Pré-adolescência: entenda mais sobre essa fase do desenvolvimento infantil!

grupo de crianças na pre-adolescência colocando uma mão sobre a outra

A pré-adolescência é uma fase de desenvolvimento intermediária entre a infância e a adolescência. Normalmente, nessa etapa, a criança começa a crescer rapidamente e compreender melhor o mundo ao redor dela.

Justamente por ser um momento de grandes transformações, muitos pais encontram dificuldades para lidar com os filhos. Pensando nisso, preparamos este artigo com mais detalhes sobre o período e dicas para facilitar esse processo. Confira!

O que é a pré-adolescência?

Como o próprio nome sugere, a pré-adolescência é conhecida como a porta de entrada da tão esperada adolescência. Ela representa o momento em que a criança começa a deixar a infância para trás e é marcada pelo início da puberdade.

É nesse momento que vai surgindo a intimidade do indivíduo e a ideia do próprio “eu”. Consequentemente, também é nessa fase que ocorre o crescimento físico, psíquico e a maturação sexual.

Então, com quantos anos acontece a pré-adolescência? Bom, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o período é uma das fases da adolescência e vai dos 10 aos 14 anos, dependendo das circunstâncias e do lugar onde os indivíduos vivem.

Principais mudanças da pré-adolescência

Durante a fase da pré-adolescência, tudo muda: os gostos, as vontades, as curiosidades e, principalmente, o corpo. Por conta disso, é comum que a criança se sinta indefesa e confusa, não sabendo lidar com tantas transformações. Em meio às mudanças, é possível destacar alguns pontos, como:

Físicas

Como já dissemos, as mudanças físicas tendem a ser mais evidentes durante a pré-adolescência, afinal são mais fáceis de notar. Normalmente, é nesse momento que surgem espinhas, pelos, mamas nas meninas e testículos maiores nos meninos.

Além disso, a pré-adolescência feminina é marcada pela ocorrência da primeira menstruação. De acordo com o artigo publicado no Jornal de Pediatria da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a média de idade da primeira menarca é de doze anos, ou seja, mais uma transformação para esta etapa. 

Psicossociais

Já no âmbito psicossocial, a pré-adolescência é marcada pelo desenvolvimento da independência e da identidade, pela preocupação com a imagem corporal e pela relação com grupos extrafamiliares. Além disso, durante a fase, é comum que a criança apresente necessidade de privacidade, impulsividade e maior sensibilidade.

Dessa forma, o indivíduo começa a construir o próprio “eu” e passa a reduzir o interesse pelas atividades com os pais. Ele também passa a criar uma relação mais intensa com os amigos e se preocupar mais com a percepção dos outros sobre si, o que pode causar inseguranças. 

menina na pre-adolescência medindo seu tamanho na parede de casa

Como lidar com os desafios da pré-adolescência? 

Quem tem filhos na pré-adolescência sabe que lidar com todas essas mudanças é um verdadeiro desafio. Por isso, preparamos algumas dicas para ajudá-los durante esse período de descobertas!

1. Tenha paciência

Principalmente no início da pré-adolescência, a criança ainda não sabe o que está acontecendo, o que pode gerar um desequilíbrio emocional. Para lidar com isso, é fundamental que os pais busquem ter empatia e paciência, explicando com cautela a situação.

Mesmo que as coisas fujam do controle, é importante se lembrar de que os pequenos ainda não sabem administrar os próprios conflitos físicos e emocionais. Dessa forma, com diálogo, é possível criar uma base forte para eles se desenvolverem com mais serenidade.

2. Converse e esteja presente

O diálogo é o que há de mais importante em uma relação familiar. Por meio dele, é possível compreender o que a criança está sentindo e, então, buscar alternativas para resolver o problema. 

Durante a fase de desenvolvimento, estar presente e conversar é ainda mais necessário. Apesar de a necessidade de privacidade ser uma mudança característica do período, permanecer por perto e tentar descobrir, sem ser invasivo, o que está acontecendo, demonstra que você se importa e que a criança pode confiar em você!

