Natal em família: dicas para deixar a comemoração superdivertida

5 MINUTOS DE LEITURA
2307
Imagem de uma família abrindo presentes de Natal
Família celebra o Natal

Dezembro é um dos meses mais aguardados do ano. Com a celebração do Natal em família, é uma época superdivertida para os pequenos e os adultos. Esse feriado é tão importante que muita gente começa a se planejar o mais cedo possível para tudo ser aproveitado da melhor maneira.

Passar o Natal com a família é muito importante para a criançada, já que essa ocasião cria lembranças essenciais para um crescimento saudável. Essa vivência positiva leva os pequenos a visualizarem o núcleo familiar como um porto seguro e algo fundamental para a construção da personalidade.

O Natal é uma ocasião que inspira a proximidade e o fortalecimento dos laços com as pessoas amadas. Esse ensinamento acompanha a criançada pelo resto da vida. Pensando nisso, o blog Modo Brincar reuniu algumas dicas bacanas para deixar essa comemoração ainda mais especial. Confira!

1. Comece pela decoração

Antes mesmo de dezembro e o Natal da família chegarem, todo mundo já começa a preparar a decoração da casa. Segundo a tradição cristã, é indicado fazer isso no primeiro domingo do advento, ou seja, o quarto antes do aniversário de Jesus Cristo, dia 25 de dezembro. Porém, você pode começar quando preferir.

O ponto principal da decoração é a árvore de Natal. Montá-la com a família reunida é uma ótima atividade para juntar os parentes em prol de um objetivo e gerar aquela realização satisfatória de trabalho coletivo. Você pode começar por ela ou arrumar toda a casa antes.

O intuito é deixar o lar mais confortável e acolhedor para todo mundo entrar no clima da festividade. Por isso, invista em vasos com pinhas, guirlandas, pisca-pisca e outros objetos decorativos na paleta de cores escolhidas, que leva vermelho, verde e dourado.

Também vale criar um espaço exclusivo para a criançada. Assim, elas podem ter um passatempo produtivo para os momentos em que os adultos estiverem ocupados. Confira algumas sugestões:

  • cantinho para pintura de desenhos do Papai Noel;
  • cinema para filmes natalinos;
  • clube de leitura.

Imagem de uma mãe e uma filha se abraçando

2. Defina uma programação

Natal e família são sinônimo de diversão. Por isso, é bacana definir uma programação para deixar a ocasião mais bacana, principalmente para os pequenos. A ceia faz parte dessa sequência, mas você pode incluir momentos como brindes, trocas de presentes e Amigo Secreto.

Não esqueça de incluir algumas brincadeiras na sua programação do Natal em família. Elas são ótimas para integrar e estimular a socialização entre todos os convidados. Vale propor gincanas com jogos de tabuleiro, disputas de charadas, mímicas, batalhas de karaokê, dança, entre outros.

3. Não esqueça dos presentes

Escolher um presente de Natal para a família pode ser um desafio, principalmente no caso das crianças. Uma dica bacana é incentivar os pequenos a escreverem uma cartinha para o Papai Noel, contando o que querem e como foi o ano na escola, com os amiguinhos e os parentes.

Essa cartinha garante uma experiência imersiva para a criançada, criando antecipação para a chegada do bom velhinho. Aliás, alguém da família pode se fantasiar e visitar os pequenos. Para os outros convidados, vale fazer brincadeiras como Amigo Secreto, Amigo da Onça, entre outras.

4. Monte um cardápio delicioso para a ceia

Não seria um Natal em família sem uma deliciosa ceia. É bacana montar um cardápio que agrade a todos os gostos, especialmente às crianças. Além disso, pense em algo prático e fácil de preparar. Assim, pode ter mais tempo para ficar ao lado de quem ama.

Alguns pratos são clássicos da época, como pavê, salpicão, tender e peru. Porém, você pode inovar e se inspirar em alguma opção culinária que agrada a todos. Confira sugestões bacanas:

  • para a entrada: bruschetta e pão de alho;
  • para o prato principal: empadão e frango assado ao molho de mostarda;
  • para o acompanhamento: salada de batata com maionese e farofa de cuscuz;
  • para a sobremesa: torta de limão e brigadeiro.

5. Faça várias fotos

As fotos do Natal em família são ótimas para eternizar os momentos divertidos. Com os pequenos, é bacana que tudo seja o mais natural possível, sem deixá-los desconfortáveis com poses. Sempre tenha paciência com a criançada, já que os cliques ficam muito mais legais quando todos estão à vontade.

Uma dica é ligar a câmera no modo automático e deixar com que capturem cliques espontâneos de toda a família. Caso opte por fazer as fotos você mesmo, seja rápido e discreto para pegar os melhores frames possíveis. Se quiser fazer uma fotografia posada de todos, opte por um ambiente bem iluminado.

Agora, você já sabe como fazer um Natal em família divertido e especial. Aproveite para conferir nosso conteúdo com dicas de presentes para adolescentes e escolha o item ideal para todos. 

Ver mais brinquedos incríveis

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *