Entenda a importância do ócio criativo na infância

3 minutos para ler

A expressão pode causar certa estranheza em alguns de nós. Mas a ideia por trás do ócio criativo faz muito sentido! Ela é bastante disseminada pelo sociólogo italiano Domenico de Masi, que defende que todos devemos ter um tempo para unir descanso, diversão e aprendizagem.

Para ele, o sucesso no trabalho e o êxito na vida têm exigido cada vez mais a criatividade e o uso do intelecto. Então, quem deseja desfrutar de mais alegrias precisa desenvolver esses aspectos.

Sendo assim, é importante ajudarmos nossas crianças a se envolver no ócio criativo desde cedo, concorda? Confira algumas ideias!

O que é ócio criativo?

O ócio criativo não consiste em não fazer nada ou em ficar de só de preguiça. Para Domenico de Masi, a expressão significa poder criar e se desenvolver, a partir de atividades.

No universo infantil, é aprender algo e crescer, unindo isso à diversão. Sua teoria diz que a criatividade requer uma mistura de emoção, fantasia e racionalidade para florir.

Quais são os benefícios do ócio criativo para as crianças?

ócio criativo

A capacidade de se entregar a uma atividade lúdica ou que incentive a introspecção ajuda a criança a pensar, refletir e extrair ideias. A partir disso, ela consegue:

  • criar hipóteses;
  • resolver conflitos;
  • compreender outros pontos de vista;
  • conhecer mais sobre si;
  • aprender a se expressar;
  • desenvolver a inteligência emocional.

Como estimular o ócio criativo nos filhos?

Estimular o ócio criativo na meninada é mais simples que parece! Antes de tudo, é bom saber: podemos incentivar algumas brincadeiras, mas é legal a gente respeitar a escolha da criança nas atividades, beleza?

Powered by Rock Convert

Além disso, é importante permitir que erros aconteçam, sem a repreender por isso. A liberdade de poder errar, sem julgamento, é essencial para a criatividade infantil não ser bloqueada.

Então, veja algumas ideias!

Artes e atividades

Desenhar, colorir e brincar de massinha são atividades perfeitas para estimular a criatividade e a introspecção. Além disso, ajudam a trabalhar a coordenação motora, um dos elementos importantes para o desenvolvimento infantil.

Brinquedos faz-de-conta

O faz-de-conta ajuda a criançada a aprender mais com o mundo à sua volta. Nas brincadeiras, é possível encarnar papéis, viver realidades diferentes, aumentar a empatia, aprender lições, desenvolver o pensamento e a linguagem. Que tal brincar com bonecos, bonecas, fantoches e marionetes?

Games

Joguinhos eletrônicos e jogos de videogame ajudam a desenvolver o raciocínio lógico e o estratégico. Também, são bons para o foco e ajudam nas habilidades motoras. Assim, são ótimas opções para um tempinho de ócio criativo.

Brincadeiras em grupo e ao ar livre

Também é importante a meninada participar de brincadeiras que envolvem uma interação. Brincar em grupo ajuda bastante no desenvolvimento emocional e no social, o que é importante para saber compartilhar, desenvolver liderança e tomar decisões.

Por fim, vai mais uma dica aí: o ócio criativo precisa ser praticado com frequência. As atividades da escola são muito importantes, claro. Mas a meninada também precisa de um tempo longe dos estudos, para poder descansar a mente e se desenvolver de forma saudável, combinado?

Gostou das nossas ideias? Não deixe de nos seguir nas redes sociais — Facebook, Instagram, YouTube — para acompanhar de perto outras dicas do desenvolvimento infantil!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário