Pop it: conheça os fidget toys que as crianças amam

6 MINUTOS DE LEITURA
1486
pop it|pop it
O pop it ajuda no bem-estar psicológico da criança

Sensoriais e repletos de cor, os pop its são uma febre. Como mais um exemplo de brinquedo ideal para manter as mãos das crianças (e adultos) ocupadas, eles fazem o papel de um plástico bolha que nunca chega ao fim nas possibilidades de estourar.

Em uma ampla gama de formatos, tamanhos e estilos, os pop its são geralmente feitos em silicone e podem ser facilmente esterilizados. A emoção fica por conta de apertar as superfícies que imitam bolhas, para escutar um leve estouro que entretém e diverte. Chegou ao fim? É só virar o brinquedo e começar tudo de novo!

Quer entender por que os pop its se popularizaram e hoje fazem tanto sucesso na rotina dos pequenos? É só continuar a leitura.

O que são brinquedos pop it?

Os chamados fidget toys são amplamente conhecidos por auxiliar no alívio da ansiedade e do estresse para crianças. Ao permitirem movimentos repetitivos, eles apresentam vantagens terapêuticas que podem ser facilmente inseridas na rotina, aumentando os níveis de foco e dedicação à uma única atividade.

Entre os joguinhos para dedos, estão os pop its — também considerados brinquedos para crianças autistas. A combinação de tons vivos e multicoloridos com texturas convidam ao toque e à interatividade.

Naturalmente, é realizada uma conexão entre a mente, o corpo e o mundo externo. Isso permite que os pequenos consigam se concentrar mentalmente em algum estímulo externo (como escutar a professora na aula) enquanto liberam energia.

Ainda que sejam simples placas de silicone repletas de bolinhas, elas são muito envolventes e contribuem para um desenvolvimento saudável. Mas esse é apenas um dos benefícios dos pop its.

Entenda como os pop its surgiram

Fidget toys multicoloridos que reproduzem o plástico bolha alcançaram o auge de visibilidade no mercado no começo de 2021, quando influenciadores do TikTok viralizaram o brinquedo como uma solução prática e relaxante para o alívio das tensões causadas pelo distanciamento social, fruto da pandemia. Mas tudo indica que o brinquedo em si não é tão novo assim.

Os pop its foram criados por Isabella Cianci, em 1975, com um conceito um pouco diferente do que foi popularizado nos dias atuais. Inicialmente feitos em borracha, tiveram a sua nova versão em silicone produzida apenas em 2019. A partir daí, enquanto vídeos considerados relaxantes viralizaram nas redes sociais, o seu sucesso foi natural — e eles passaram a ser vistos como brinquedos para trabalhar as emoções.

Quais os benefícios dos fidget toys?

Os brinquedos para inquietação são divertidos, extremamente visuais (ao reproduzirem as cores do arco-íris) mas também podem contribuir para o desenvolvimento infantil. Alguns dos benefícios dos pop its são:

  • auxiliam na concentração;
  • permitem ocupação mental;
  • reduzem os níveis de ansiedade;
  • desenvolvem a autoconfiança.

Tudo isso acontece porque, enquanto as crianças movimentam as mãos de maneira repetitiva entre as bolhas de silicone, elas conseguem voltar o seu foco mental para outras atividades. Afinal, qualquer adulto já reparou, de alguma maneira, que os pequenos têm uma natural dificuldade para se manterem focados em uma única tarefa — o que é normal.

Inicialmente, as crianças podem se atrair pelos pop its pelas cores e também pelas formas. Eles são encontrados em opções geométricas, quase que básicas, mas também reproduzindo formas de animais como dinossauros e unicórnios. Foram transformados em capinhas de celulares e chaveiros, mas também em tabuleiros que podem sinalizar o alfabeto ou os números, contribuindo para a alfabetização.

Como esses brinquedos funcionam?

Que os brinquedos para inquietação são altamente intuitivos, fáceis de transportar e simples de limpar, já ficou mais do que claro. Mas além de estourar as bolhas, também é possível explorar combinações que simulam formas e reproduzem imagens a partir da combinação das elevações que ficam para cada lado do objetivo.

Isso significa que o pop it estimula a criatividade e não impõe limites para as expressões dos pequenos. Por isso, na hora da escolha do pop it, as crianças buscam modelos que combinem com a sua personalidade e com o seu estilo. Por isso, como existem tantas variações nas formas e nos tamanhos, o brinquedo acaba como uma extensão das características dos pequenos.

Outro critério utilizado na escolha do fidget toy é o quão alto é o som da bolha estourando, o que varia de acordo com a espessura do silicone no qual o pop é feito, mas também o quão difícil (em termos de resistência) é apertar as elevações.

Pop it como uma ferramenta para conexão

Também é possível brincar junto quando o assunto são pop its — diferentemente do que se imagina para um fidget toy, que geralmente é encarado como algo a ser manipulado individualmente e sem contato com outras pessoas (adultos ou crianças).

As crianças vêm utilizando os pop its também como ferramenta de interação, criando jogos que fazem com que cada uma delas desafiem os seus limites. Esse comportamento é totalmente natural e faz com que a atividade seja ainda mais estimulante.

Mas como isso funciona? Duas crianças brincam com o mesmo fidget toy e avaliam qual delas acaba de estourar todas as bolhas primeiro. Ou mesmo criam desenhos e imagens com as superfícies, trabalhando com o lado lúdico e criativo (simultaneamente).

Fidget toys para conhecer melhor os números

Outra forma encontrada pelas crianças para brincar com os pop its é escrever números nos buraquinhos das bolhas (pares e ímpares) e pedir que o outro adivinhe onde estão determinados números, ou onde ficam os pares e os ímpares.

A conexão entre o aprendizado e as brincadeiras não é nenhuma novidade. Mas é uma das melhores formas para desenvolver nos pequenos a vontade de se desenvolver e até mesmo ensinar o filho a estudar.

E até mesmo para experimentar receitas culinárias

Como os pop its são de silicone, dá até mesmo para derreter chocolate e fazer pequenas gotinhas saborosas com a ajuda dos fidget toys! Essa brincadeira que mistura a paixão pelos doces com a vontade de brincar fica muito mais saborosa quando realizada na companhia dos adultos.

Que os brinquedos sensoriais engajam, envolvem e estimulam, já ficou mais do que claro. O que podemos perceber, ainda, é que eles fazem tanto sucesso por conta de sua versatilidade.

Por isso, na próxima vez que os pequenos pedirem um joguinho para inquietação, aproveite para entrar na brincadeira junto! Agora que você já entende tudo sobre pop it, aproveite para conhecer nossos brinquedos para crianças autistas.

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *