Descubra o que é beach tennis e como jogar essa modalidade

5 MINUTOS DE LEITURA
1523
Imagem de uma bola na areia

Praticar esportes é benéfico para a criançada. Por meio deles, os pequenos podem aproveitar a natureza, se reunir com os amiguinhos e fazer uma atividade física. Com tantas opções, é normal que eles sintam curiosidade e perguntem coisas como: o que é beach tennis?

O beach tennis, ou tênis de praia, é uma modalidade bacana para os pequenos praticarem nas viagens ou nas idas à praia. Quer saber mais sobre ela? Vem com o blog Modo Brincar e descubra!

Conheça o beach tennis

Como o próprio nome sugere, o jogo de tênis de praia é uma combinação entre tênis, badminton e vôlei de praia, praticado em uma quadra de areia. A partida pode ser feita individualmente ou em duplas. O principal objetivo é derrubar a bolinha na área adversária com apenas um toque da raquete.

A origem do beach tennis remete à província de Ravenna, na Itália, em 1987. O esporte começou a ser profissionalizado apenas em 1996, quando algumas regras foram criadas por meio da Federação Internacional de Tênis (ITF). A partir disso, a modalidade só cresceu e atraiu praticantes no mundo todo.

No Brasil, esse esporte chegou em 2008 no Rio de Janeiro e foi levado para o resto do país nos anos seguintes. Sabendo o que é beach tennis, é importante conhecer mais sobre os equipamentos. Para a prática, é necessário utilizar os seguintes itens:

  • bolas: têm um pouco menos de pressão que as utilizadas no tênis, apesar da aparência semelhante entre elas;
  • Raquetes: diferente das utilizadas para o tênis, elas não possuem cordas entrelaçadas. Na maioria das vezes, são feitas de materiais como madeira, carbono ou fibra de vidro.

Jogar beach tennis é algo que pode ser feito em família, já que a modalidade é bem abrangente. Porém, é um esporte com grande exigência física, o que requer estar sempre em contato com a criança para entender os limites dela. A prática é ótima para evitar o risco de lesões, por conta da diminuição do impacto em quedas.

Imagem de uma criança jogando beach tennis com um adulto

Como praticar o beach tennis?

Agora que você já conhece a modalidade, está na hora de entender como jogar beach tennis. A seguir, confira as regras, a pontuação de uma partida e os exemplos de movimentos.

Pontuação

No beach tennis, a contagem de pontos é bem parecida com o tênis. São 3 pontuações: 15 para o primeiro ponto, 30 para o segundo e 40 para o terceiro. No 4º ponto, há o chamado “game”.

Regras

Com os equipamentos de beach tennis em mãos, é hora de organizar a partida conforme as regras. O jogo é dividido em três sets. Para vencê-los, é necessário ganhar seis “games”, com diferença de dois em relação aos adversários. O vencedor da partida é definido se uma pessoa ou uma dupla vencer dois dos três sets.

Caso haja um empate, deve haver um novo set, chamado “tie-break”. Nele, o vencedor é aquele que fizer sete pontos, com diferença de dois para o adversário. Como atingir esses pontos e “games”? Isso é feito por meio dos saques. Nos jogos em duplas, cada um dos participantes é responsável por ele nos “games” de forma alternada.

No saque, o jogador não precisa estar posicionado em um lado certo da quadra, apenas atrás da linha de fundo. Além disso, não é permitido correr para fazer o lançamento. Por conta da regra de apenas uma batida da raquete, todo o funcionamento da partida é bem rápido e dinâmico. 

Movimentos

O segredo para entender melhor o que é beach tennis e como jogá-lo é conhecer os principais movimentos que envolvem esse esporte. A seguir, veja uma lista com alguns golpes que podem ser utilizados:

  • forehand: a raquete é posicionada com a palma da mão virada para a quadra adversária;
  • backhand: a raquete é mantida de maneira alta, com o apoio da mão esquerda, respondendo à bola do adversário com a palma da mão virada para trás;
  • smash: o jogador rebate a bola vinda do adversário acima da própria cabeça;
  • dropshot: a bola é lançada próxima à rede, de maneira sutil;
  • lob: quando o adversário está próximo da rede, você joga a bola no alto, para o fundo da quadra;
  • voleio: o jogador acerta a bola próxima da rede e do chão, mandando-a para área adversária.

Você já sabe o que é beach tennis e quais são as principais determinações para começar a jogar. Na Ri Happy, você encontra diversas opções de equipamentos para prática. Aproveite para conhecer outros conteúdos sobre esportes no blog Modo Brincar e comece a praticar com a criançada!

Ver mais brinquedos incríveis

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *