Para entender o que é criação com apego, é preciso se libertar de alguns conceitos antigos sobre como educar uma criança. Isso é válido principalmente se for o caso de filho primogênito, pois a falta de experiência pode atrair palpites e opiniões de todos os lados.
Não que isso seja um grande problema, mas é importante você se preparar para construir o tipo de relação que deseja, inclusive com sua rede de apoio. Entenda melhor como é a criação com apego, quais são os pontos principais e os benefícios. Boa leitura!
Quais são os princípios da criação com apego?
O estilo de criação é baseado em alguns princípios que surgiram a partir dos estudos do psicólogo John Bowlby, na década de 1950, e que auxiliam no desenvolvimento. Porém, eles não devem ser encarados como regras a serem seguidas a qualquer custo, ok?
Preparar-se para a gestação e as etapas seguintes
A jornada de educação dos filhos e a construção de uma relação afetiva começa no momento da concepção. Pode parecer cedo demais, mas a gestação é o momento perfeito para preparar-se física, mental e emocionalmente. Isso também vale para quem está em processo de adoção e para os companheiros.
Alimentar com amor e respeito
A amamentação é uma etapa que ajuda a criar vínculos emocionais, além de ser importante do ponto de vista nutricional e imunológico. Nós sabemos que nem sempre é possível — como, por exemplo, no caso da adoção — mas é importante priorizá-la. Mas está tudo bem se for preciso utilizar mamadeiras, o importante é que o momento seja cheio de ternura e gentileza, mesmo quando se iniciar a introdução alimentar.
Responder com sensibilidade
Atender às necessidades da criança com empatia é um dos fundamentos para a construção de um relacionamento baseado em segurança. Nem sempre é fácil, ainda mais com a correria do dia a dia, mas é possível oferecer aconchego, carinho e respeito durante as interações.
Usar o contato físico com afeição
Um abraço carinhoso, uma massagem antes do banho e até aquela coceguinha na barriga fazem muito bem, não só para as crianças, mas para os adultos também. Alimente esses momentos sempre que possível.
Garantir um sono de qualidade
A criação com apego aconselha a prática de dormir próximo à criança para que ela se sinta segura. Procure também ensiná-la a perceber quando está cansada, para que possa se acalmar naturalmente.
Oferecer cuidado consistente e amoroso
As ações de quem cuida da criança devem permitir que ela se sinta cuidada e amada de maneira consistente, não só quando se comporta de forma conveniente.
Praticar a disciplina de maneira positiva
O pilar desse princípio é o diálogo. Em vez de impor medidas punitivas e autoritárias, procure educar usando a gentileza, a argumentação e o respeito.
Buscar o equilíbrio entre os cuidados com a criança e a vida pessoal.
Cuidar de um bebê, ou mesmo de uma criança maior, em alguns momentos, torna-se uma tarefa exaustiva, por causa da demanda constante. É importante criar uma rede de apoio que possibilite tirar um tempinho para si, certo?
O que a criação com apego proporciona?
Os benefícios são muitos, tanto para as crianças quanto para os adultos envolvidos. A prática regular dos preceitos aumenta a autopercepção e pode levar ao autoconhecimento. Para a garotada ela permite:
- desenvolver a segurança;
- promover a independência;
- construir relacionamentos saudáveis;
- reduzir a ansiedade;
- estimular o desenvolvimento.
Nós sabemos que nem sempre é simples, e a criação com apego não é o caminho mais curto para uma boa educação, mas pode ser o mais prazeroso. Não se preocupe em acertar sempre e nem se cobre demais. Curta o percurso, combinado? Que tal aproveitar a visita ao nosso blog e dar uma olhadinha também neste post sobre o sono do bebê?