Conheça 8 prendas para brincadeiras divertidas e especiais

Imagem de um grupo de crianças brincando numa piscina de bolinhas

Não há nada melhor que juntar a criançada e criar uma programação com atividades divertidas e educativas. Esses momentos ajudam a desenvolver habilidades motoras, cognitivas e, é claro, sociais. Para captar a atenção da garotada, é interessante criar prendas para brincadeiras.

As prendas podem ter sentidos distintos nas brincadeiras: ser uma ação em consequência do fim da atividade ou um prêmio relacionado a quem ganhou aquela rodada. Essas duas maneiras podem ser benéficas para a criançada e gerar o engajamento na programação escolhida.

Pensando nisso, montamos uma lista com 8 prendas divertidas para gincana: quatro vão no sentido de uma ação e a outra metade é uma premiação. Assim, você pode escolher qual é a melhor para aplicar na atividade proposta para a criançada. Vamos lá?

Confira 4 prendas que são ações

As prendas para brincadeiras que são ações servem para ensinar aos pequenos sobre as consequências das atitudes que eles tomam durante o jogo. Além disso, elas são boas para estimular a concentração da criançada nas atividades e trabalhar o conceito de competitividade saudável.

Você pode usá-las tanto para quem ganha quanto para quem perde. O mais importante é ter um momento divertido, confortável e educativo para a criançada. Veja quatro opções:

1. Falar um trava-língua

Os trava-línguas são ótimas prendas para gincana infantil. Além de causar boas risadas entre todos, eles são um método de aprendizagem para a linguagem e a comunicação, principalmente nas fases iniciais da fala. Existem vários trava-línguas conhecidos como:

  • A rã arranha a aranha e a aranha arranha a rã;
  • Três pratos de trigo para três tigres tristes;
  • O tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem, o tempo respondeu ao tempo que o tempo tem o tempo que o tempo tem.

2. Montar uma lista

Uma das ideias de prendas para brincadeiras é criar uma lista. O tema pode ser escolhido por todos e nesse caso, é interessante escolher algo que a criança tenha bastante contato ou algo que esteja aprendendo na escola. Você pode, por exemplo, pedir uma lista com 8 palavras que o pequeno leu nos últimos dias ou 6 heróis que ele goste.

3. Imitar um animal

Que tal propor que a garotada imite um animal? Essa é uma das prendas para brincadeiras mais criativas. Isso porque, além de ensinar sobre o mundo animal, ela permite que o pequeno aprenda a se expressar e associar sons. É legal estipular um tempo para a imitação: uma rodada ou apenas entre as rodadas, por exemplo.

4. Desenhar com os olhos fechados

Nessa prenda para brincadeiras em grupo, a criança deve desenhar com os olhos fechados. O tema do desenho pode ser escolhido pelos participantes, mas é importante ter fácil conhecimento para a garotada. Além de ser uma atividade divertida, é um estímulo à coordenação motora.

Imagem de um grupo de crianças brincando ao ar livre com bambolês

Conheça 4 prendas que são presentes

As prendas para brincadeiras também podem ser prêmios. Caso opte pelas quatro sugestões que trouxemos, é importante esclarecer para a criançada que esses “presentes” têm um valor simbólico em reconhecimento pela participação na brincadeira, além de estimular que a competição seja sempre saudável.

É muito comum que as prendas para brincadeiras de Festa Junina sejam prêmios físicos. Por isso, essa é uma ótima oportunidade para dar essas premiações. Porém, elas se encaixam em diversas ocasiões, não só para quem ganha um jogo, mas também para quem participa. Confira algumas:

1. Doces

Quem não ama um docinho, não é mesmo? Por isso, os doces são ótimas prendas para brincadeiras infantis. Você pode separar os favoritos da criançada ou optar por algo saudável. O mais importante é explicar a hora certa para consumir esse presentinho na rotina. 

2. Brinquedos

Com certeza, você deve se lembrar das prendas para brincadeiras que ganhava nas Festas Juninas, não é mesmo? Normalmente, eram molas de plástico, amoeba, bolas, entre outros. Aqui, você pode usar a criatividade e escolher qual é o melhor brinquedo para dar para a criançada. Dica: esse tipo de lembrancinha é ótimo para ocasiões especiais como festas de aniversário.

3. Kits de pintura

Sabia que a pintura traz diversos benefícios para o aprendizado infantil? Essa atividade estimula a criatividade, a comunicação e a concentração da garotada, além de desenvolver as habilidades motoras. Por isso, os kits de pintura são ótimas opções de prendas para brincadeiras. Você pode montá-los com itens como:

  • pincéis;
  • giz de cera;
  • lápis;
  • tintas;
  • blocos de folhas;
  • desenhos impressos.

4. Livros

Estimular o hábito da leitura é muito importante para o desenvolvimento da criançada. Desde cedo, os adultos podem inserir os livros na rotina dos pequenos, então por que não fazer isso por meio das prendas para brincadeiras? Desse modo, a criança vai associar a história a um momento superdivertido. 

Gostou de conhecer algumas prendas para brincadeiras? Com as nossas dicas, fica muito mais fácil montar uma programação divertida e educativa para a criançada. Aproveite que está por aqui e confira nosso conteúdo sobre a importância do brincar na educação infantil.

Ver mais brinquedos incríveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

duas beyblade dentro de arena disputando qual é a beyblade mais forte do mundo
0

Descubra qual é o beyblade mais forte do mundo!

crianças ao ar livre brincando de pular amarelinha
0

Pular amarelinha: como brincar e os benefícios da prática!

Imagem de uma criança andando numa motoca
0

Motoca para bebê: dicas para escolher a melhor opção!

Imagem de uma criança cobrindo o rosto
546

Timidez na infância: como apoiar e ajudar os filhos

brincadeiras legais|brincadeiras legais
29969

10 brincadeiras legais para fazer em casa

Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4