Pular amarelinha: como brincar e os benefícios da prática!

crianças ao ar livre brincando de pular amarelinha

Pular amarelinha é um passatempo que já acompanha gerações e sempre garante muita diversão para a criançada. Aparentemente simples, a brincadeira oferece inúmeros benefícios para o desenvolvimento infantil, contribuindo para um crescimento saudável e feliz. 

Então, o que é amarelinha? Basicamente, trata-se de um jogo de origem francesa, que chegou ao Brasil ainda durante o período colonial. O passatempo consiste em saltar por um trajeto feito com quadrados delimitados para chegar ao “céu”. 

De acordo com o professor de corpo em movimento Marcos Mourão, em uma entrevista para a revista Pais&Filhos, pular amarelinha é um caminho para as crianças aprenderem sobre a funcionalidade dos objetos, dos espaços, das regras e do próprio corpo em movimento. Interessou-se e quer saber mais? Continue a leitura! 

Como brincar de amarelinha?

Considerada um jogo milenar, a brincadeira de pular amarelinha chegou ao Brasil pelos portugueses e logo se popularizou por todas as camadas da sociedade. O motivo dessa fama se dá justamente por ser um passatempo simples, divertido e megaeducativo. 

Então, como brincar de amarelinha? Para jogar, a ideia inicial é reunir um grande número de pessoas — podem ser amigos, familiares, etc. Depois, é hora de montar a brincadeira. Existem diferentes tipos de amarelinha, inclusive é possível encontrá-las prontas no mercado ou fazer você mesmo em um espaço aberto, com giz. 

A amarelinha é composta por dez quadrados que seguem um padrão de um para dois (o número 1 fica sozinho, já 2 e 3 juntos, e assim por diante). Há também um círculo, denominado céu, que deve ficar após o número 10. Para brincar, os participantes devem separar uma pedrinha ou malha, que será lançada a cada rodada sobre os números, seguindo a ordem numérica crescente.  

Principais regras

Com a amarelinha desenhada, já é possível iniciar a brincadeira. Para começar, os jogadores devem tirar a sorte. Quem vencer pode começar atirando a pedrinha ou malha na casa com o número 1. Ao acertar dentro das linhas, é hora de começar a saltar sobre os números, exceto aquele onde está o objeto. 

Durante o percurso, é necessário saltar em um pé só sobre as casas isoladas e com os dois pés nas casas duplas. Chegando ao céu, o jogador pode pisar com os dois pés, depois retorna, pulando da mesma forma até as casas 2-3, de onde deve apanhar a pedrinha do chão, sem perder o equilíbrio, e salta de volta ao ponto de partida. 

Não cometendo erros, na próxima rodada, o jogador pode atirar a pedrinha na casa 2 e continuar assim, sucessivamente, por todas as casas numeradas. Ganha quem acabar de saltar por todas as casas primeiro. Perde a vez quem:

  • pisar nas linhas ou fora dos quadrados; 
  • pisar na casa onde está a pedrinha ou malha; 
  • não acertar a pedrinha ou malha na casa onde ela deva cair,
  • não conseguir ou se esquecer de apanhar a pedrinha.

meninas ao ar livre brincando de pular amarelinha

Quais são os benefícios de brincar de amarelinha na infância?

Agora que você já sabe como pular amarelinha, que tal descobrir quais são os principais benefícios dessa brincadeira para o desenvolvimento infantil? A seguir, veja as vantagens da prática na infância!

Noção de espaço

Aprendendo a pular amarelinha, a criança cria noção de espaço. Afinal, o jogo a condiciona a se orientar pelo desenho, delimitando o espaço, guiando-a e treinando a maneira de ir para frente e para trás, para direita ou esquerda. 

Força

Como o jogo de pular amarelinha consiste em saltar sobre os quadrados, ao brincar, os pequenos exercitam os músculos. Isso confere mais força e resistência para a execução de outras atividades. 

Coordenação motora fina

Durante a brincadeira, a criança precisa arremessar com cuidado a pedrinha ou malha para cair na casa desejada. Assim, o passatempo contribui para o desenvolvimento da coordenação motora fina, fazendo o pequeno usar os pequenos músculos (braço e antebraço) para movimentos mais delicados.

Equilíbrio, controle e ritmo corporal

Ao pular amarelinha, a criança precisa se manter estável durante todo trajeto para não perder a vez. Isso faz ela desenvolver equilíbrio — extremamente benéfico para a saúde cerebral e, consequentemente, para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social.

Além disso, a brincadeira exige concentração e autocontrole, principalmente no momento de pegar a pedrinha ou malha. Dessa forma, os pequenos tomam consciência dos próprios corpos, garantindo controle e ritmo corporal, o que favorece indiretamente a linguagem e a memorização. 

Estratégia

Brincar de amarelinha também faz a criançada refletir melhor sobre as próprias ações e criar estratégias para alcançar objetivos, nesse caso, o céu. Assim, os pequenos compreendem a importância de pensar antes de tomar decisões. 

Personalidade e interação social

Por fim, a amarelinha na educação infantil também pode colaborar para o desenvolvimento da personalidade da criança. O passatempo estimula os pequenos a pensarem sobre os objetivos deles e também os ensina a ganhar ou perder. 

A brincadeira também promove a interação social, uma vez que reúne uma grande quantidade de participantes, favorecendo a criação de vínculos e amizades entre os pequenos. Fora isso, durante a amarelinha, as crianças devem esperar a vez de jogar, o que contribui para a noção de respeito e igualdade. 

Ative seu #ModoBrincar e divirta-se! 

Viu só como pular amarelinha pode trazer benefícios incríveis para o desenvolvimento do seu filho? Que tal ativar seu #ModoBrincar e garantir uma versão para lá de especial do passatempo? Confira a opção disponível no nosso site. Se quiser, continue navegando pelo nosso blog e garanta as melhores dicas. 

Fontes consultadas:

JARDIM, Cinthia. Amarelinha: como brincar, benefícios para o desenvolvimento infantil e regras. Revista Pais&Filhos, [S. l.], p. 1, 24 maio 2021. Disponível em: https://paisefilhos.uol.com.br/crianca/amarelinha-como-brincar-beneficios-para-o-desenvolvimento-infantil-e-regras/. Acesso em: 31 maio 2022.

Ver mais brinquedos incríveis

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

crianças se divertindo apos aprender como jogar on-line no ps4
0

Como jogar on-line no PS4: passo a passo e opções de jogos play to free!

Desde seu lançamento oficial, em 2013, muitos jogadores têm se perguntado como jogar on-line no PS4. Afinal, o console conta com um grande repertório de...
Imagem de um boneco lego do Thor
0

Confira uma lista com os filmes do Thor, o Deus do Trovão

O universo cinematográfico da Marvel é sucesso entre todas as idades graças aos seus heróis incríveis e histórias fantásticas. Dividido em fases, ele conta as...
Imagem de uma criança fantasiada de Batman
0

Conheça a história do Coringa, o grande rival do Batman

Quem já assistiu filmes e desenhos ou leu alguma HQ sobre o Batman sabe que seu maior rival é o Coringa. Ele é um dos...
bonecos funko pop mais raros espalhados sobre mesa
0

10 Funko Pop mais raros do mundo

Se você curte colecionar brinquedos, com certeza já se perguntou quais são os Funko Pop mais raros do mundo. Feitos em vinil, os bonecos são...
criança descobrindo como jogar basquete enquanto arremesa bola na cesta
0

Como jogar basquete: dicas para iniciantes e os benefícios da prática na infância

De acordo com o levantamento realizado em 2019 pelo IBOPE Repucom, cerca de 40 milhões de brasileiros são fãs de basquete. Se você faz parte...
Imagem de criança correndo para abraçar a avó
1689

Entenda a importância dos avós para a infância

Quer entender qual é a importância dos avós na infância para uma criança? Então clique aqui agora mesmo e confira o conteúdo que preparamos!