Fases da gestação: entenda como o seu bebê está se desenvolvendo

5 MINUTOS DE LEITURA
589
Fases da gestação
Mulher grávida descansa na cama com sapatinhos de bebê na barriga

A gestação dura em torno de 40 semanas, contadas a partir da última menstruação antes da gravidez e indo até a data do nascimento. Isso equivale a um pouco mais de nove meses, podendo variar um pouco de acordo com cada gestação.

Muitas mamães e papais ficam curiosos por saber o que acontece com seus nenéns, enquanto estão dentro da barriga, nessas etapas. Entenda como ele se desenvolve mês a mês nesse período fundamental para a formação do seu bebê.

Fecundação

Todos os meses, o útero se prepara para receber o óvulo fertilizado e, quando isso não acontece, vem a menstruação. A gravidez ocorre quando o espermatozoide do homem encontra o óvulo da mulher e ele é fecundado, instalando-se no útero e formando um embrião, que se tornará um feto, e finalmente, o tão esperado bebê.

1º mês

Nas primeiras duas semanas, seu bebê ainda é um zigoto, que é um conjunto de células que se divide sucessivamente, até formar duas camadas unidas ao útero. A camada interna forma o embrião e a externa gera a placenta, órgão criado exclusivamente para fornecer nutrientes e oxigênio para o seu neném.

É ela que o envolve com o líquido amniótico, auxiliando na alimentação e na proteção do embrião, caso a mãe sofra uma queda, por exemplo. Ao final do primeiro mês, o embrião terá entre 0,4 e 0,5 centímetro, equivalente ao tamanho de um grão de arroz.

2º mês

Começam a surgir os primeiros órgãos. O primeiro a se formar é o coração que, nessa fase, bate de forma acelerada, aproximadamente 150 vezes por minuto. Nessa etapa, também se inicia a formação do sistema nervoso e dos aparelhos digestivo, circulatório e respiratório. Surgem os olhos, a boca, o nariz, e começam a aparecer os bracinhos e perninhas. O comprimento do embrião chega a 4 centímetros.

3º mês

Aqui começa o período fetal e, com ele, o desenvolvimento do esqueleto, das costelas e dos dedos das mãos e dos pés. Até o fim do mês, o rosto dele já estará quase todo formado, o cérebro começará a funcionar, e já se formaram o cordão umbilical e os órgãos internos.

O coração dele poderá ser ouvido pela primeira vez na consulta pré-natal. Para os mais ansiosos, já será possível, até mesmo, saber qual o gênero, por meio de um exame de sangue específico (sexagem fetal). Ao final desse mês, o feto já medirá cerca de 14 centímetros.

4º mês

No quarto mês, o bebê já será capaz de se movimentar, sugar, engolir. Começa a sentir as alterações de luz e até diferenciar gostos. Sentir os primeiros movimentos do bebê dentro da sua barriga pode trazer uma sensação muito boa, de estar mais conectada com seu filho, que ao final do mês, alcançará cerca de 16 centímetros.

5º mês

Para quem quer saber o sexo do bebê, essa é a hora, pois se formam as trompas e o útero nas meninas e os órgãos genitais nos meninos, permitindo que se descubra o sexo no exame de ultrassom. Também surgirão os primeiros pelos, fios de cabelo, cílios e sobrancelhas. O bebê já estará com cerca de 25 centímetros e conseguirá fazer movimentos um pouco mais complexos, como franzir a testa e chupar o dedo.

6º mês

O bebê medirá cerca de 32 centímetros e começará a reconhecer sons externos, especialmente, a voz e a respiração da mãe, o que aumentará mais a interação entre vocês. Seus lábios e sobrancelhas começarão a ficar mais visíveis e as pontas dos dedos já apresentarão os sulcos que formarão as impressões digitais.

7º mês

No sétimo mês, o bebê já terá cerca de 40 centímetros, pesará mais de 1 quilo e seus órgãos continuarão crescendo. Até o nascimento, ele vai ganhar mais 2 quilos, por isso, é importante que a mãe também ganhe peso nessa fase.

Dentro do útero, ele já abrirá os olhos, dormirá e até bocejará. Seu cérebro cresceu e ele já será capaz de sentir dor e outras sensações, assim como ouvir e reagir a sons externos, como vozes.

8º mês

Aqui, o bebê começa a se preparar para a posição de parto — de cabeça para baixo — e o espaço do útero começa a ficar um pouco mais apertado para ele. É normal sentir mais desconforto e mais vontade de fazer xixi, e talvez você sinta menos sono. Os pulmões dele estarão quase prontos e seus ossos serão mais resistentes.

9º mês

Nesse último mês, o tamanho do bebê atinge cerca de 50 centímetros e seu peso pode chegar a aproximadamente 3,3 quilos, Todos os órgãos dele estão completamente formados e, em torno da 40ª semana, seu filho estará pronto para nascer!

A gravidez é um momento bastante especial na vida de mamães e papais e entender as fases da gestação do desenvolvimento dos bebês é uma forma de se conectar com o pequeno desde cedo. Não deixe de ler novamente este conteúdo em cada virada de mês para se lembrar dos detalhes sobre o seu crescimento. Além, claro, de manter o acompanhamento médico no pré-natal.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais para que os amigos e familiares também acompanhem as etapas do seu neném.

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4

Quem é apaixonado pelo mundo dos games certamente conhece o PlayStation. Esse console é um dos mais famosos para quem ama jogar, por isso está...
Imagem de duas crianças jogando xadrez
1326

Jogo de xadrez para crianças: conheça os benefícios e como incentivar os pequenos a jogar 

Depois da estreia de O Gambito da Rainha, na Netflix, muita gente voltou a se interessar pelo xadrez e viu quão divertido e emocionante é...
três crianças sentadas no chão da sala segurando controle jogando os melhor jogos do xbox one
0

Confira uma lista com os 6 melhores jogos do Xbox One

O mundo dos games é uma verdadeira paixão para todas as idades. Os gráficos incríveis e as histórias fantásticas tornam essa atividade muito divertida para...
lenda do saci|lenda do saci
3165

Conheça a lenda do Saci e o que as crianças podem aprender com ela

A lenda do Saci traz muitos ensinamentos. Por isso é interessante valorizá-la e contá-las às crianças. Em nosso post, falamos sobre o assunto. Confira!
pai e filho jogando bola em quadra representando os jogos para pai e filho
0

Jogos para pai e filho: 8 brincadeiras para se divertir!

Quer estreitar os laços com seu pequeno e não sabe como começar? Que tal programar um dia inteirinho com jogos para pai e filho? Assim,...
Comemoração dia dos pais
533

Dia dos Pais: curiosidades e ideias para comemorar em família

O Dia dos Pais é uma data megaespecial comemorada em todo o mundo. Seu objetivo é homenagear a figura paterna, destacando o papel importantíssimo dessas...