O que são jogos de tabuleiro? Conheça 10 imperdíveis

mãe e filha jogando jogos de tabuleiro em cima da mesma

Você já deve saber o que são jogos de tabuleiro, não é mesmo? Podem ser os clássicos como Ludo Real, Damas, Trivia ou os mais incrementados com diversos personagens e tarefas complexas.

Mas você sabia que eles são tão importantes para a diversão quanto para estimular a criatividade infantil? Reúna a turminha e venha conhecer esse mundo de possibilidades, que vão garantir a alegria da família!

O que são jogos de tabuleiro?

Existem inúmeras variações e estilos. De qualquer forma, a principal característica que estabelece o que são jogos de tabuleiro é que todos são jogados sobre uma superfície com algumas marcações ou desenhos que definem as regras, como o jogo de xadrez.

Pode ser que o participante conte apenas com a sorte, mas a maioria exige um pouco de conhecimento, estratégia e memória. Por isso, são excelentes para estimular a concentração infantil.

Quais os melhores jogos de tabuleiro para se divertir em família?

Abaixo, reunimos os melhores jogos de tabuleiro infantil para curtir com a criançada. Falamos sobre diferentes opções, faixa etária e como jogar.

1. Detetive

Esse jogo é desafiador, pois exige bastante raciocínio para descobrir o mistério por trás de um assassinato. Jogam de 3 a 6 pessoas e o mais curioso é que um dos jogadores é o criminoso. A brincadeira é indicada para maiores de 8 anos, mas na versão Detive Junior a garotada a partir de 5 anos já pode participar.

2. Banco Imobiliário

Esse é um clássico, não é? São milhões de unidades vendidas por todo o mundo. O Banco Imobiliário chegou ao Brasil na década de 1940, licenciado pela indústria de brinquedos Estrela. Em 2009, a Hasbro, que é a dona da patente, também comercializou por aqui com o nome conhecido mundialmente: Monopoly.

A Estrela oferece também variações como o Banco Imobiliário Júnior (a partir dos 6 anos) ou Banco Imobiliário Mundo. Mas a dinâmica é igual em todos, os jogadores recebem uma quantia de dinheiro inicial e precisam investir em propriedades e aumentar seu patrimônio. Podem jogar de 2 a 6 pessoas.

3. Jogo da Vida

O Jogo da Vida é uma versão dos jogos de tabuleiro que simula a vida no mundo real. Os jogadores começam escolhendo uma profissão e, ao longo do jogo, decidem se querem se casar ou ter filhos. O objetivo é acumular um bom patrimônio, então, quem conseguir realizar o feito será o vencedor ou vencedora.

O brinquedo é indicado para crianças a partir dos 8 anos e pode ser jogado com, pelo menos, 2 pessoas e, no máximo, 8. Portanto, dá para reunir a família e garantir a diversão, certo?

4. Rummikub

Esse é um jogo para toda a família que requer um pouco de estratégia e muita atenção. O Rummikub é composto por um conjunto de 104 peças numéricas e 2 peças coringa.

Cada participante recebe 14 peças e o objetivo é se livrar das suas, completando sequências numéricas, que podem ser por cores ou números iguais. Podem participar de 2 a 4 jogadores a partir dos 7 anos. O jogo é tão conhecido que tem até um campeonato mundial.

5. Master

Master é, na verdade, um jogo de Trivia, mas em vez de lançar um dado para se movimentar pelo tabuleiro, os jogadores precisam responder perguntas. Vence quem acertar o maior número de respostas.

As questões envolvem conhecimentos gerais, variedades, história, geografia, esportes etc. Podem jogar de 2 a 6 pessoas, sendo a versão Junior recomendada para crianças de 10 anos e a tradicional a partir de 14 anos.

crianças jogando jogos de tabuleiro em cima da mesa

6. Dobble

O jogo é composto por 55 cartas que contêm 8 figuras, em um total de 57. Cada uma tem somente um símbolo em comum com qualquer uma das outras cartas do jogo. São 5 maneiras diferentes de brincar, porém, o objetivo sempre é identificar qual é o símbolo em comum entre duas cartas.

Existem inúmeras versões do jogo e personagens que garantem a diversão da garotada e dos adultos também. Indicado para jogadores a partir dos 6 anos, podem participar de 2 a 8 pessoas.

