Descubra o que é Pokémon e por que a série se tornou um fenômeno

4 MINUTOS DE LEITURA
115
bonecos funko pop de Pikachu e Squirtle demonstrando o que é pokémon

Após quase 30 anos do lançamento, é quase impossível encontrar alguém que não saiba o que é Pokémon. A franquia tornou-se um grande fenômeno da cultura pop, acompanhando gerações e cativando fãs em todo o mundo.

Criada por Satoshi Tajiri junto de Ken Sugimori e desenvolvido pela Nintendo, pela Game Freak e pela Creatures Inc., a série de games estreou com Pokémon Red e Pokémon Blue para o console Game Boy. A seguir, saiba mais sobre a história e o legado com a equipe do blog #ModoBrincar!

Origem e conceito: a história por trás do fenômeno

Pokémon chegou ao mercado em 1996, apresentando visual e narrativa impressionantes para o universo dos videogames. De lá para cá, a franquia expandiu-se, estando disponível em uma ampla gama de mídias e produtos, como desenhos animados, filmes, jogos de cartas colecionáveis, brinquedos e muito mais.

O nome é uma abreviação do termo “poketto monsuta” em japonês ou “pocket monsters” em inglês, traduzido como “monstros de bolso” em português. A denominação faz referência às criaturas com habilidades e características distintas que protagonizam a franquia.

Existem inúmeros tipos de Pokémon, como o famoso Pikachu e o temido Charizard. Nas histórias, as criaturas são capturadas com as Pokébolas para aprimorar habilidades com treinadores em busca do título de Mestre Pokémon. Juntos, eles enfrentam desafios, batalham contra outros treinadores e exploram um mundo cheio de aventuras emocionantes.

Explorando o mundo de Pokémon

O mundo de Pokémon é vasto e diversificado, com cerca de dez regiões que apresentam cultura, geografia e criaturas próprias. Tanto nos jogos, quanto nas séries e nos filmes, a franquia apresenta treinadores que exploram esse universo enquanto capturam Pokémons, batalham uns com os outros e enfrentam desafios épicos.

Estima-se que mais de 800 Pokémons foram desenvolvidos desde o lançamento da franquia, com mais de 8 gerações até o momento. As aventuras vividas no universo exploram temas como amizade, coragem e trabalho em equipe.

A série em desenho Pokémon, lançada em 1997, apresenta uma narrativa lúdica e divertida para todas as idades. Ela é protagonizada por personagens memoráveis, como o treinador Ash Ketchum e os vilões da Equipe Rocket. O anime também apresenta os principais aspectos desse universo, incluindo treinamento e desafios.

cartas de jogo colecionável demonstrando o que é pokémon

Legado de Pokémon

Fundada em 1998 por Tsunekazu Ishihara, The Pokémon Company International é a empresa responsável pela gestão, pela publicação, pelo marketing e pelo licenciamento da franquia. O desenvolvimento ocorreu graças à expansão da série de games, considerada a segunda maior de todo o mundo (atrás apenas de Mario Bros.).

Filial da Nintendo, da Game Freak e da Creatures Inc., a empresa contribuiu com o legado da franquia, possibilitando a produção de diversas mídias e produtos. A seguir, conheça as principais colaborações e como elas ajudaram a moldar o que é Pokémon hoje!

Jogos

Os jogos de Pokémon representam a origem da franquia, em 1996. Desde então, a série lançou uma variedade de títulos, incluindo Pokémon Scarlet, Pokémon Violet e Pokémon UNITE, além de spin-offs e remakes, como Pokémon Mystery Dungeon, Pokémon Ranger e Pokémon GO.

Animes

As séries animadas da franquia foram essenciais para a popularização no mundo, apresentando personagens inesquecíveis, como Ash Ketchum e o fiel companheiro Pikachu. Elas incluem: Pokémon (1997), considerado o melhor Pokémon por muitos fãs, Pokémon – Geração Avançada (2002) e Pokémon The Series: Sun & Moon (2019).

Filmes

O primeiro filme de Pokémon chegou aos cinemas em 1998 e arrecadou mais de 172,7 milhões de dólares em bilheteria. A franquia já soma 22 produções. Pokémon, o Filme: Segredos da Selva (2020) é a mais recente!

Brinquedos

Os brinquedos e os produtos colecionáveis ajudaram a estabelecer o que é Pokémon no mercado. Desde pelúcias a cartas e figuras de ação, os itens atingiram um público ainda mais diversificado que os jogos e as produções audiovisuais, promovendo interações sociais entre os fãs. Isso contribuiu ainda mais para a popularidade duradoura da franquia.

Saiba tudo sobre seus personagens favoritos no #ModoBrincar

Gostou de saber o que é Pokémon e ficou impressionado com o legado da franquia? No blog #ModoBrincar, você descobre tudo sobre seus personagens favoritos. Aproveite!

Na Ri Happy, você encontra diversos brinquedos de Pokémon para montar a própria coleção. São desde blocos de montar de LEGO até bonecos e muito mais. Confira!

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *