Música para bebês: conheça os principais benefícios!

6 MINUTOS DE LEITURA
1732
neném menino com fone de ouvindo sorrindo enquanto escuta música para bebês

“Nana, neném, que a cuca vem pegar / papai foi na roça, mamãe no cafezal”, quando falamos de música para bebês, é quase inevitável não pensar nessa famosa cantiga. O que pouca gente sabe é que cantarolar ou colocar um som para ninar os pequenos pode trazer inúmeros benefícios para o desenvolvimento deles. 

Considerada uma das expressões mais antigas do mundo, a música está presente em quase todos os momentos da nossa vida, inclusive dentro do útero. Definida como uma combinação harmoniosa de sons, ela estimula emoções e exerce um papel importantíssimo no nosso desenvolvimento cognitivo e motor.

Nesse caminho, para você conhecer todos os benefícios da música para bebês e descobrir como incluí-la no dia a dia do seu filho, preparamos este artigo recheado de dicas e informações. Continue a leitura e aproveite! 

O poder da música e seus benefícios para bebês!

Você sabia que, mesmo no útero, o bebê já consegue escutar músicas e que a prática oferece benefícios para o desenvolvimento dele? Uma pesquisa realizada pela Universidade de Helsinque, na Finlândia, comprovou que bebês expostos à música durante a gravidez são capazes de reconhecer a melodia alguns meses após o parto.

O resultado do estudo indicou que o cérebro da criança é capaz de guardar memórias de longo prazo adquiridas ainda dentro do útero materno. Dessa forma, sabendo que o processamento das canções e da fala é feito por meio de mecanismos comuns no cérebro, os pesquisadores chegaram à conclusão de que o ato pode contribuir para o desenvolvimento da fala. 

Já fora do útero, a música para recém-nascidos e bebês também traz inúmeras vantagens. Além de ser prazeroso, o ato potencializa as capacidades intelectuais e cognitivas deles, sem contar que ajuda a controlar as emoções e até aproximar os pequenos dos pais. Veja mais benefícios das músicas para bebês a seguir!

1. Estimula a alfabetização

Sabia que a musicalização para bebês pode estimular a alfabetização?! Isso porque, além de favorecer a fala e a audição, as canções infantis ajudam as crianças a conhecerem o mundo ao redor e as palavras, dando significado a elas. Aliás, cantar contribui para a dicção dos pequenos.

2. Contribui para o desenvolvimento afetivo

As músicas têm uma relação muito forte com as nossas emoções. Ao ouvi-las, dependendo do gênero, é comum nos sentirmos estimulados, animados, tristes, calmos e até melancólicos. 

O mesmo acontece com os bebês, as músicas também refletem as emoções deles, desenvolvendo o lado afetivo. Além disso, quando cantam para os pequenos, os responsáveis contribuem para o desenvolvimento emocional deles, estreitando os vínculos e criando maior sensação de pertencimento. 

3. Ativa a memória e o raciocínio

Como já dissemos, colocar música para bebês, até mesmo no ventre, pode contribuir muito para a memória e o raciocínio lógico deles. Isso porque os sons ativam áreas no cérebro responsáveis por essas funções, estimulando-as. Além disso, a música auxilia no aprendizado matemático e na percepção espacial. 

mãe e bebe escutando músicas para bebês deitados na cama

4. Relaxa e traz sensação de segurança

Não é de hoje que pais e responsáveis utilizam a música para relaxar os bebês. De acordo com a neurologista infantil, Gladys Arnês, em uma entrevista para a Revista Crescer, a atitude está relacionada à liberação de endorfina e à diminuição dos níveis de cortisol, que acontecem quando os pequenos ouvem sons.

Essas reações causam relaxamento, o que normalmente os fazem pegar no sono. Além disso, as canções, principalmente quando são cantadas pelos pais, trazem uma maior sensação de segurança aos bebês. 

5. Melhora a coordenação motora e a concentração

Outro benefício da música para bebês é o aumento da capacidade de concentração. O motivo disso é que, ao ouvirem os sons, os pequenos se sensibilizam e passam a apreciá-los, tendo os níveis de concentração estimulados. 

A música também contribui para a coordenação motora fina das crianças. Isso porque, normalmente, ela vem acompanhada por brinquedos educativos e instrumentos que favorecem essa habilidade tão importante para o desenvolvimento. 

Como incluir a música na rotina da criança?

Agora que você já conhece os benefícios, que tal descobrir como incluir músicas para o bebê relaxar no dia a dia?! Geralmente, os pequenos são atraídos por canções ritmadas, com muitas repetições, mas é possível investir em diversos gêneros, contanto que agrade a todos presentes no ambiente familiar.

É comum os pais cantarem música de ninar para acalmar os bebês na hora de dormir, mas também é possível incluir as canções nas horas de brincadeiras, no banho, etc. Investir em videoclipes ainda é uma boa opção para isso, já que costumam prender a atenção, com imagens animadas e divertidas. 

A dica é optar por canções e vídeos mais calmos em momentos de relaxamento e mais agitados para estimular o bebê durante as atividades. Em todos os casos, é importante se atentar ao volume, já que a audição da criança é mais sensível e sons altos podem trazer incômodos. 

Ative seu #ModoBrincar e divirta-se! 

Viu só quantos benefícios a música para bebês pode trazer?! Na Ri Happy, você encontra diferentes brinquedos musicais, como a pelúcia musical Baby Shark, para estimular ainda mais o seu pequeno. Confira e aproveite! 

Fontes consultadas:

Grupo Dom Bosco (São Paulo). 4 benefícios da música para o desenvolvimento infantil: Saiba como a música ajuda no desenvolvimento e no aprendizado das crianças. Notícias, [S. l.], p. 1, 21 jul. 2022. Disponível em: https://www.dombosco.com.br/noticias/4-beneficios-da-musica-para-o-desenvolvimento-infantil.html. Acesso em: 21 jul. 2022.

CENTRO UNIVERSITÁRIO BELAS ARTES (São Paulo). BEBÊS JÁ PODEM SER ENVOLVIDOS PELA MÚSICA DESDE O ÚTERO. Blog Belas Artes, [S. l.], p. 1, 30 set. 2016. Disponível em: https://belas.art.br/bebes-ja-podem-ser-envolvidos-pela-musica-desde-o-utero. Acesso em: 21 jul. 2022.

FORCIONI, GIOVANNA. Músicas de ninar ajudam o bebê a relaxar e diminuir os batimentos cardíacos: Segundo estudo publicado na revista Nature Human Behavior, esses sons fazem com que o cérebro estimule a liberação de endorfina e diminua os níveis de cortisol. Revista Crescer, [S. l.], p. 1, 7 jan. 2021. Disponível em: https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/01/musicas-de-ninar-ajudam-diminuir-os-batimentos-cardiacos-dos-bebes-e-relaxa.html. Acesso em: 21 jul. 2022.

Ver mais brinquedos incríveis

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *