Primeira vez do bebê na praia: quais cuidados tomar?

6 MINUTOS DE LEITURA
200
bebê na praia
Bebê brinca no mar usando roupa de praia

Viver momentos em família é essencial para criar memórias afetivas que durem a vida toda. Com a chegada do verão, ir à praia e curtir o visual do oceano pode ser uma boa alternativa. Ao mesmo tempo, é preciso ter atenção se for a primeira vez do bebê na praia, por exemplo.

Com os cuidados necessários, você garante que o momento seja agradável, seguro e inesquecível para toda a família. Quanto mais preparada você estiver, mais fácil será aproveitar esse momento da melhor maneira.

A seguir, descubra 7 cuidados que podem ser úteis para levar o bebê pela primeira vez na praia!

1. Aposte no protetor solar

Um cuidado que vale para todas as idades ao ir à praia é o uso de protetor solar. Afinal, nesse local a radiação ultravioleta (UV) consegue alcançar nossa pele com mais facilidade, o que pode causar queimaduras ou insolação. No caso do bebê, que tem a pele ainda mais fina, é preciso ter ainda mais atenção.

Por isso, a primeira dica é também a mais importante: capriche no protetor solar! Invista em uma opção própria para a pele infantil e aplique uma camada generosa em todas as áreas que ficam expostas. Depois de esperar alguns minutos, o bebê poderá aproveitar com mais segurança.

Também é importante ficar de olho ao longo do dia na praia, combinado? Depois de 30 minutos ou do bebê se molhar, é hora de aplicar de novo para garantir a proteção.

2. Escolha a roupa de banho adequada

Como você viu, o protetor solar é um grande companheiro para a ida do bebê à praia. Porém, para garantir proteção total é importante buscar peças que tenham proteção UV.

Na moda praia, você poderá encontrar sungas, biquínis, maiôs, shorts e blusas feitas com um tecido especial. Não apenas ele é perfeito para entrar em contato com a água, como também serve como um escudo contra os raios solares.

O melhor de tudo é que você encontra opções de diversas cores e estampas. Então, é possível deixar a criança protegida com muito estilo!

3. Leve brinquedos adequados para a praia

Ir à praia é sinônimo de diversão, certo? Para garantir uma experiência ainda mais incrível, vale a pena ativar o #modobrincar com a ajuda dos brinquedos de praia que são perfeitos para esse ambiente.

Em vez de levar itens que podem sujar ou estragar — como os eletrônicos —, aposte nos que ajudem o bebê a brincar livremente nesse local. O conjunto de praia com balde e acessórios, por exemplo, é essencial. Com ele, é possível brincar na areia e construir um castelo incrível, por exemplo.

Se quiser trazer o mar para perto da criança, uma piscina inflável pequena é uma ótima aposta. É possível curtir a água salgada sem a preocupação com as ondas do mar.

Além disso, dá para investir em boias diversas: desde as divertidas em formas de colchão até boias com fralda ou de braço, por exemplo. Assim, se a ideia for entrar na água, é possível se divertir de maneira segura.

4. Redobre a atenção se o bebê engatinha ou anda

Por falar em segurança, levar um bebê na praia exige mais atenção se a criança já engatinha ou começou a andar. O cuidado extra é necessário porque existe o risco de ela se afastar da barraca da família ou correr, sozinha, para o mar.

Porém, o fato de a criança ser mais independente não precisa ser motivo para deixar de aproveitar o passeio. Em vez disso, vale a pena combinar com o pequeno o local onde ele pode ficar e ter sempre um adulto supervisionando o que ele está fazendo, combinado?

5. Leve comida para o bebê na praia

Você já deve ter notado que, na praia, é possível encontrar várias comidas diferentes. Dos vendedores ambulantes aos quiosques, há frutos do mar, petiscos e várias iguarias típicas do litoral.

Porém, nem sempre é fácil encontrar algo adequado para o bebê e sua alimentação. Então, para não correr riscos de deixar o pequeno com fome, vale a pena levar alimentos para o integrante mais jovem da família.

Você pode usar, por exemplo, um pote térmico para manter a papinha fresca. Também existem porta mantimentos que ajudam no transporte. Além disso, vale a pena contar com um alimentador para colocar frutinhas e deixar tudo mais tropical.

Para levar tudo com segurança até a areia, aposte em uma bolsa térmica especial. Assim, você mantém a temperatura certa dos alimentos e garante que eles estejam adequados para o consumo.

6. Hidrate-o bastante

Já que o assunto é alimentação, é importante também ter atenção com a hidratação. Afinal, a temperatura mais elevada aumenta o nível de suor e faz com que o pequeno precise ingerir mais líquidos para repor o que perdeu.

Além da água comum e do leite, você pode investir em sucos naturais e até em água de coco bem fresquinha. Porém, avalie em qual estágio de alimentação o pequeno está e, se tiver dúvidas, pergunte ao pediatra.

7. Adapte a rotina da criança

Levar o bebê à praia costuma gerar uma grande mudança de rotina, não é mesmo? Desde a viagem até a volta para casa, mudam os ambientes, os horários, as brincadeiras e tudo mais. Mas sabia que nem tudo precisa ficar fora do lugar?

Em vez de deixar tudo diferente, vale a pena tentar adaptar a rotina do bebê aos dias de praia. Tente acordá-lo e dar as refeições no mesmo horário, dentro do possível.

Se ele estiver acostumado à soneca da tarde, pode ser interessante dar uma volta na orla com o carrinho para que ele descanse ou até voltar por um período para a hospedagem. Dessa forma, será mais fácil voltar para o cotidiano e o bebê sentirá menos a diferença, o que permite aproveitar ainda mais a experiência!

Com a ajuda dessas 7 dicas, a primeira ida do bebê na praia vai ser muito mais tranquila, agradável e segura. Então, adapte o que fizer sentido para a sua realidade e aproveite essa nova experiência!

Para chegar até a praia com toda a segurança necessária, conheça os tipos de cadeirinha de bebê e aprenda a escolher a melhor opção!

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4

Quem é apaixonado pelo mundo dos games certamente conhece o PlayStation. Esse console é um dos mais famosos para quem ama jogar, por isso está...
Imagem de duas crianças jogando xadrez
1326

Jogo de xadrez para crianças: conheça os benefícios e como incentivar os pequenos a jogar 

Depois da estreia de O Gambito da Rainha, na Netflix, muita gente voltou a se interessar pelo xadrez e viu quão divertido e emocionante é...
três crianças sentadas no chão da sala segurando controle jogando os melhor jogos do xbox one
0

Confira uma lista com os 6 melhores jogos do Xbox One

O mundo dos games é uma verdadeira paixão para todas as idades. Os gráficos incríveis e as histórias fantásticas tornam essa atividade muito divertida para...
lenda do saci|lenda do saci
3165

Conheça a lenda do Saci e o que as crianças podem aprender com ela

A lenda do Saci traz muitos ensinamentos. Por isso é interessante valorizá-la e contá-las às crianças. Em nosso post, falamos sobre o assunto. Confira!
pai e filho jogando bola em quadra representando os jogos para pai e filho
0

Jogos para pai e filho: 8 brincadeiras para se divertir!

Quer estreitar os laços com seu pequeno e não sabe como começar? Que tal programar um dia inteirinho com jogos para pai e filho? Assim,...
Comemoração dia dos pais
533

Dia dos Pais: curiosidades e ideias para comemorar em família

O Dia dos Pais é uma data megaespecial comemorada em todo o mundo. Seu objetivo é homenagear a figura paterna, destacando o papel importantíssimo dessas...