7. Catan Junior

Catan Junior é um dos jogos de tabuleiro infantil que permite que crianças a partir de 5 anos participem da brincadeira, sendo uma variação do jogo original Catan. O número de participantes é de 2 a 4, que precisam construir esconderijos e se lançam na busca pela misteriosa Spooky Island, habitada pelo Capitão Fantasma.

As ilhas produzem recursos como: madeira, cabras, melaço ou espadas, mas também é possível conseguir dinheiro. Cada participante inicia a brincadeira com 2 esconderijos piratas em diferentes ilhas. Tudo que conquistam pode ser usado para construir navios ou esconderijos.

8. Perfil

O jogo é constituído de perguntas e respostas que envolvem diversos temas, dependendo da sua versão. O Perfil Junior é voltado para o público a partir dos 7 anos. Podem participar de 2 a 6 pessoas que precisam decifrar uma carta para poder avançar no tabuleiro. Quem chegar primeiro ao final é o vencedor.

9. Ticket to Ride

Ticket to Ride é um jogo de tabuleiro bastante estratégico e dinâmico, por isso é garantia de diversão em família. O objetivo é aproveitar seus recursos para construir a maior linha de trens do mapa. Quanto maiores forem as rotas, mais valiosas elas serão.

Quem consegue completar os Bilhetes de Destino, que conectam as cidades, ganha pontos adicionais. Participam de 2 a 5 pessoas e é recomendado para jogadores a partir de 8 anos de idade. Legal, não é?

10. Concept

O objetivo aqui é descobrir uma determinada palavra a partir de algumas imagens, que combinadas revelam o resultado. Os participantes escolhem uma palavra ou frase da carta e marcam objetos que tenham alguma relação com ela no tabuleiro. São essas dicas que ajudam os outros jogadores a adivinharem a resposta.

O Concept é um jogo interessante porque permite escolher as cartas de acordo com o nível de dificuldade e a idade dos jogadores. É recomendado para maiores de 10 anos e podem participar de 4 a 10 pessoas.

Já deu para perceber que nem é preciso ter um grande conhecimento sobre o que são jogos de tabuleiro para entender que eles são grandes aliados para proporcionar bons momentos em família, com direito a muita diversão e aprendizado, não é? Os brinquedos e jogos permitem aumentar a imaginação e capacidade cognitiva das crianças, além de serem bem divertidos para os adultos também.

Nós sabemos que você gosta de receber conteúdo de qualidade que ajuda no desenvolvimento das crianças. Por isso, queremos fazer um convite para assinar nossa newsletter e ficar por dentro de todas as novidades!

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4

Quem é apaixonado pelo mundo dos games certamente conhece o PlayStation. Esse console é um dos mais famosos para quem ama jogar, por isso está...
Imagem de duas crianças jogando xadrez
1326

Jogo de xadrez para crianças: conheça os benefícios e como incentivar os pequenos a jogar 

Depois da estreia de O Gambito da Rainha, na Netflix, muita gente voltou a se interessar pelo xadrez e viu quão divertido e emocionante é...
três crianças sentadas no chão da sala segurando controle jogando os melhor jogos do xbox one
0

Confira uma lista com os 6 melhores jogos do Xbox One

O mundo dos games é uma verdadeira paixão para todas as idades. Os gráficos incríveis e as histórias fantásticas tornam essa atividade muito divertida para...
lenda do saci|lenda do saci
3165

Conheça a lenda do Saci e o que as crianças podem aprender com ela

A lenda do Saci traz muitos ensinamentos. Por isso é interessante valorizá-la e contá-las às crianças. Em nosso post, falamos sobre o assunto. Confira!
pai e filho jogando bola em quadra representando os jogos para pai e filho
0

Jogos para pai e filho: 8 brincadeiras para se divertir!

Quer estreitar os laços com seu pequeno e não sabe como começar? Que tal programar um dia inteirinho com jogos para pai e filho? Assim,...
Comemoração dia dos pais
533

Dia dos Pais: curiosidades e ideias para comemorar em família

O Dia dos Pais é uma data megaespecial comemorada em todo o mundo. Seu objetivo é homenagear a figura paterna, destacando o papel importantíssimo dessas...