saci
3165

Conheça a lenda do Saci e o que as crianças podem aprender com ela

A lenda do Saci traz muitos ensinamentos. Por isso é interessante valorizá-la e contá-las às crianças. Em nosso post, falamos sobre o assunto. Confira!
pai e filho jogando bola em quadra representando os jogos para pai e filho
0

Jogos para pai e filho: 8 brincadeiras para se divertir!

Quer estreitar os laços com seu pequeno e não sabe como começar? Que tal programar um dia inteirinho com jogos para pai e filho? Assim,...