Como se preparar para ter um Natal em família espetacular?

6 MINUTOS DE LEITURA
873
natal em família|natal em família
Família celebra o Natal

Se tem um mês bastante aguardado, sem dúvidas, é dezembro. Isso porque, além das férias escolares da garotada, ele também traz as celebrações de fim de ano, em especial o Natal em família. Por conta disso, muita gente começa a se planejar o mais cedo possível para que essa data seja igualmente aproveitada por adultos e crianças.

Porém, como já é de se imaginar, programar esse momento — assim como todas as atividades a serem realizadas no dia — pode ser bastante desafiador. E isso tanto para quem já tem experiência em recepcionar os parentes em casa quanto para quem nunca assumiu a frente desse tipo de confraternização, viu?

Por esse motivo, trouxemos um artigo que vai funcionar como um guia do que considerar para tornar o seu Natal um momento inesquecível. Veja a seguir!

A importância do Natal em família

Passar o Natal em família é muito mais do que ter a casa cheia. É estar rodeado por aquelas pessoas que são a base da nossa história, representam o nosso porto seguro e a razão de sermos quem somos.

É proporcionar aos pequenos que eles também tenham essa vivência positiva, que as lembranças deles sejam sempre cercadas de muito afeto e que eles cresçam valorizando a companhia da família nos mais diferentes momentos da vida.

O significado do Natal    

O Natal é uma data muito especial, pois celebra o nascimento de Cristo e traz a mensagem de um novo começo. Isto é, possibilidade de fazermos as coisas diferentes, mudarmos o futuro e nos conectarmos com a nossa essência.

Afinal, quando damos esses passos podemos nos aproximar mais das pessoas que gostamos, fortalecer os laços que temos com elas e colocar em prática sentimentos e emoções que são fundamentais para a evolução do ser humano (como paz, harmonia, união, solidariedade e amor).

A decoração da casa

A decoração é um dos pontos-chave para um bom Natal em família. Isso porque, além fazer com que o lar fique mais confortável e acolhedor, ela ajuda a deixar todo mundo no clima da festividade. Por isso, invista em muitos vasos com plantas e arranjos com pinhas, enfeites natalinos nas portas (como guirlandas e meias) e roupas de cama, mesa e banho em tons avermelhados, verdes e dourados.

Ambientações temáticas também são muito bem-vindas, ok? Ainda mais se elas reproduzirem locais que o Papai Noel frequenta, como a casa dele no Polo Norte ou lareiras artificiais envoltas de presentes. Sem dúvidas, um décor assim será uma atração à parte!

Também dá para inovar e incluir na decoração um espaço exclusivo para as crianças se divertirem, terem um passatempo produtivo e compartilharem bons momentos umas com as outras. Aqui vão algumas sugestões:

  • cantinho dos desenhos inspirados no Natal;
  • cinema improvisado em casa para assistir filmes natalinos (da Netflix, Disney Plus e Prime Video);
  • clube da leitura;
  • ateliê Do It Yourself em que elas produzem lembrancinhas para os parentes nessa data especial.

O processo de montar a árvore de Natal    

O mais comum entre as pessoas é preparar a árvore de Natal com antecedência em relação ao dia 25 de dezembro — o que não é errado. Porém, montá-la apenas quando a família estiver reunida pode se tornar uma ótima atividade para juntar os parentes em prol de um mesmo objetivo, passar o tempo e gerar aquela realização satisfatória de trabalho coletivo.

Inclusive, essa é uma ideia que pode virar até mesmo uma tradição familiar. Que tal? Por isso, adiante o resto da decoração, especialmente nas áreas externas do lar (como jardim, varanda e quintal, se você morar em uma casa).

Dentro do imóvel, especialmente se você morar em apartamento, pode reservar um canto para montar a árvore, deixando ela e os acessórios de enfeite prontos para serem manuseados.

As brincadeiras de Natal 

Engana-se quem acha que as brincadeiras de Natal são apenas para a molecada! Para se divertir, não tem idade. Além disso, elas são ótimas em celebrações do tipo, pois aumentam a socialização e a integração entre os convidados. Por isso, vale a pena propor gincanas com jogos de tabuleiro, disputas de charadas e mímicas, batalhas de karaokê e dança, partidas de boliche etc.

A cartinha para o Papai Noel    

Além das atividades já propostas até aqui, você pode estimular a turminha a escrever para o Papai Noel, criando, assim, um momento de imersão na fantasia e na imaginação infantis.

Uma boa sugestão é pedir que as crianças contém ao Sr. Noel como foi o ano que tiveram, o que aprenderam na escola, quais amigos fizeram, quais foram os momentos mais felizes que tiveram com a família e por aí vai…

Também é possível estimulá-los a contarem quais mimos eles gostariam de ganhar de última hora ou então que atividades eles querem realizar agora que estão reunidos com os irmãos, os primos e afins.

As ideias de presentes de Natal para as crianças    

Já que estamos falando sobre a celebração natalina, não dá para deixar de fora os presentes de Natal para a garotada. Afinal de contas, os pequenos são, sem dúvidas, os mais empolgados com esse momento, superansiosos para saber o que esperam eles por debaixo dos diversos embrulhos e caixas.

Por isso, para acertar na mosca e dar aquele presente “UAAAU”, o segredo é sondar justamente o que eles pediram ao bom velhinho nas cartas que escreveram — o que pode conter desde bonecas e pelúcias até instrumentos musicais e livros.

As comidas de Natal

Fora o peru, o panetone e o tender, que são comidas clássicas no Natal, é uma boa ideia investir em pratos que deixem todos os convidados com água na boca! E o melhor: que sejam práticos de fazer e rápidos de servir. Veja algumas opções:

  • para a entrada: bruschetta e pão de alho;
  • para o prato principal: empadão e frango assado ao molho de mostarda;
  • para o acompanhamento: salada de batata com maionese e farofa de cuscuz;
  • para a sobremesa: pavê de chocolate e brigadeiro.

Dando atenção a esses pontos, você terá um Natal em família que não só traz uma boa ceia, mas também pensa no entretenimento, no lazer e na troca de presentes. Tudo isso sem falar no mais importante: a mensagem que essa época traz sobre amor, união e confraternização. Portanto, siga as nossas dicas e encerre o ano com chave de ouro!

Não deixe de conferir por que o segredo da felicidade em família está nas pequenas coisas e ações que fazemos no dia a dia!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no google

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

trava língua infantil|trava língua infantil
26222

Trava-língua infantil: principais benefícios e dicas para estimular a criançada

Apesar de parecer só uma brincadeira divertida para crianças, o trava-língua infantil é um ótimo recurso para estimular o desenvolvimento, especialmente a fala. Por trás...
Curiosidades dias das mães
785

Dia das Mães: curiosidades sobre a data e dicas para comemorá-la

Considerada uma das datas mais especiais do calendário, o Dia das Mães é a época do ano perfeita para reunir a família e celebrar a...
benefícios das atividades físicas para as crianças|benefícios das atividades físicas para as crianças
1503

10 benefícios das atividades físicas para crianças!

A prática de atividades físicas na infância é muito importante. Leia o nosso post agora mesmo e entenda os benefícios desse hábito!
pais com seus filhos abraçados comemorando o dia internacional da familia
0

Dia Internacional da Família: como curtir a data com as crianças

O Dia Internacional da Família é comemorado em 15 de maio e foi criado em uma Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em...
fases do desenvolvimento infantil: mãe oriental com seu filho sorrindo ao brincar
4950

Fases do desenvolvimento infantil: entenda e conheça melhor seu filho

Quer conhecer as fases da criança e conhecer ainda melhor seu filho? Então clique aqui agora mesmo e confira mais sobre o assunto!
Imagem de uma criança abraçando um cachorro
1821

Conheça 6 benefícios dos animais na educação infantil

Pensando em adotar um bichinho para as crianças? Veja por que essa é uma ótima ideia e quais os benefícios dessa decisão para o desenvolvimento infantil!