Pintura para crianças: saiba como essa atividade pode ajudar no desenvolvimento

Imagem de duas crianças se divertindo com materiais de pintura

Pintar é certamente uma das atividades mais divertidas e faz muito sucesso entre os pequenos. Todo mundo tem lembranças de sujar as mãos com as tintas e criar obras incríveis que fazem a alegria dos adultos. Porém, você conhece os benefícios da pintura para crianças

Pensando nisso, o blog Modo Brincar trouxe um guia sobre a pintura infantil. Por aqui, você vai conhecer os principais benefícios dessa atividade para a criançada. Além disso, vamos listar algumas sugestões de brincadeiras para os pequenos botarem as mãos na massa. Confira!

Conheça 4 benefícios da pintura no desenvolvimento infantil

Seja no papel, seja no papelão ou na tela para pintura infantil, essa atividade traz diversos benefícios para o desenvolvimento dos pequenos. Não é à toa que é uma das brincadeiras mais populares em escolas, casas ou até outros ambientes, como consultórios que disponibilizam materiais para distrair a criançada. 

1. Estímulo à criatividade

A pintura para crianças é uma das melhores formas de estimular a criatividade dos pequenos. Isso porque eles podem escolher quais cores usar, o que vai ser pintado, como organizar o desenho e quais materiais são necessários para a atividade. Nesse sentido, é uma maneira de a criançada expressar sentimentos e pontos de vista por meio da arte. 

2. Desenvolvimento motor

A criança pintando precisa usar o corpo da melhor maneira para criar as imagens que quer representar. As mãos são os principais membros utilizados para isso, e os pequenos têm que aprender a coordenar os movimentos delas, tanto em uma escala maior, como segurar pincéis, lápis e giz, quanto para colocar detalhes nos desenhos. 

3. Desenvolvimento cognitivo

Criar um desenho ou uma imagem é a consequência de várias reações do cérebro. Pensando que a criançada está em uma fase de desenvolvimento, a pintura estimula o desenvolvimento cognitivo, já que os pequenos precisam decidir as melhores alternativas para fazer a atividade. Essa organização acompanha todas as fases e será muito importante no futuro, quando eles precisarem fazer tarefas escolares. 

4. Desenvolvimento emocional

Já ouviu a frase “a arte imita a vida”? Ela é perfeita para explicar a influência da pintura para crianças e o desenvolvimento emocional delas. Por meio das artes, os pequenos conseguem expressar o que estão sentindo e como veem o mundo. Isso é extremamente positivo e incentiva a criançada a dividir sentimentos e incômodos com todos à volta. 

Imagem de uma menina pintando um quadro

Confira 5 atividades com a pintura para crianças

Após ver os benefícios da pintura para crianças, que tal conhecer algumas atividades para a criançada? Trouxemos cinco brincadeiras simples para montar uma programação divertida para os pequenos se divertirem. Confira mais sobre cada um deles!

1. Livros para pintar

Os livros com desenhos infantis para pintar são ótimas opções para a criançada. Se preferir, você pode imprimir alguns desenhos da internet e montar a sua própria obra com imagens de temas que os pequenos gostem. Aqui no blog Modo Brincar, temos alguns exemplos para você imprimir e aproveitar. 

2. Pintura com cotonete

Outra atividade interessante é a pintura como cotonete na educação infantil. A principal vantagem dela é contar com materiais simples que você pode ter em casa. Para montar essa brincadeira, basta separar uma tinta apropriada para crianças, uns cotonetes e uma folha de papel. Você pode imprimir um desenho específico ou deixar que os pequenos escolham o que querem desenhar.

3. Pintura com carimbos

Os carimbos são uma ótima maneira de fazer pintura para crianças. Você pode comprá-los prontos, na forma desejada pela criançada, ou fazer seus próprios carimbos. Uma esponja de cozinha ou bolas de algodão são boas alternativas para isso. Para essa atividade, basta colocar a tinta em um potinho, mergulhar o carimbo e começar a criar!

4. Pintura com os dedos

Experiências sensoriais são muito importantes para o desenvolvimento da criançada, principalmente nas fases iniciais da vida. Por isso, a pintura com os dedos é superlegal para divertir os pequenos. Lembre-se apenas de vesti-los em roupas que possam ser manchadas, já que isso pode acontecer. 

5. Pintura borrifada

A pintura borrifada é uma atividade supercriativa para a criançada exercer a criatividade e se divertir muito. Como o próprio nome já diz, a tinta é borrifada no papel ou na tela, criando figuras que vão render boas risadas para os pequenos. Você pode usar um borrifador de jardim ou o próprio pincel, mexendo nas cerdas para ter o efeito desejado.

Viu só? A pintura para crianças é perfeita para ajudar no desenvolvimento infantil. Na Ri Happy, temos vários itens que podem facilitar a montagem dessa atividade, como pincéis, giz de cera, lápis de cor, livros de colorir e muito mais. Confira e comece a brincadeira!

Ver mais brinquedos incríveis

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

crianças se divertindo apos aprender como jogar on-line no ps4
0

Como jogar on-line no PS4: passo a passo e opções de jogos play to free!

Desde seu lançamento oficial, em 2013, muitos jogadores têm se perguntado como jogar on-line no PS4. Afinal, o console conta com um grande repertório de...
Imagem de um boneco lego do Thor
0

Confira uma lista com os filmes do Thor, o Deus do Trovão

O universo cinematográfico da Marvel é sucesso entre todas as idades graças aos seus heróis incríveis e histórias fantásticas. Dividido em fases, ele conta as...
Imagem de uma criança fantasiada de Batman
0

Conheça a história do Coringa, o grande rival do Batman

Quem já assistiu filmes e desenhos ou leu alguma HQ sobre o Batman sabe que seu maior rival é o Coringa. Ele é um dos...
bonecos funko pop mais raros espalhados sobre mesa
0

10 Funko Pop mais raros do mundo

Se você curte colecionar brinquedos, com certeza já se perguntou quais são os Funko Pop mais raros do mundo. Feitos em vinil, os bonecos são...
criança descobrindo como jogar basquete enquanto arremesa bola na cesta
0

Como jogar basquete: dicas para iniciantes e os benefícios da prática na infância

De acordo com o levantamento realizado em 2019 pelo IBOPE Repucom, cerca de 40 milhões de brasileiros são fãs de basquete. Se você faz parte...
Imagem de criança correndo para abraçar a avó
1689

Entenda a importância dos avós para a infância

Quer entender qual é a importância dos avós na infância para uma criança? Então clique aqui agora mesmo e confira o conteúdo que preparamos!