3. Envolva-se e demonstre interesse

Ainda que os comportamentos na pré-adolescência digam o contrário, crianças sempre querem carinho e atenção. Por conta disso, envolver-se e demonstrar interesse por aquilo que está acontecendo é uma boa forma de lidar com essa etapa de desafios.

Para isso, a dica é ficar por dentro daquilo que o pequeno curte: quais são os interesses e as vontades. Além de aproximar-se dele, você pode compreender melhor as preferências dele e até incentivar bons hábitos, como leitura, estudos, etc.

4. Defina uma rotina e estabeleça regras!

Ter uma rotina faz nosso organismo funcionar adequadamente e evita sintomas indesejados causados por estresse e ansiedade, garantindo mais segurança. Durante a pré-adolescência, definir uma rotina é fundamental para o indivíduo passar por essa etapa de uma forma mais harmoniosa e tranquila.

Nesse caminho, você pode se juntar ao seu filho para definir o dia a dia e estabelecer algumas regras, determinando tarefas, atividades, compromissos e momentos de lazer. Com isso, além de estimular a autonomia e a autoestima, você cria um ambiente mais saudável para o pré-adolescente se desenvolver bem.

Modo Brincar: as melhores dicas para você e sua família!

Gostou do conteúdo e das dicas para lidar com a pré-adolescência? Então, aproveite o tempo livre para navegar pelo blog Modo Brincar e garanta as melhores dicas para toda sua família! 

Fontes consultadas:

BARROS, Bruna de Siqueira et al. Idade da menarca e sua associação com o estado nutricional. Jornal de Pediatria – Sociedade Brasileira de Pediatria, [S. l.], v. 95, n. 1, p. 106-111, 6 nov. 2017. DOI https://doi.org/10.1016/j.jped.2017.12.004. Disponível em:https://www.scielo.br/j/jped/a/nS4DxPy4fqCW9vwbZMm6c8N/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 mar. 2022.

INSTITUTO DE CRESCIMENTO INFANTOJUVENIL. Fases da Adolescência. ICIJ – Instituto de Crescimento Infantojuvenil, [S. l.], p. 1, 15 mar. 2022. Disponível em: https://institutoinfantojuvenil.com.br/fases-da-adolescencia/. Acesso em: 15 mar. 2022.

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

brincadeiras legais|brincadeiras legais
29969

10 brincadeiras legais para fazer em casa

Quer algumas dicas de brincadeiras legais para fazer em família? Leia o nosso post agora mesmo e confira 10 sugestões divertidas!
Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4

Quem é apaixonado pelo mundo dos games certamente conhece o PlayStation. Esse console é um dos mais famosos para quem ama jogar, por isso está...
Imagem de duas crianças jogando xadrez
1326

Jogo de xadrez para crianças: conheça os benefícios e como incentivar os pequenos a jogar 

Depois da estreia de O Gambito da Rainha, na Netflix, muita gente voltou a se interessar pelo xadrez e viu quão divertido e emocionante é...
três crianças sentadas no chão da sala segurando controle jogando os melhor jogos do xbox one
0

Confira uma lista com os 6 melhores jogos do Xbox One

O mundo dos games é uma verdadeira paixão para todas as idades. Os gráficos incríveis e as histórias fantásticas tornam essa atividade muito divertida para...
lenda do saci|lenda do saci
3165

Conheça a lenda do Saci e o que as crianças podem aprender com ela

A lenda do Saci traz muitos ensinamentos. Por isso é interessante valorizá-la e contá-las às crianças. Em nosso post, falamos sobre o assunto. Confira!
pai e filho jogando bola em quadra representando os jogos para pai e filho
0

Jogos para pai e filho: 8 brincadeiras para se divertir!

Quer estreitar os laços com seu pequeno e não sabe como começar? Que tal programar um dia inteirinho com jogos para pai e filho? Assim,...