Nomes de bebês: conheça algumas curiosidades e como escolher

5 MINUTOS DE LEITURA
1430
Imagem de uma mãe grávida anotando algo num caderno
Mulher grávida faz anotações com nomes de bebês em um caderno

A gravidez é cheia de momentos e escolhas importantes. Se tem algo que faz muitos casais quebrarem a cabeça é a escolha dos nomes de bebês. Afinal, ele carrega o amor e o carinho da família, representando a personalidade da criança desde a infância até a vida adulta.

Com tantos nomes de bebês, como escolher o ideal para o novo membro da família? É isso que o blog Modo de Brincar trouxe no conteúdo a seguir. Confira algumas curiosidades sobre essa nomeação e dicas para fazer a melhor escolha!

Quais foram os nomes mais populares no último ano?

Você sabia que o Portal da Transparência dos Registros Civis divulga anualmente os nomes de uso frequente no Brasil? Isso começou a ser feito em 2015 e pode ser uma ótima inspiração para os papais que estão em dúvida. Em 2022, o nome mais popular para garotos foi Miguel, com 28.608 registros.

Em segundo lugar, ficou um que tem a pronúncia similar, Gael, com 26.802 registros. Em seguida, aparece Arthur (24.811 registros), Heitor (22.016 registros) e Theo (20.480 registros). Para as meninas, o nome Maria Alice foi o mais popular do último ano, com 25.584 registros.

Completando o top 5 de nomes de bebês para meninas, aparece Helena (23.714 registros), Alice (21.602 registros), Laura (18.035 registros) e Maria Cecília (12.702 registros). É possível perceber que os papais têm a tendência de escolher nomes de fácil pronúncia e escrita, bem conhecidos pelos brasileiros.

Um detalhe importante sobre o Registro Civil no Brasil é que a lei n° 14.382 tem um artigo que regula a escolha do nome para bebês. No primeiro parágrafo do artigo 55, fica expresso que o cartório pode recusar o registro caso o nome escolhido possa expor o portador ao ridículo.

Quais são as principais inspirações para 2023?

Como fica a escolha de nomes de bebês em 2023? É bem provável que os papais continuem seguindo a linha da simplicidade. Nomes compostos também são muito populares, especialmente se é uma tradição na família. Nomes bíblicos, como Miguel, também continuam em alta nesse novo ano.

É claro que muitas pessoas pensam diferente e se inspiram em outros elementos. A cultura pop é uma grande aliada para os papais que estão em dúvida. A emissora norte-americana NBC fez um levantamento em 2018 de que pelo menos 4.500 crianças nos EUA receberam nomes de bebês diferentes, inspirados na série Game of Thrones.

Imagem de um bebê no colo da mãe

A prática é mais comum do que se imagina, inclusive com adaptações desses nomes diferentes e estrangeiros para o Brasil, facilitando a pronúncia e a compreensão. Também há papais que usam a própria natureza como inspiração, como Luna e Aurora. A mitologia grega é outra fonte, com nomes como Ares e Atena.

Há papais que se inspiram em personalidades famosas. Apaixonados por futebol, por exemplo, gostam de homenagear jogadores do time, podendo até montar nomes compostos com vários deles. Essa é uma forma de honrar o legado dessas pessoas no mundo esportivo e artístico.

Afinal, como escolher o nome do bebê?

Ainda em dúvida sobre os melhores nomes de bebês? Confira cinco dicas que podem ajudar na sua escolha, a seguir.

1. Monte uma lista

Ao longo dos nove meses da gestação, podem surgir várias ideias de nomes fortes para a criança ou até inspirações que venham desde a infância, já que é bem comum que as pessoas comecem a pensar nisso cedo. Por isso, uma dica é fazer uma lista com os favoritos.

Pode ser uma lista só para os dois ou uma para cada. Assim, quando chegar a hora do neném nascer, vocês podem sentar e discutir sobre, explicando o motivo daquele nome estar ali. 

2. Conheça o significado do nome

Cada nome tem um significado. Esse detalhe pode fazer toda a diferença na hora de escolher um para o bebê. É bacana pesquisar mais sobre isso, já que se torna um eterno lembrete do que você deseja para a criança. Alguns exemplos são:

  • Ana: de origem hebraica, significa “cheia de graça”;
  • Helena: de origem grega, significa “raio de sol”, comumente associado ao mito da Helena de Troia;
  • Caio: com origem no latim, significa “feliz”.

3. Combine com os sobrenomes

Outra dica importante é combinar os escolhidos da lista com os sobrenomes que o bebê irá receber, especialmente se forem nomes diferentes e criativos. Dessa forma, é possível perceber se há harmonia entre as palavras, se a pronúncia não fica estranha e se o nome completo não fica muito extenso.

4. Considere homenagear alguém

Sempre tem aquela pessoa marcante na vida. Por isso, ao montar a lista com nomes de bebês, vale pensar em uma homenagem a alguém importante. Isso porque essa pessoa contribuiu direta ou indiretamente para formar valores e visão de mundo.

No crescimento, a própria criança poderá entender o motivo de ter recebido aquele nome e como a pessoa homenageada marcou a vida dos pais. Se o homenageado ainda estiver por perto, pode ajudar a estreitar ainda mais os vínculos afetivos com o pequeno.

5. Fique atento à sonoridade e à escrita

Antes de escolher, faça um exercício de imaginação e reflita se o nome pode gerar confusões constantes na hora de escrever e pronunciar. Isso vale tanto para a criança quanto para as pessoas à volta. Verifique se há significado ambíguo ou até pronúncia inapropriada em outra língua.

Escolher o nome do neném é mais fácil do que parece. Depois de conferir o conteúdo, que tal acessar o site da Ri Happy? Por lá, há vários itens incríveis para o enxoval. Confira!

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom
iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais