Após todas as emoções da gravidez e do parto, vem um momento superespecial: o primeiro Dia das Mães. Essa é uma data especial não só porque celebra a chegada do bebê, mas também porque confirma que a maternidade estimula a descoberta e a exploração das suas melhores qualidades e habilidades.
É por isso que nada é mais natural para as mães de primeira viagem que aproveitar o Dia das Mães de uma maneira única e marcante. Pensando nisso e sabendo a importância desse momento, listamos algumas dicas bem interessantes. Confira quais são elas!
1. Comece o dia com um café da manhã especial
Um delicioso café da manhã é uma ótima maneira de comemorar o Dia das Mães. Por isso, é interessante apostar em um cardápio com seus preparos preferidos. Algumas ótimas sugestões são panquecas, ovos mexidos, pão de queijo e geleia.
Nada de preparar você mesma esse menu, viu? A ideia é evitar esse tipo de atividade, principalmente por se tratar de um domingo. No lugar, você acorda com a chegada desse mimo e aproveita muito mais o dia. Outra ideia é contratar uma padaria ou uma loja especializada em cestas e pedir a entrega de um modelo especializado.
2. Use roupas combinando com as do bebê
A ligação entre a mãe e o bebê é muito especial, não é mesmo? Para celebrá-la no primeiro Dia das Mães, uma ideia interessante é usar roupas combinando. Aqui vale camisetas, calças, vestidos, macacões, roupas de banho, casacos e o que mais você desejar.
Você pode fazer essa combinação com estampas divertidas ou até frases que remetem à relação mãe e filho. A ideia é fazer uma grande brincadeira com os guarda-roupas, para se divertirem e criarem boas lembranças dessa data tanto para o pequeno quanto para a mamãe.
3. Faça um ensaio fotográfico com o bebê
Outra sugestão para as mães de primeira viagem é fazer um ensaio fotográfico com o pequeno. Ele pode ser temático, com fantasias de princesas ou super-heróis, por exemplo. Uma alternativa é trazer referências divertidas daquilo que você já viveu ao lado bebê, como a primeira amamentação e o primeiro dente de leite.
Registrar os momentos importantes em fotos é uma maneira simples de eternizar as lembranças e permitir que o pequeno revisite-as sempre que quiser. Vale dizer que as fotografias podem se tornar parte da decoração da casa ou montar um álbum acompanhando as fases da criança.
4. Decore a casa
Outra maneira de celebrar esse momento é decorar a casa especialmente para a data. “Então, como fazer a decoração do meu primeiro Dia das Mães?” É simples! Você pode usar jarros com flores, balões coloridos, retratos e fotos da época da gravidez, mantas e almofadas combinando com o décor e bandejas com diversos quitutes.
Se a sua casa conta com área externa, ela pode ser uma boa alternativa para comemorar o primeiro Dia das Mães e aproveitar o contato com a natureza. Já se a residência não possui esse espaço, não se preocupe! Use a sala de estar, a sala de jantar ou mesmo a copa da cozinha.
5. Prepare uma programação divertida
Que tal montar uma programação especial para o seu primeiro Dia das Mães? Você pode incluir atividades e dinâmicas envolvendo toda a família ou até pensar em jogos de duplas e grupos. Todo mundo pode participar! Papais, vovós, titios e todo mundo que divide esse momento com você.
Outra ideia interessante é definir uma programação de filmes e fazer uma maratona. Vocês podem escolher um tema: fantasia, romance, infantil, entre outros. Depois, é só preparar a pipoca, pegar as almofadas e cobertores, apagar as luzes e dar play. Muito legal, não é mesmo?
6. Monte o seu diário de mãe
Você se lembra de ter um diário onde anotava tudo que acontecia no seu dia e o que estava sentido? Então, com o diário de mãe, é bem parecido. Nele, você pode relatar o que você viu, sentiu e experimentou nos Dias das Mães, desde o primeiro deles ― um dos mais especiais, certo?
Essa é uma ótima maneira de registrar tudo que estava sentindo nesse momento, além de relatar dúvidas, inseguranças e expectativas para a maternidade. Futuramente, você poderá reviver todas as emoções, cheiros e imagens do primeiro Dia das Mães, já que não vão faltar anotações intimistas para guiá-la nessa viagem ao longo do tempo.
Lembre-se de que essa data tem que ser especial para você, o bebê e a família. Por isso, independentemente da maneira que escolher para comemorar seu primeiro Dia das Mães, é importante que seja divertido para todos. Dessa forma, vocês vão criar memórias para a vida toda.
Gostou de conhecer nossas dicas para o primeiro Dia das Mães? Continue aprendendo sobre o universo infantil no blog Modo Brincar. Aproveite esse assunto e confira o que esperar dos picos de crescimento da criançada.