Nomes de bebês: conheça as tendências e saiba como escolher!

6 MINUTOS DE LEITURA
594
Nomes de bebês|
Mulher grávida faz anotações com nomes de bebês em um caderno

Se tem algo que faz muitos casais quebrarem a cabeça durante a gestação é, sem dúvidas, a escolha dos nomes de bebês. Afinal, não se trata apenas de bater o martelo sobre como o recém-nascido vai se chamar, mas o quanto esse nome carregará o amor e o carinho da família e o que ele representará na vida da criança à medida que ela cresce, se entende como pessoa e descobre o mundo.

Para ajudar você a pôr um fim nessa indecisão e a encontrar a melhor alternativa, preparamos um post especial com sugestões que estão em alta no país e dicas que vão ajudá-lo encontrar as melhores inspirações. Acompanhe e fique por dentro!

Quais são os nomes de bebês em alta?

Para trazer os nomes de bebês que estão em alta, recorremos ao Portal da Transparência, que, anualmente, divulga online os nomes mais frequentes em cartórios desde 2015.

O último levantamento do órgão, feito em 2020, apontou que entre as opções para os garotos, as cinco mais populares foram: Miguel (30.811 crianças registradas), Arthur (29.925 crianças registradas), Heitor (26.213 crianças registradas), Theo (21.116 crianças registradas) e Davi (20.958 crianças registradas).

Já para as meninas, os pais optaram principalmente por Helena (24.853 crianças registradas), Alice (22.632 crianças registradas), Laura (19.773 crianças registradas), Valentina (14.193 crianças registradas) e Heloisa (13.523 crianças registradas).

Como você pode ver, os nomes mais comuns foram, em sua grande maioria, aqueles simples — isto é, sem composições —, de fácil escrita e pronúncia e que são bem brasileiros — ou seja, sem estrangeirismos.

Quais nomes são tendências para 2021?

“E quanto às tendências para 2021?”, você deve estar se questionando. Por isso, saiba que é provável que as apostas de 2020 se mantenham em 2021 por serem não só opções bonitas, mas, acima de tudo, práticas no dia a dia.

Porém, é interessante mencionar que também há grandes chances de muitos pais seguirem uma inspiração internacional na hora de escolherem os nomes de bebês, viu?

Afinal, a passagem de 2020 para 2021 foi marcada pela perda de pessoas conhecidas no mundo todo e que, além de muito queridas, foram responsáveis por um legado no mundo artístico e esportivo, como Chadwick Boseman e Diego Maradona.

Como escolher o nome do bebê?

Nos tópicos anteriores, você viu algumas tendências de nomes de bebês. Porém, para quem segue em dúvida e não sabe ainda como resolver esse que é um dos maiores desafios da paternidade/maternidade, fique atento a partir daqui.

Isso porque vamos dar algumas dicas do que fazer para encontrar um nome que atenda às suas expectativas e se encaixe perfeitamente ao seu neném. Veja!

Faça uma lista com seus favoritos

A primeira dica é fazer uma lista com os nomes que você e o seu parceiro consideram boas opções. É bem verdade que, em muitos casos, as alternativas serão diferentes para cada pessoa — e está tudo bem isso acontecer! Porém, também ocorre de, vez ou outra, elas casarem e mostrarem que vocês estão mais alinhados do que imaginam.

Portanto, tomem nota de cada sugestão para não deixar nenhuma delas de fora, combinado? Em seguida, conversem sobre o porquê daqueles nomes estarem ali. Vocês certamente vão se surpreender pelas motivações e inspirações de cada um.

Confira o significado do nome

Sempre confira o significado daqueles nomes que mais chamam a sua atenção. Além de explicar a origem de cada um (se são latinos, indígenas ou saxônicos, por exemplo), ele conta o que os nomes representam e funciona como um eterno lembrete do que você deseja para a criança. Veja os exemplos abaixo:

  • Marcela: vem do latim e significa guerreira, aquela que luta pelos próprios sonhos e objetivos, que exala coragem e lidera os outros;
  • Tainá: é um nome indígena que significa estrela e indica brilho que encanta os outros, além de uma capacidade de ir longe, de se aventurar e crescer.

Combine com os sobrenomes

Uma terceira dica é combinar a sua lista de nomes favoritos com o sobrenome da família. Isso ajuda a perceber se há uma harmonia entre as palavras, se a pronúncia não fica a desejar e, inclusive, se o nome completo não fica muito extenso — algo que pode acontecer, por exemplo, ao optar por um nome composto.

Considere a possibilidade de uma homenagem

Ao longo da vida, é comum surgirem pessoas com quem convivemos ou que acompanhamos à distância que nos marcam muito. Elas contribuem direta ou indiretamente para formar nossos valores, nossa visão de mundo, para nos inspirarem a conquistar nossos sonhos, para escolhermos a carreira profissional e por aí vai.

Portanto, se você tem alguém especial dessa forma, como um parente, um amigo ou um ídolo, vale a pena considerar a possibilidade de nomear o seu bebê em homenagem a essa pessoa. Sem dúvidas, será uma escolha com uma importância sentimental muito grande e que, à medida em que for crescendo, a criança também poderá compartilhar com você.

Redobre a atenção quanto à sonoridade e à escrita

Por fim, não deixe de dar atenção à sonoridade e à escrita do nome. Isso porque há muitos casais que escolhem uma opção mais diferenciada pensando na exclusividade e na originalidade.

Porém, antes de seguir por esse caminho, faça um exercício de imaginação e reflita se o nome desejado pode gerar confusões constantes na hora de escrever e pronunciar — tanto por parte do pequeno quanto pelas pessoas que o cercam —, se pode conter algum som ambíguo, se não significa alguma palavra inapropriada em outra língua etc.

Por mais que essa seja a sua escolha, e que ocorra muitas vezes enquanto ainda acontecem as primeiras mudanças no corpo por conta da gravidez, é fundamental sempre considerar o bem-estar da criança no futuro — inclusive depois da infância, na adolescência e na vida adulta.

Gostou das dicas para encontrar os melhores nomes de bebês? Pois se inspire nelas para pesquisar, estudar e, inclusive, treinar quais opções se encaixam melhor com a criança que você espera. Lembre-se sempre que não se trata apenas de um nome, mas de palavra que vai contar uma história, mostrar uma personalidade e representar uma nova vida.

E como estamos falando sobre se tornar mãe e/ou pai, aproveite para saber mais sobre como uma rede de apoio na maternidade pode ser útil no pós-parto!

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

brincadeiras legais|brincadeiras legais
29969

10 brincadeiras legais para fazer em casa

Quer algumas dicas de brincadeiras legais para fazer em família? Leia o nosso post agora mesmo e confira 10 sugestões divertidas!
Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4

Quem é apaixonado pelo mundo dos games certamente conhece o PlayStation. Esse console é um dos mais famosos para quem ama jogar, por isso está...
Imagem de duas crianças jogando xadrez
1326

Jogo de xadrez para crianças: conheça os benefícios e como incentivar os pequenos a jogar 

Depois da estreia de O Gambito da Rainha, na Netflix, muita gente voltou a se interessar pelo xadrez e viu quão divertido e emocionante é...
três crianças sentadas no chão da sala segurando controle jogando os melhor jogos do xbox one
0

Confira uma lista com os 6 melhores jogos do Xbox One

O mundo dos games é uma verdadeira paixão para todas as idades. Os gráficos incríveis e as histórias fantásticas tornam essa atividade muito divertida para...
lenda do saci|lenda do saci
3165

Conheça a lenda do Saci e o que as crianças podem aprender com ela

A lenda do Saci traz muitos ensinamentos. Por isso é interessante valorizá-la e contá-las às crianças. Em nosso post, falamos sobre o assunto. Confira!
pai e filho jogando bola em quadra representando os jogos para pai e filho
0

Jogos para pai e filho: 8 brincadeiras para se divertir!

Quer estreitar os laços com seu pequeno e não sabe como começar? Que tal programar um dia inteirinho com jogos para pai e filho? Assim,...