O que é criação com apego? Entenda

mãe e filha brincando na cama representando a criação com apego

Para entender o que é criação com apego, é preciso se libertar de alguns conceitos antigos sobre como educar uma criança. Isso é válido principalmente se for o caso de filho primogênito, pois a falta de experiência pode atrair palpites e opiniões de todos os lados.

Não que isso seja um grande problema, mas é importante você se preparar para construir o tipo de relação que deseja, inclusive com sua rede de apoio. Entenda melhor como é a criação com apego, quais são os pontos principais e os benefícios. Boa leitura!

Quais são os princípios da criação com apego?

O estilo de criação é baseado em alguns princípios que surgiram a partir dos estudos do psicólogo John Bowlby, na década de 1950, e que auxiliam no desenvolvimento. Porém, eles não devem ser encarados como regras a serem seguidas a qualquer custo, ok?

Preparar-se para a gestação e as etapas seguintes

A jornada de educação dos filhos e a construção de uma relação afetiva começa no momento da concepção. Pode parecer cedo demais, mas a gestação é o momento perfeito para preparar-se física, mental e emocionalmente. Isso também vale para quem está em processo de adoção e para os companheiros.

Alimentar com amor e respeito

A amamentação é uma etapa que ajuda a criar vínculos emocionais, além de ser importante do ponto de vista nutricional e imunológico. Nós sabemos que nem sempre é possível — como, por exemplo, no caso da adoção — mas é importante priorizá-la. Mas está tudo bem se for preciso utilizar mamadeiras, o importante é que o momento seja cheio de ternura e gentileza, mesmo quando se iniciar a introdução alimentar.

Responder com sensibilidade

Atender às necessidades da criança com empatia é um dos fundamentos para a construção de um relacionamento baseado em segurança. Nem sempre é fácil, ainda mais com a correria do dia a dia, mas é possível oferecer aconchego, carinho e respeito durante as interações.

Usar o contato físico com afeição

Um abraço carinhoso, uma massagem antes do banho e até aquela coceguinha na barriga fazem muito bem, não só para as crianças, mas para os adultos também. Alimente esses momentos sempre que possível.

Garantir um sono de qualidade

A criação com apego aconselha a prática de dormir próximo à criança para que ela se sinta segura. Procure também ensiná-la a perceber quando está cansada, para que possa se acalmar naturalmente.

Oferecer cuidado consistente e amoroso

As ações de quem cuida da criança devem permitir que ela se sinta cuidada e amada de maneira consistente, não só quando se comporta de forma conveniente.

Praticar a disciplina de maneira positiva

O pilar desse princípio é o diálogo. Em vez de impor medidas punitivas e autoritárias, procure educar usando a gentileza, a argumentação e o respeito.

Buscar o equilíbrio entre os cuidados com a criança e a vida pessoal.

Cuidar de um bebê, ou mesmo de uma criança maior, em alguns momentos, torna-se uma tarefa exaustiva, por causa da demanda constante. É importante criar uma rede de apoio que possibilite tirar um tempinho para si, certo?

O que a criação com apego proporciona?

Os benefícios são muitos, tanto para as crianças quanto para os adultos envolvidos. A prática regular dos preceitos aumenta a autopercepção e pode levar ao autoconhecimento. Para a garotada ela permite:

  • desenvolver a segurança;
  • promover a independência;
  • construir relacionamentos saudáveis;
  • reduzir a ansiedade;
  • estimular o desenvolvimento.

Nós sabemos que nem sempre é simples, e a criação com apego não é o caminho mais curto para uma boa educação, mas pode ser o mais prazeroso. Não se preocupe em acertar sempre e nem se cobre demais. Curta o percurso, combinado? Que tal aproveitar a visita ao nosso blog e dar uma olhadinha também neste post sobre o sono do bebê?

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4

Quem é apaixonado pelo mundo dos games certamente conhece o PlayStation. Esse console é um dos mais famosos para quem ama jogar, por isso está...
Imagem de duas crianças jogando xadrez
1326

Jogo de xadrez para crianças: conheça os benefícios e como incentivar os pequenos a jogar 

Depois da estreia de O Gambito da Rainha, na Netflix, muita gente voltou a se interessar pelo xadrez e viu quão divertido e emocionante é...
três crianças sentadas no chão da sala segurando controle jogando os melhor jogos do xbox one
0

Confira uma lista com os 6 melhores jogos do Xbox One

O mundo dos games é uma verdadeira paixão para todas as idades. Os gráficos incríveis e as histórias fantásticas tornam essa atividade muito divertida para...
lenda do saci|lenda do saci
3165

Conheça a lenda do Saci e o que as crianças podem aprender com ela

A lenda do Saci traz muitos ensinamentos. Por isso é interessante valorizá-la e contá-las às crianças. Em nosso post, falamos sobre o assunto. Confira!
pai e filho jogando bola em quadra representando os jogos para pai e filho
0

Jogos para pai e filho: 8 brincadeiras para se divertir!

Quer estreitar os laços com seu pequeno e não sabe como começar? Que tal programar um dia inteirinho com jogos para pai e filho? Assim,...
Comemoração dia dos pais
533

Dia dos Pais: curiosidades e ideias para comemorar em família

O Dia dos Pais é uma data megaespecial comemorada em todo o mundo. Seu objetivo é homenagear a figura paterna, destacando o papel importantíssimo dessas...