Como fazer um ovo de páscoa recheado? Veja nossas dicas!

6 minutos para ler

Estamos nos aproximando de um dos feriados favoritos da criançada, e o clima de gostosuras já começa a tomar conta. Não é à toa que os pequenos curtem tanto quando a Páscoa chega: família reunida, cenários coloridos e, principalmente, uma criaturinha mágica muito fofa ansiosa para presentear todo mundo com muito chocolate e diversão! Como não amar?

Mas quem faz compras no mercado já deve ter percebido como estão cada vez mais caros os preços dos ovos de Páscoa, o que afeta os presentes da molecada. Ainda bem que esse problema tem solução! Já pensou em fazer seu próprio ovo de Páscoa recheado em casa, gastando muito menos e ainda se divertindo com as crianças em casa?

E o melhor de tudo: recheando com um brinquedo superdivertido? Então, vem com a gente, pois vamos ensinar a economizar no chocolate, garantir uma surpresa muito mais legal e ainda se divertir de montão com a garotada na cozinha! Boa leitura!

Por que fazer ovo de Páscoa recheado em casa?

Você pode pensar: existe tanta variedade de ovos de Páscoa no mercado, por que fazê-los em casa? Saiba que, além de confeccionar uma sobremesa deliciosa do jeitinho que gostamos, existem outros dois bons motivos para colocar a mão na massa e produzir a guloseima. Veja na sequência!

Economia

Como dissemos, os ovos de Páscoa estão cada vez mais caros. Com o valor que você compra apenas um, dá para adquirir ingredientes e fazer mais mais que isso. Mesmo que existam opções mais em conta, como barras e caixas de bombom, para a criançada não é a mesma coisa.

Os pequenos gostam da sensação de abrir aquela embalagem linda e ver a surpresa que tem dentro. Chocolate por chocolate, a gente come em qualquer dia do ano. Mas os ovos de Páscoa só têm graça na época do feriado, não é? Sendo assim, fazer os ovos em casa é mais econômico e não tira toda a magia da data.

Diversão

As crianças adoram se aventurar na cozinha. Quebrar ovos, misturar ingredientes e ver a mágica da gastronomia acontecer é algo fascinante. Por isso, fazer ovos de Páscoa é uma ótima opção para divertir a turminha e criar ótimas memórias.

Como o passo a passo envolve chocolate quente, basta tomar cuidado no momento em que retirar a tigela do micro-ondas. Entretanto, depois de feita a temperagem, os pequenos podem participar da confecção dos ovos e se lambuzarem muito!

Como fazer ovo de Páscoa recheado?

É bem comum a ideia de que fazer ovos de Páscoa é trabalhoso e não compensa. Porém, a verdade é que não tem muito segredo, além de ser quase uma terapia que pode ser feita junto da criançada. A seguir, conheça as melhores dicas!

Separe os ingredientes e os utensílios

Tudo é bem simples! Vamos ensinar aqui como fazer um ovo de 250g, mas você pode adaptar o processo para o tamanho que você quiser. Separe os seguintes materiais:

  • uma forma de 250g para ovo de Páscoa;
  • duas Barras de 150g do chocolate à sua escolha (ao leite, branco, amargo ou meio amargo);
  • uma surpresa para rechear o ovo.

Derreta o chocolate

Em primeiro lugar, você precisa derreter o chocolate que escolheu. Pique a barra em pedaços bem pequenos, separe a maioria (aproximadamente ⅔) e leve ao micro-ondas por 30 segundos. Retire, misture bem e repita quantas vezes for necessário para o chocolate derreter por inteiro, sempre em pausas.

Faça a temperagem

Com o chocolate derretido, misture o restante que você separou e deixe derreter sozinho. Esse processo chama-se temperagem e é o que garante que o chocolate do ovo não derreta mais tarde e faça aquele barulho gostoso ao ser quebrado. Por isso, não pule essa etapa!

Monte o ovo

Depois de esperar o chocolate esfriar por inteiro em temperatura ambiente, é hora de começar a transformá-lo em um ovo. Adicione 2 colheres de sopa do chocolate dentro da forma e, com a ajuda da parte de trás da colher, espalhe o chocolate derretido por toda a extensão, sem deixar falhas.

Bata levemente o fundo da forma em uma superfície plana para retirar bolhas de ar e vire-a de volta onde você derreteu o chocolate para escorrer todo o excesso.

Agora é só limpar as bordas, colocar a forma sobre uma superfície plana virada para baixo e levar ao congelador por 5 minutos. Isso deve ser o suficiente para endurecer o chocolate e começar a segunda camada. Se quiser, alterne entre chocolate ao leite e chocolate branco para dar um efeito super legal.

Para a segunda camada, repita o mesmo processo da primeira, espalhando bem o chocolate derretido e levando ao congelador, mas agora por 10 minutos. Depois disso, seu ovo provavelmente já vai se soltar naturalmente da forma. Deixe descansando em temperatura ambiente por algumas horas.

Recheie com uma surpresa incrível

Agora vem a melhor parte da brincadeira: depois de fazer o ovo usando o chocolate favorito da criançada, escolha um presente especial para recheá-lo de diversão.

Com o tanto que você vai economizar, dá pra escolher um brinquedo legal com os personagens que a garotada mais ama e tornar essa surpresa ainda mais especial. Imagine a carinha que eles vão fazer encontrando o brinquedo que tanto queriam dentro do seu ovo de Páscoa!

Com a receita pronta e a surpresa dentro dela, feche e embrulhe essa gostosura caseira com papel chumbo ou alumínio. Depois, é só cobrir com papel celofane da cor que você quiser, terminar tudo amarrando com um grande laço e pronto: você tem nas mãos um presente de Páscoa inesquecível!

Viu como é muito vantajoso fazer ovo de Páscoa recheado com surpresa em casa? Além de mais barato e gostoso, cozinhar com crianças é uma ótima maneira de criar momentos que serão lembrados com muito carinho. Portanto, não deixe de aproveitar as nossas dicas!

Gostou deste post? Então, dê uma olhadinha no nosso site e conheça brincadeiras para a Páscoa que vão proporcionar muita diversão para a família. Afinal, na Ri Happy você pode tudo, menos deixar essa data passar em branco para a criançada!

Posts relacionados

Deixe um comentário