Podcast infantil: conheça 5 opções divertidas e benefícios delas

6 MINUTOS DE LEITURA
3032
podcast infantil

O podcast infantil pode ser uma excelente opção para distrair as crianças com conteúdos divertidos e educativos. Aliás, você conhece esse tipo de mídia?

Basicamente, trata-se de conteúdos gravados e disponibilizados pela internet, por meio de plataformas e aplicativos (pagos ou gratuitos), disponíveis para computadores, tablets e smartphones. As opções apresentam diversos temas, desde informação até entretenimento. 

Neste artigo, você confere cinco opções de podcast infantil, assim como os benefícios desse meio de comunicação para o desenvolvimento das crianças. Continue a leitura! 

1. Histórias do Solzinho

Desenvolvido pela Ri Happy durante a pandemia, Histórias do Solzinho é um podcast de história infantil para apoiar os pais na rotina com os filhos no isolamento social. Ele é narrado pelo próprio personagem cativante, que adora descobrir coisas novas e compartilhar aprendizados.

No podcast, o mascote mais querido dos pequenos conta historinhas com duração de três a sete minutos, ideal para manter a atenção das crianças menores. Com temas educativos e narração lúdica, a brincadeira em casa é um dos assuntos mais incentivados!

2. Coisa de Criança

Coisa de Criança é um podcast infantil criado pelo casal Thiago Queiroz e Anne Brumana, pais de Dante, Gael e Maya. O programa tem a proposta de responder àquelas dúvidas comuns entre as crianças como “por que o céu é azul?” e “por que o mar é salgado?”.

A ideia do formato veio da necessidade de conteúdos que estimulassem a inteligência dos pequenos, já que o casal pensava que os já existentes menosprezavam o entendimento das crianças. Os episódios são elaborados com a ajuda de uma equipe formada por uma pedagoga, um editor e outros profissionais.

3. E se…Podcast

Muitas frases faladas pelos pequenos começam com “e se…”. Pensando nisso, o idealizador do E se…Podcast, Samuel Leite, desenvolveu conteúdos com essa temática: “e se o brócolis tivesse sabor de chocolate?”, “e se parasse de chover?”, “e se não existisse o dinheiro?”.

Todas essas questões são analisadas e dissertadas pelos filhos dele, Luiza e Bruno, e por convidados especiais, vizinhos e coleguinhas. Um mundo de possibilidades e imaginação se abre para os ouvintes embarcarem na fantasia.

4. Conta pra Mim?

Dos mesmos criadores de Coisa de Criança, Conta pra Mim? é um podcast de literatura infantil com histórias narradas de uma maneira superespecial. Um dos propósitos é ajudar os pais a incentivarem a leitura para crianças de forma divertida e empolgante, por meio da contação de histórias.

Os episódios são elaborados com a ajuda de uma contadora de história profissional, o que deixa tudo mais legal para a criançada. Quer ler mais para os pequenos, mas não sabe como fazer isso? O programa pode ser um ótimo aliado nessa missão.

5. Deixa Que Eu Conto

Lançado pela UNICEF como forma de apoio à rede de ensino e parte das comemorações do Dia da Educação em 2020, Deixa Que Eu Conto é um podcast bom para ouvir ao lado das crianças. O objetivo dele é fazer todos os terem acesso a atividades que reforcem o conteúdo ensinado nas escolas.

O programa é apresentado por Carol Levy e Kiara Terra, que trazem histórias, brincadeiras e atividades direcionadas para o desenvolvimento dos pequenos na fase de alfabetização. A criançada adora, e os pais também!

podcast infantil

Benefícios do podcast para o desenvolvimento infantil 

Agora que você já conhece algumas opções legais de podcast para a criança ouvir, que tal entender os benefícios desse tipo de mídia para o desenvolvimento infantil? Confira as vantagens de incluir os programas na rotina dos pequenos. 

Estimula a imaginação e a criatividade

Como o podcast infantil é transmitido por um tipo de mídia não visual, a criança pode soltar a criatividade para imaginar os personagens, os cenários e o próprio desenrolar das histórias. Esse estímulo é ótimo para o desenvolvimento, já que ajuda na resolução dos problemas ao longo da vida. 

Além disso, os podcasts podem ser ótimas ferramentas para ajudar as crianças que ainda estão aprendendo a ler ou têm dificuldades de leitura. Ao ouvir histórias contadas com áudio, elas podem se concentrar na narrativa e na construção do mundo, sem se preocupar com a identificação das palavras.

Os audiolivros infantis também podem oferecer uma nova perspectiva sobre histórias já conhecidas. Eles estão disponíveis em diversos idiomas, o que os torna ótimas maneiras de ensinar uma nova língua aos pequenos.

É uma distração saudável

Assim como brinquedos e atividades educativas, o podcast é uma distração saudável para os pequenos. Além de ajudar os pais a entretê-los, ele contribui para o desenvolvimento de habilidades como audição, raciocínio lógico e capacidade de aprendizado.

Os podcasts na educação infantil podem ajudar as crianças a desenvolverem habilidades linguísticas, melhorar a compreensão auditiva e expandir o vocabulário.

Favorece a interação familiar

A interação familiar é muito importante para fortalecer os laços de afetividade. Ela promove a autoestima e a autoconfiança na criança, que se torna um adulto mais seguro. Juntar o pessoal da casa para ouvir um podcast infantil é uma ótima maneira de fazer isso.

Assim que terminarem de escutar os episódios, é interessante que vocês conversem sobre as histórias, interpretem os acontecimentos, façam as atividades propostas e interajam em torno do conteúdo. Essa é uma forma incrível de passar bons momentos em família.

É educativo

De maneira geral, os podcasts infantis trabalham diversas habilidades muito bem-vindas no ambiente escolar e profissional, como a oralidade, o incentivo à expressão, a percepção do ambiente e a comunicação. 

Além disso, existem conteúdos realmente voltados para a educação, como o podcast para crianças Deixa Que Eu Conto, que ensina atividades importantes para o cotidiano.

#ModoBrincar: as melhores dicas para a família! 

O podcast infantil pode ser um ótimo recurso para o entretenimento e o desenvolvimento infantil. Que tal aproveitar o tempo livre para garantir outras dicas para sua família? No blog #ModoBrincar, você encontra diversas informações incríveis. Confira!

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *