Pular amarelinha é um passatempo que já acompanha gerações e sempre garante muita diversão para a criançada. Aparentemente simples, a brincadeira oferece inúmeros benefícios para o desenvolvimento infantil, contribuindo para um crescimento saudável e feliz.
Então, o que é amarelinha? Basicamente, trata-se de um jogo de origem francesa, que chegou ao Brasil ainda durante o período colonial. O passatempo consiste em saltar por um trajeto feito com quadrados delimitados para chegar ao “céu”.
De acordo com o professor de corpo em movimento Marcos Mourão, em uma entrevista para a revista Pais&Filhos, pular amarelinha é um caminho para as crianças aprenderem sobre a funcionalidade dos objetos, dos espaços, das regras e do próprio corpo em movimento. Interessou-se e quer saber mais? Continue a leitura!
Como brincar de amarelinha?
Considerada um jogo milenar, a brincadeira de pular amarelinha chegou ao Brasil pelos portugueses e logo se popularizou por todas as camadas da sociedade. O motivo dessa fama se dá justamente por ser um passatempo simples, divertido e megaeducativo.
Então, como brincar de amarelinha? Para jogar, a ideia inicial é reunir um grande número de pessoas — podem ser amigos, familiares, etc. Depois, é hora de montar a brincadeira. Existem diferentes tipos de amarelinha, inclusive é possível encontrá-las prontas no mercado ou fazer você mesmo em um espaço aberto, com giz.
A amarelinha é composta por dez quadrados que seguem um padrão de um para dois (o número 1 fica sozinho, já 2 e 3 juntos, e assim por diante). Há também um círculo, denominado céu, que deve ficar após o número 10. Para brincar, os participantes devem separar uma pedrinha ou malha, que será lançada a cada rodada sobre os números, seguindo a ordem numérica crescente.
Principais regras
Com a amarelinha desenhada, já é possível iniciar a brincadeira. Para começar, os jogadores devem tirar a sorte. Quem vencer pode começar atirando a pedrinha ou malha na casa com o número 1. Ao acertar dentro das linhas, é hora de começar a saltar sobre os números, exceto aquele onde está o objeto.
Durante o percurso, é necessário saltar em um pé só sobre as casas isoladas e com os dois pés nas casas duplas. Chegando ao céu, o jogador pode pisar com os dois pés, depois retorna, pulando da mesma forma até as casas 2-3, de onde deve apanhar a pedrinha do chão, sem perder o equilíbrio, e salta de volta ao ponto de partida.
Não cometendo erros, na próxima rodada, o jogador pode atirar a pedrinha na casa 2 e continuar assim, sucessivamente, por todas as casas numeradas. Ganha quem acabar de saltar por todas as casas primeiro. Perde a vez quem:
- pisar nas linhas ou fora dos quadrados;
- pisar na casa onde está a pedrinha ou malha;
- não acertar a pedrinha ou malha na casa onde ela deva cair,
- não conseguir ou se esquecer de apanhar a pedrinha.
Quais são os benefícios de brincar de amarelinha na infância?
Agora que você já sabe como pular amarelinha, que tal descobrir quais são os principais benefícios dessa brincadeira para o desenvolvimento infantil? A seguir, veja as vantagens da prática na infância!
Noção de espaço
Aprendendo a pular amarelinha, a criança cria noção de espaço. Afinal, o jogo a condiciona a se orientar pelo desenho, delimitando o espaço, guiando-a e treinando a maneira de ir para frente e para trás, para direita ou esquerda.
Força
Como o jogo de pular amarelinha consiste em saltar sobre os quadrados, ao brincar, os pequenos exercitam os músculos. Isso confere mais força e resistência para a execução de outras atividades.
Coordenação motora fina
Durante a brincadeira, a criança precisa arremessar com cuidado a pedrinha ou malha para cair na casa desejada. Assim, o passatempo contribui para o desenvolvimento da coordenação motora fina, fazendo o pequeno usar os pequenos músculos (braço e antebraço) para movimentos mais delicados.
Equilíbrio, controle e ritmo corporal
Ao pular amarelinha, a criança precisa se manter estável durante todo trajeto para não perder a vez. Isso faz ela desenvolver equilíbrio — extremamente benéfico para a saúde cerebral e, consequentemente, para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social.
Além disso, a brincadeira exige concentração e autocontrole, principalmente no momento de pegar a pedrinha ou malha. Dessa forma, os pequenos tomam consciência dos próprios corpos, garantindo controle e ritmo corporal, o que favorece indiretamente a linguagem e a memorização.
Estratégia
Brincar de amarelinha também faz a criançada refletir melhor sobre as próprias ações e criar estratégias para alcançar objetivos, nesse caso, o céu. Assim, os pequenos compreendem a importância de pensar antes de tomar decisões.
Personalidade e interação social
Por fim, a amarelinha na educação infantil também pode colaborar para o desenvolvimento da personalidade da criança. O passatempo estimula os pequenos a pensarem sobre os objetivos deles e também os ensina a ganhar ou perder.
A brincadeira também promove a interação social, uma vez que reúne uma grande quantidade de participantes, favorecendo a criação de vínculos e amizades entre os pequenos. Fora isso, durante a amarelinha, as crianças devem esperar a vez de jogar, o que contribui para a noção de respeito e igualdade.
Ative seu #ModoBrincar e divirta-se!
Viu só como pular amarelinha pode trazer benefícios incríveis para o desenvolvimento do seu filho? Que tal ativar seu #ModoBrincar e garantir uma versão para lá de especial do passatempo? Confira a opção disponível no nosso site. Se quiser, continue navegando pelo nosso blog e garanta as melhores dicas.
Fontes consultadas:
JARDIM, Cinthia. Amarelinha: como brincar, benefícios para o desenvolvimento infantil e regras. Revista Pais&Filhos, [S. l.], p. 1, 24 maio 2021. Disponível em: https://paisefilhos.uol.com.br/crianca/amarelinha-como-brincar-beneficios-para-o-desenvolvimento-infantil-e-regras/. Acesso em: 31 maio 2022.